4 de mai. de 2010

Preso terrorita do carro bomba em NY

ESTADOS UNIDOS – TERRORISMO
Preso terrorita do carro bomba em NY
Dois dias depois do atentado frustrado no Time Square em Nova Iorque, o terrorista paquistanes Faisal Shahzad foi preso, no aeroporto internacional John f. Kennedy, por agentes do FBI, quando tentava fugir do país

Foto: do Orkut de Faisal

Faisal Shahzad, o terrorista do Time Square tinha foto no Orkut é filho de um militar da Força Aérea Paquistanesa, chegou aos Estados Unidos em 1998 para se graduar em computação. Depois fez MBA em Administração, casou-se e teve duas filhas

Toinho de Passira
Fontes: The New York Times, G1, O Globo, Portal Terra, O Globo

O responsável pela tentativa de explodir um carro bomba no Time Square na noite do sábado em Nova York foi o paquistanês, naturalizado americano no ano passado, Faisal Shahzad, detido na noite de segunda-feira, retirado de um voo comercial, da Emirates Airlines que se dirigia a Dubai, mas acredita-se que seu destino final era Islamabad, capita do Paquistão.

Autoridades do Paquistão, em sintonia com a polícia americana, prenderam em seu país, vários parentes e um amigo do terrorista, suspeitos de estarem envolvidos com o frustrado atentado.

Faisal Shahzad, de 30 anos, nasceu em Pabbi, na Cachemira paquistanesa, em 1979, natural da região da Caxemira paquistanesa, admitiu ter sido treinado em seu país para produzir bombas.

O suspeito tem sustentado a versão que agiu sozinho na tentativa de atentado do sábado à noite, mas os investigadores, no entanto, duvidam disso, e querem saber mais sobre sua recente viagem ao Paquistão.

As autoridades dos EUA estão investigando se a empresa Emirates cometeu um erro ao deixar Shahzad embarcar.

A prisão da noite de segunda-feira foi resultado de uma operação de busca do suspeito, identificado horas antes pelas autoridades graças a informações fornecidas pelo vendedor do veículo e ao exame minucioso do carro, que ficou intacto sem a detonação do dispositivo.

Foto: Getty Images

O departamento de justiça forneceu esse gráfico a imprensa de como estava acondicionado o material explosivo na Nissan Pathfinder posta no Time Square, para explodir por Faisal Shahzad

O suspeito teria comprado o Nissan Pathfinder verde em Bridgeport, cidade em que ele mora, no estado de Connecticut, ao nordeste do estado de Nova York, nas últimas três semanas.

Segundo a imprensa americana, Shahzad pagou a compra em dinheiro, sem deixar rastros nem documentos assinados. Além disso, ele teria visitado recentemente o país de origem.

De acordo com fontes da investigação, o suspeito teria comprado a caminhonete por menos de US$ 2.000, por meio da rede Craigslist, de classificados na internet.

O homem foi filmado trocando de camisa por uma das 82 câmeras de vigilância policial antes da divulgação do alerta e da retirada dos milhares de turistas presentes em Times Square, próxima da Broadway.

Foto: Getty Images

A tranquila Bridgeport, localidade pobre situada a 104 km de Manhattan, foi invadida na madrugada da terça-feira por agentes do FBI: na rua Sheridan, numa casa de madeira morava o terrorista paquistanês

No Paquistão, uma fonte de inteligência disse que Shahzad recebeu treinamento como militante no noroeste do país, perto da cidade militar de Kohat, reduto de Tariq Afridi, um comandante do Taliban paquistanês.

Mas a bomba que ele tentou detonar não parecia ser resultado de treinamento, pois era um artefato caseiro, misturando gasolina, gás propano, rojões, fertilizante e despertadores.

Foto: Associated Press

Os agentes fizeram uma busca minuciosa nas dependências da casa onde residia Shahzad, e vários sacos lotados com material coletado foram retirados do local. O terrorista não despertara a menor suspeita entre a vizinhança

Embora os mercados tenham reagido com calma ao incidente, considerando-o um fato isolado, há tensão entre os investidores. A notícia de que a polícia londrina fechou uma estação de metrô por causa de um pacote suspeito derrubou o mercado futuro antes da abertura do mercado na terça-feira.

Shahzad deve comparecer na terça ou quarta-feira a uma corte federal para responder à acusação de terrorismo, o que pode levar à pena de prisão perpétua. Especialistas dizem que, se a bomba tivesse explodido, muita gente poderia ter morrido, pela explosão e pelo pânico que causaria em área tão movimentada.



Documento de Identifacão dos tempos da Universidade encontrado na casa de Shahzad


Nenhum comentário: