19 de jul. de 2010

Chávez faz show com esqueleto de Simón Bolívar

VENEZUELA
Chávez faz show com esqueleto de Simón Bolívar
Corpo de herói nacional foi exumado para investigação de causa da morte, autenticidade dos restos mortais com comparação de DNA, a irmã de Bolívar também foi exumada. Teme-se que no meio dessa investigação acabe-se por “descobrir” que Chávez é seu descendente(!?)

Foto: Captura de imagem de vídeo da TV Venezuelana

Supostos retos mortais de Simon Bolivar exibido pelo governo venezuelano em show televisivo

Toinho de Passira
Fontes: La Prensa, Folha Online, El Espectador, Wikipedia

Às 23h do sábado, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, pediu: tirem as crianças da sala que a cena que vamos exibir será forte. Em cadeia nacional de TV, Chávez exibiu as imagens da ossada do prócer nacional, Simon Bolívar - ou ao menos os restos mortais guardados no Panteão Nacional, como sendo do militar venezuelano.

A cena era resultado do processo de exumação da ossada de Bolívar ordenada pelo presidente e levada a cabo na madrugada anterior. Uma equipe de 50 pessoas, entre militares, ministros e cientistas, colheu fios de cabelo e material dental dos restos mortais, contou Chávez.

O venezuelano já havia anunciado a exumação, mas a operação de 19 horas que começou na manhã de quinta-feira não foi divulgada até sua conclusão.

Historiadores criticaram a ação do governo pela falta de acompanhamento independente do processo. Também apontam a intenção de Chávez, que se diz inspirado nas ideias de Bolívar, de se apropriar da figura do herói nacional e forçar uma interpretação única da história.

Os analistas políticos também veem a exumação como manobra diversionista de Chávez, no momento em que o país atravessa recessão, desabastecimento e forte reação oposicionista, inclusive da Igreja Católica.

Fotos: Associated Press

Chávez gosta de ser fotografado diante das inúmeras imagens do comandante militar Simon Bolívar, que está espalhada por todo canto no Palácio de Miraflores, a sua residência oficial

Chávez montou um grande espetáculo emotivo para a apresentação sob os acordes do Hino Nacional Venezuelano, numa ridícula pompa militar teatral, por ele narrada.

Na sua conta no Twitter e na TV, disse haver sentido uma "chama" que o fez crer que os restos são mesmo de Bolívar. Leu o poema de Pablo Neruda "Un Canto para Bolívar".

Em 2007, Chávez pediu uma investigação sobre as causas da morte de Bolívar, sustentando que foi envenenamento, embora historicamente a versão de que morreu de tuberculose seja aceita por todos os historiadores sérios. Por ordem do presidente o ministério publico federal venezuelano abriu uma investigação para o caso.

Não será surpresa se na comparação de DNA que será feita com a irmã de Bolívar, que também foi exumada, descubra-se que Hugo Chávez é descendente do herói nacional.

As ditaduras precisam de heróis: Hugo Chávez cultua a figura de Simon Bolívar como se ele fosse um santo, um deus pagão a ser adorado. Simon José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar Palacios y Blanco foi um militar venezuelano e líder revolucionário responsável pela independência de vários territórios da América Espanhola. Foi importantíssimo personagem na história da América Latina, reverenciado como tal, mas não merece tanto xodó quando lhe dispensa o presidente venezuelano.

Foto: Daniel Gómez/ El Espectador

Concepção artística de Manuela Sáenz junto a Bolívar, obra do artista Jorge Alberto Casas Ochoa, do acervo particular do professor Queipo Timaná, doada ao Panteão Nacional venezuelano

No último 05 de julho, dia da independência da Venezuela, Chávez fez trazer do Equador, um pouco da terra da vala comum onde foi enterrada a Manuela Saem Ásporo, a mulher que acompanhou Simon Bolívar nos seus últimos anos de vida.

Foto: Gety Images

Solenidade em que os simbólicos restos mortais da amante de Bolivar foram postos junto ao túmulo do herói venezuelano

Numa pomposa solenidade militar colocou o que se chamou de restos simbólicos de Manuela Saem, junto ao que se supõe serem os restos mortais de Bolívar, que no sábado foi exumado.

Foto: Getty Images

Chávez e a réplica da espada de Simon Bolivar, feita em larga escala para ser presenteada aos visitantes ilustres e exibida em solenidades

Foto: Reuters

Crianças venezuelanas fantasiadas de Simon Bolivar, de sua amante Manoela Sáenz e outros personagens menos cotados, na solenidade comemorativa da independência


Nenhum comentário: