29 de jun. de 2010

CANADÁ - Protestos violentos contra cúpula de líderes mundiais

CANADÁ
Protestos violentos contra cúpula de líderes mundiais
Um fenômeno mundial: “pacifistas” violentos e depredadores acompanham as reuniões de líderes mundiais do G8 e do G20 onde quer que eles se reúnam. Exibicionistas, vândalos, drogados e perigosos, alguns celerados aproveitam a ingenuidade da maioria de manifestantes de boa fé, para provocar tumultos e atrair a fúria da polícia. Na maioria das vezes, são os pacifistas que pagam o pato, das desordens praticadas pelos bandidos e do deboche porralouco dos anarquistas

Foto:Reuters

Sob estranho efeito, o cantor country improvisa uma balada diante do carro da polícia em chamas

Toinho de Passira
Fontes: Estadão, Ultimas Notícias, Gipfeosoli, O Globo, EPA

Parece ser uma epidemia planetária: onde quer que os líderes mundiais se reúnam para discutir os problemas econômicos do planeta surgem grupos de protestos que se dizem inicialmente pacifistas, mas não tardam a exibir suas faces de violência e vandalismo, tornando esses encontros em custosas dores de cabeças para os anfitriões.

Foto: Getty Images

No Canadá não foi diferente, a marcha deste sábado, dita pacifista, virou uma batalha quando grupos de pessoas mascaradas se juntaram à multidão e passaram a quebrar vitrines de lojas e bancos e incendiar veículos, inclusive e principalmente os da polícia.

Cerca de 20 mil policiais atuam no esquema de segurança armado especialmente para o G-8 e o G-20, segundo a polícia.

A maior parte dos estabelecimentos comerciais num raio de quilômetros onde se reunião os chefes de estados estiveram fechados e o acesso a algumas ruas bloqueado, para tornar quase impossível algum tipo de acesso, dos manifestantes, aos líderes visitantes.

Os bueiros da rede de esgoto também foram selados, depois que vários manifestantes saíram de um deles, dentro do perímetro isolado pela polícia.

O Canadá teve que gastar US$ 1 bilhão para reforçar a segurança durante a realização da cúpula, dinheiro que bem poderia ser usado em outra direção da combalida economia canadense.

Foto: Getty Images


Mais de 850 pessoas foram presas e serão processadas. Os últimos confrontos ocorreram num protesto diante do centro de detenção temporária. Alguns manifestantes, mais ousados, acabaram presos quando protestavam em defesa dos companheiros que haviam sido detidos pela polícia. A fumaça de pneus queimados era visível, no domingo, no luxuoso hotel no centro da cidade onde os líderes mundiais estavam reunidos.

Resumindo o ocorrido o porta voz do governo canadense, Dimitri Soudas, disse:

"O que vimos no sábado é uma série de vândalos que queriam expressar pela violência sua diferença de opinião com a Polícia".

Fotos: Getty Images











Um comentário:

italo disse...

Tem mais reporter e fotografo que manifestante, tudo balela, só para manchetes.