24 de jun. de 2010

PERNAMBUCO - Chuvas e inundações já provocaram 16 mortes no estado

PERNAMBUCO
Chuvas e inundações já provocaram 16 mortes no estado
Em inúmeras cidades do interior de Pernambuco e região metropolitana do Recife e no vizinho estado de Alagoas o cenário é de um terremoto. As fortes chuvas que caíram sobre o estado, associadas às inundações com o aumento do volume das águas dos rios, desalojaram 53.518, desabrigaram 26.797, além dos 16 óbitos. Até agora, foram destruídas ou danificadas 11.407 casas e 79 pontes e 2.103 quilômetros de estradas estão comprometidos.

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Essa é a praia de Boa Viagem, ontem de manhã. A Prefeitura do Recife já retirou 145 toneladas de lixo, entulhos, mobília e animais mortos, trazidos pelos rios da Zona da Mata, que acabam sendo depositados no litoral pelas correntes marinhas. Arrisca-se a contrair doenças quem tomar banho de mar na orla do Recife e região metropolitana

Toinho de Passira
Fontes: O Globo, Jornal do Comércio, Agência Brasil, BBC Brasil

As fortes chuvas que atingiram Pernambuco desde o dia 16 superaram o volume esperado para todo o mês de junho na região. Em Recife, choveu 456,7 mm até a manhã desta quarta-feira (23), enquanto eram esperados 388,9 mm em todo o mês.

Nos município pernambucano de Surubim, o volume chegou a 216,5 mm, superior ao previsto (106 mm). Em Garanhuns (PE), foram registrados 222,4 mm, enquanto eram esperados 39,2 mm. As chuvas mais fortes foram registradas entre os dias 16 e 18 deste mês. No momento o tempo está firme e segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)“O tempo continua instável, mas a intensidade das precipitações diminuiu.

Foi constatado que as fortes precipitações pluviométricas nas cabeceiras dos rios Paraíba (AL), Camaragibe (AL), Una (PE), Sirinhaém (PE) e Mundaú (AL e PE) levaram ao transbordamento e provocaram grande destruição em inúmeras cidades e povoados localizados às margens desses rios.

As chuvas também deixaram mais de 17 mil desabrigados (pessoas que perderam suas casas) e desalojaram (forçaram a deixar suas casas) mais de 24 mil pessoas no Estado, que teve 54 municípios afetados, sendo que 30 deles estão em situação de emergência e outros nove em estado de calamidade pública.

Segundo o governo de Pernambuco, mais de 266 toneladas de donativos foram distribuídas nas cidades atingidas, entre elas, 191 toneladas de alimentos e outras 60 de água. Também foram distribuídos colchões, cobertores, roupas e remédios.

Alguns desabrigados estão sem água, energia elétrica e serviços médicos, por dificuldades de acessos.

Já em Alagoas, o número total de vítimas fatais das chuvas é de 29. Além disso, há mais de 800 pessoas que ficaram feridas ou tiveram outros problemas de saúde relacionados às enchentes.

De acordo com a Defesa Civil de Alagoas, 7.649 casas foram danificadas pelas chuvas em todo o Estado, sendo que a maioria delas fica no município de União dos Palmares.

Já as casas que foram destruídas somam 11.515, sendo que a maior parte delas fica no município de Murici.

Segundo o governo do Estado, o número de desabrigados pelas chuvas passa de 26 mil.

As imagens falam por si só.

Foto: Reuters

Cidade de Barreiros - PE

Foto: Associated Press

Cidade de Barreiros - PE

Foto: Associated Press

Cidade de Água Preta - PE

Foto: Antonio Cruz/Ag Brasil

BR - 101

Foto: Reuters

União dos Palmares - AL

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta quinta-feira, o presidente Lula e o governador Eduardo Campos sobrevoaram as áreas atingidas pelas enchentes no estado de Pernambuco


Nenhum comentário: