22 de jul. de 2010

VENEZUELA - Chávez deu errado

VENEZUELA
Chávez deu errado
O caminho do desrespeito às leis não tem volta e leva ao fracasso político e econômico. É apenas uma questão de tempo. Para a Venezuela, a conta econômica chegou. A proposta intervencionista e autoritária de Chávez deu errado.

Foto: Getty Images

A Venezuela pagando alto preço pelas fanfarrices de Hugo Chávez, até quando?

Mirian Leitão
Fonte: O Globo

A América Latina cresce este ano mais de 5%. O Brasil mais de 7%. A Venezuela vai ter uma queda de 3%. É a segunda pior recessão depois do Haiti, que tem uma boa explicação para seu número negativo. A crise da Venezuela é resultado das escolhas de um governante equivocado.

Os erros políticos do presidente Hugo Chávez são mais falados, mas ele é também um péssimo administrador e tem criado para a economia venezuelana uma série espantosa de incertezas. Isso inibe o investimento.

A Venezuela enfrentou uma severa crise energética provocada por uma seca, mas como sabem todos os que têm hidrelétricas: secas acontecem. Por isso é preciso ter garantias em investimentos em outras fontes de energia que possam suprir as oscilações da oferta. Não era de se esperar que a Venezuela, com suas enormes reservas de petróleo, tivesse que enfrentar uma crise de energia, com racionamento. Isso mostra falta de planejamento.

O autoritarismo de Chávez virou incerteza regulatória. Ele muda as regras quando quer. As políticas e as econômicas. Tem hostilizado empresas estrangeiras e até o capital nacional privado. Qualquer divergência com um de seus ditames pode ser suficiente para que desabe sobre a empresa alguma mudança de regra. E tudo tem sempre o objetivo explícito de perseguir qualquer voz discordante.

Recentemente, o Banco Central venezuelano encampou o Banco Federal, uma instituição privada, que acabou sendo estatizada. Agora fica claro por quê. O banco tinha ações da TV que tem uma posição mais crítica a Chávez, a Globovisión. O governo está anunciando que vai nomear conselheiros para a emissora, coisa que pode fazer, já que é agora um dos acionistas.

A Venezuela já está pagando o custo político de um governo como esse. O país há muito tempo não é uma democracia. As regras das eleições são manipuladas para favorecê-lo; mas quando não favorecem, Chávez tira poderes do administrador de oposição que foi eleito.

A Constituição tem sido alterada com frequência apenas para favorecer seu projeto de eternização do poder.

Tudo é tão claramente autoritário que é espantoso que o regime chavista tenha tantos defensores no governo brasileiro. Nunca é demais dizer: uma coisa é manter boas relações com a Venezuela, outra, diferente, é defender Hugo Chávez. O presidente Lula e seus dois ministros das relações exteriores — Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia — defendem Chávez.

Parecem desconhecer as lições da História de governantes que chegaram ao poder pelo voto e usaram o poder para destruir as bases da democracia que os elegeu.

A Cepal trouxe números inequívocos no relatório divulgado ontem. As projeções da instituição para o crescimento na região são: Brasil, 7,6%; Uruguai, 7%; Paraguai, 7%; Argentina, 6,8%; Peru, 6,7%; Bolívia, 4,5%; Chile, 4,3%, apesar do $; México, 4,1%. Dois países estão em recessão: Haiti, - 8,5%; e Venezuela, -3%.

Outras análises mostram a mesma tendência de que a Venezuela tenha recessão este ano e continue no ano que vem com o PIB negativo. Além disso, o país enfrenta uma longa inflação, a maior da região. Há vários anos a inflação está em dois dígitos e este ano está próximo de 30%. Em maio, a enviada especial do GLOBO a Caracas, Mariana Timóteo da Costa, mostrou que a inflação e a grave crise de desabastecimento estão tirando popularidade do presidente.

É por isso que Chávez está mais uma vez tentando um espetáculo de marketing. Este ano há eleições para o Congresso e há risco de que ele perca. Ele saiu à cata de algo espetacular para capturar a atenção pública. Foi mais fundo que podia: exumar o cadáver de Simón Bolívar. Seria cômico se não fosse uma forma patética de manipular a opinião pública.

O Chile pediu para enviar senadores para acompanhar as eleições venezuelanas em setembro e pediu à OEA uma atitude de maior vigilância às eleições. O Conselho Nacional Eleitoral — controlado por Chávez, como tudo mais — rejeitou com uma nota em que afirma que: "não permitiremos que nenhum ator alheio à Venezuela intervenha e coloque sob suspeita a vontade soberana do povo." Curioso. Hugo Chávez interfere e dá palpite em todas as eleições da região — principalmente no Peru, Equador e Bolívia — sem mostrar o mínimo respeito à vontade soberana do povo desses países.

Há entre os governistas mais aguerridos a impressão de que o país deve agradecer ao presidente Lula por ter sido magnânimo e não ter tentado um terceiro mandato; que ele o teria se tivesse tentado. Um equívoco. A indiscutível popularidade do presidente Lula não era garantia de que ele ganharia a eleição se tivesse a possibilidade de tentar. Para abrir o caminho para essa tentativa, Lula teria que mudar a Constituição. Na Colômbia, o ex-presidente Álvaro Uribe foi informado pela Suprema Corte de que nem deveria tentar um terceiro mandato apesar da popularidade que tinha. Aqui, Lula também teria os mesmos obstáculos. O Brasil não aceitaria que o presidente seguisse o caminho do continuísmo chavista e tem estado atento a qualquer tentativa de se repetir aqui alguns dos truques do modelo Hugo Chávez.

O caminho do desrespeito às leis não tem volta e leva ao fracasso político e econômico. É apenas uma questão de tempo. Para a Venezuela, a conta econômica chegou. A proposta intervencionista e autoritária de Chávez deu errado. A Venezuela está perdendo o melhor momento da região.


Acrescentamos subtítulo, imagem e legenda ao texto original de Mirian Leitão

2 comentários:

Anônimo disse...

WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM disse...
FUGINDO DAS VAIAS: Comício só para políticos
Depois de fiasco no comício de abertura da campanha no Rio de Janeiro, PT tentou fazer grande ato em Garanhuns, aprovetando público jovem que iria para show. Mas desistiu, temendo vaias. Decisão foi fazer ato em recinto fechado.

O ato político pelas candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Campos (PSB) preparada pela Frente Popular de Pernambuco, começa às 19h com a participação "mais do que especial" do presidente Lula e terá duração de, no mínimo, duas horas. Estão sendo esperadas cerca de mil lideranças na quadra do Colégio Monsenhor Adelmar, no centro da cidade.

O eleitor ficará de fora. O evento será restrito apenas para as lideranças. Nada mais do que prefeitos que compõem a base de Eduardo, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, estarão por lá. Toda a estrutura de palco, som e iluminação utilizada amanhã foi providenciada pela campanha de Dilma. O espaço, que já conta com uma arquibancada, recebeu reforço de duas mil cadeiras.

claudio disse...

Esperar o que dessa gentalha no poder, só podia dar erradíssimo.

Toinho, mundando de assunto.
Como carioca, estou esperando a vaia que Lula e Dilma vão receber em Pernambuco, heim. Vocês prometeram que vão desbancar as do Maraca. Estou aguardando.
Abraço