25 de jul. de 2010

ALEMANHA - Chega a 19 total de mortos no festival "Love Parade "

ALEMANHA
Chega a 19 total de mortos no festival "Love Parade"
Excesso de público virou tragédia, quando uma multidão entrou em pânico dentro de um túnel na cidade de Duisburg, que dava acesso ao festival, além dos mortos há 342 feridos. Os organizadores disseram que a tragédia sepultou para sempre o festival que acontecia desde 1989

Foto: AFP

O pânico generalizado e sem explicação aparente, motivou a tragédia

Toinho de Passira
Fontes: Jornal do Comércio, Diario Digital, G1, Stern, Der Spiegel

Acabou numa lamentável tragédia o festival Love Parade que todos os anos acontecia na Alemanha, seria mais um dia de celebração, mais inexplicavelmente um pânico generalizado se formou dentro de um túnel lotada com participantes que se dirigiam ao local do “Love Parade”, em Duisburg, no oeste da Alemanha.

A polícia ainda tenta determinar exatamente o que aconteceu, mas segundo o comissário Juergen Kieskemper, a situação estava "muito caótica". Ele contou que a corporação fechou a área onde a parada ocorria porque já estava lotada. A polícia teria pedido às pessoas, por alto-falante, que retornassem, antes que o pânico tivesse início.

A agência de notícias alemã DAPD informou que as vítimas foram esmagadas dentro do grande túnel que dava acesso ao local do evento e que os trabalhadores dos serviços de emergência tiveram dificuldade para chegar até elas.

Foto: Peter Malzbender/WAZ_Fotopool

A multidão comprimida dentro e nos acessos ao tunel

Udo Sandhoefer, um dos participantes da Love Parade, disse que mesmo que ninguém pudesse mais entrar no túnel, as pessoas tentavam. "Em algum momento as pessoas ficaram presas, provavelmente porque tudo estava lotado à frente e nós vimos que as primeiras já começavam a cair no chão", contou.

"Foi ficando cada vez mais apertado, minuto a minuto, e em certo momento todo mundo simplesmente queria sair dali", disse outra testemunha do tumulto.

As autoridades da cidade decidiram, em reunião de crise, deixar que a parada continuasse para que se evitasse mais pânico e um novo movimento de fuga em massa, disse o porta-voz da cidade, Frank Kopatschek.

Foto: Daniel Naupold/Reuters

Desacordada um dos vítimas é retirada, com enorme esforço de outras pessoas

A Love Parade surgiu de uma manifestação pela paz ocorrida em 1989 em Berlim e chegou a atrair 1,5 milhão de pessoas em seu auge, em 1999. Desde 2007 é realizada na região industrial do vale do rio Ruhr e nos últimos anos vinham enfrentando problemas financeiros e tensão com autoridades da cidade, devido a abuso de álcool e drogas durante o evento.

A chanceler alemã Angela Merkel manifestou pesar pelo incidente.

"Eram jovens que vieram celebrar uma festa, e agora há mortos e feridos" disse a chefe de governo da Alemanha, em comunicado oficial." Estou emocionada e triste ante tanta dor e sofrimento."

Foto: Achim Scheidemann/DPA/lNW

As vitimas eram na maioria jovens.

Numa conferência de imprensa, esta manhã, os organizadores do festival anunciaram o fim definitivo do evento.

“A Loveparade foi sempre um festival pacífico e convival que vai ficar ensombrado para sempre pelos acontecimentos de ontem. Em respeito pelas vítimas, famílias e amigos decidimos cancelar para sempre este festival, o que quer dizer que é o fim da Loveparade”.

Foto: Joerg Ehms/DDP

Quase um milhão e meio de pessoas estavam ontem concentradas em Duisburg, num espaço que dava para acomodar 250 mil pessoas, numa cidade de apenas 400 mil habitantes.


Nenhum comentário: