27 de mai. de 2010

Os protestos de Paris

FRANÇA
Os protestos de Paris
Nesse mês de maio se protestou de tudo na capital francesa e em toda a França. O clima de recessão e a baixa popularidade do presidente fazem os franceses reclamar de tudo, desde a previdência, a mortandade dos filhotes de ostras, passando pela proibição de torcedores violentos entrarem nos estádios

Toinho de Passira
Fontes: Blog Antonio Ribeiro, Euronews, Le Monde, Estadão, EPA

Foto: Reuters

PROTESTO DE SARKOZY O presidente frances, Nicolas Sarkozy e Carla Bruni aproveitaram o feriado de Pentecostes na França para visitar a avenida Champs Elysées, vizinha da residência do casal presidencial, para passear por vinte minutos no "Nature Capitale" que instalou um jardim agrícola na famosa avenida, e foram conversar com os agricultores franceses, que na verdade usavam o evento para protestar em favor da agricultura francesa, que no ano passado sofreu prejuízos recordes.

No instante em que os fotógrafos preferiram sofregamente, registrar o momento da visita em que o presidente Frances, estava na área onde os chifrudos bois franceses pastavam, foi a vez de Sarkozy protestar.

Foto: Le Parisien

GREVE REFORMA PREVIDÊNCIA - Dezenas de milhares de trabalhadores franceses realizam um dia de greve, nesta quinta-feira, com várias manifestações pelas ruas do país. Eles protestam contra o plano do presidente Nicolas Sarkozy de elevar a idade para a aposentadoria para acima dos atuais 60 anos. Os sindicatos dizem que levaram as ruas do país cerca de 800 mil pessoas.

O Governo considera que há duas possibilidades, ou atrasar a idade de aposentadoria, estabelecida na França aos 60 anos, ou aumentar o período mínimo de cotação necessário para cobrar a totalidade da pensão.

Uma comissão do governo concluiu que havia uma diferença entre as contribuições para a previdência e os pagamentos dos vencimentos dos aposentados de 10,9 bilhões de euros em 2008. Esse rombo tenderia a subir para entre 71,6 bilhões e 114,4 bilhões de euros, por volta de 2050.

Foto: Reuters

ANESTESISTAS NA LINHA há uma semana Cerca de 2.500 enfermeiros anestesistas bloquearam a estação ferroviária de Montparnasse, durante uma manifestação para protestar contra as condições de trabalho nos hospitais de Paris impossibilitando o trânsito de cerca de 10 mil passageiros que circulam diariamente na estação.

Foto: Getty Images

PROTESTO DE TORCIDA ORGANIZADA - Integrantes de uma torcida organizada do Saint-Germain (PSG), os "Virage d'Auteuil grupo" protestaram, próximo ao Estádio “Parc des Princes”, em Paris, dia 15, contra o programa antiviolência governamental, que tem como objetivo reduzir a violência e o vandalismo nos estádios.

Na véspera da partida PSG versus Montpellier, 14 de maio, as autoridades francesas anunciaram uma lista de 267 torcedores que seriam impedidos de assistir ao jogo.

Foto: Reuters

PROTESTO DA OSTRA - Ostreicultores franceses protestaram ao lado de um barco em chamas, no começo do mês, para chamar a atenção das dificuldades enfrentadas pelo setor, inclusive por uma estranha epidemia que tem matado em índices elevados os bebês ostra. Os cartazes dizem: "Sarkozy, salve os agricultores ostra" e "Enquanto as ostras morrem, cavamos nossa própria sepultura".


Nenhum comentário: