14 de jul. de 2010

GRANDES INVENTOS DA HUMANIDADE - Biquínis multifuncionais

GRANDES INVENTOS DA HUMANIDADE
Biquínis multifuncionais
"O biquíni é a invenção mais importante deste século (20) depois da bomba atômica" - Diana Vreeland, editora da revista Vogue. O biquíni em si já é um dos grandes inventos humanos de origem perdida na esteira do tempo. Não é à toa que haja na sua reinvenção um toque de explosivo, uma ligação com a bomba atômica e testes nucleares. Apesar de 63 anos de recriado ainda evolui. Não se sabe como os estilistas conseguem inovar com aqueles pequeninos pedacinhos de tecidos

Foto: Walter Iooss Jr/Sport Illustred

Esti Ginzburg, uma soldado do exército de Israel, que nas horas vagas desfila nas passarelas do mundo, esteve no último São Paulo Fashion Week defendendo as duas peças da Cia Marítima

Toinho de Passira
Fontes: GNT, Skin Italy, GNT, Brasilazul, Inside Look, Oje, Wikipedia

Historicamente registra-se que um ano após a Europa sair da Segunda Guerra Mundial, um obscuro estilista francês, chamado Louis Reard, teve a idéia de lançar um novo traje de banho, que revolucionou a vida das mulheres, foi motivo de controvérsias e até de proibição papal.

Reard, de olho no marketing escolheu o nome de "bikini", para o novo maiô, nome de um atol, no sul do pacifico, onde os Estados Unidos tinham acabado de realizar uma série de testes atômicos.

Mas entre a invenção e o uso da vestimenta nas praias do mundo afora, levou algum tempo.

Oficialmente o biquíni foi lançado no dia 26 de junho de 1946 e foi um estouro midiático.

Só uma dançarina de strip-tease, Micheline Bernardini (foto) aceitou posar vestindo a novidade, diante dos fotógrafos, em Paris, as margens do Rio Sena.

Mas, apesar do estrondoso sucesso e de toda a publicidade gratuita que ganhou mundo afora, o biquíni vendeu muito pouco nos primeiros anos.

Dizem que as mulheres tinham vergonha de usá-los em público, ou até mesmo como roupa de baixo.

O Papa Pio XII, divulgou uma nota, proibindo o uso do biquíni por mulheres católicas.

A peça exigia uma boa dose de audácia das mulheres, que tinham vergonha de usá-la em público e até mesmo como roupa de baixo. Fortes reações surgiram de todas as partes. O Vaticano divulgou uma nota, assinada pelo Papa Pio XII, contra o uso do biquíni por mulheres católicas.

Vários governos europeus proibiam oficialmente o traje em lugares públicos, entre eles a Itália, Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Foto: Revista Life

Brigitte Bardot em Cannes em 1956, no lançamento do filme “E Deus criou a mulher”, criou mesmo...

Foi o cinema, a partir da década de 50, que ajudou a colocar o biquíni na moda, filmes clássicos como “A um Passo da Eternidade”, de 1953, com Deborah Kerr, ou “E Deus Criou a Mulher”, de 1956, com Brigitte Bardot, acabaram por popularizar de vez a vestimenta.

No Brasil, nos anos 50, a presença de vedetes do teatro de Revista, como Carmem Verônica e Norma Tamar, usando duas peças na praia em frente ao Copacabana Palace, juntava uma multidão de curiosos, tarados.

O presidente Jânio Quadros, durante seu governo, em 1961, chegou a baixar uma lei que proibia expressamente o uso do biquíni, que não chegou a ser aplicada.

Em 1984, Louis Reard, o pretenso inventor, morreu na miséria e contestado por um costureiro famoso, Jacques Hein, que afirma ter criado o pequeno maiô durante a Segunda Guerra Mundial, e batizado a peça de Átomo.

Foto: Wikipedia

“Villa Romana del Casale”, murais com atletas italianas de biquíni um escândalo em plena era tetrarca (285-305)

O biquíni, porém, é uma invenção da antiguidade: ficou evidenciado quando se descobriu os mosaicos de “Villa Romana del Casale”, um sítio arqueológico próximo de Piazza Armerina, na Sicília, Itália.

Os mosaicos mostram em profusão e sem deixar dúvidas, mulheres de biquíni, fazendo exercícios, correndo ou recebendo a palma da vitória, após vencer competições atléticas. Coisa de matar de inveja o pessoal de Poko Pano e Cia Marítima.

O conceito de que o biquíni foi inventado apenas para vestir despindo as mulheres, está ultrapassado. Dois grandes inventos incorporados as duas peças, transformaram-as em objetos multifuncionais:

Fotos: Divulgação

A Bottle Betty vende biquíni que vem com um abridor de garrafa, integrado que tanto pode ser tanto nos sutiãs, quanto nas calcinhas, para facilitar a vida de quem gosta de uma cerveja ou refrigerante a beira mar.

A compra, por enquanto, só pode ser feita pelo site, mas a boa notícia é que os produtos são entregues no Brasil. Cada peça sai por cerca de US$ 40.

Fotos: Divulgação

Enquanto isso a Skin Italy produz biquínis que gera uma romântica e delicada tatuagem de verão. A calcinha vem com um coração vazado que acaba virando uma graciosa tatuagem em forma de uma marquinha fofa no bumbum. Será que a moda pega?

Depois disso o que irão inventar?


Nenhum comentário: