12 de mai. de 2010

Lula vai mandar Tuma Jr para China

OPINIÃO
Lula vai mandar Tuma Jr para China
Secretário nacional de Justiça devia ser demitido, por incompetência, por não ter percebido que o chefe da máfia chinesa em São Paulo, telefonava para ele todo dia, pedia-lhe favores e dizia por aí que era seu amigo.

CHARGE: IQUE – Jornal do Brasil (RJ)

Toinho de Passira
Fontes: G1, Extra, Veja Abril, Correio Braziliense, Folha Online, Estadão

Na trincheira do deboche, Tuma Jr vai tirar férias do Ministério da Justiça, pois está cansado de responder a jornalistas, por ainda não foi demitido. Não se sabe se ele também vai se afastar da jornada extra que faz para a máfia chinesa de Li Kwok Kwen, o Paulo L.

O chinês amigo mafioso dos “Tumas”, teve um pedido de habeas corpus negado, ontem, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3), por unanimidade.

A procuradora regional da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen convenceu os juízes federais a manter a prisão cautelar:

"Pelas condições pessoais do acusado verifica-se que possui somas financeiras, bem como contatos internacionais que lhe permitiriam, se posto em liberdade, empreender fuga, frustrando a aplicação da lei penal."

Surpreende alguns, o apego de Tuma Jr ao cargo, não percebem que o medo dele de perder a boquinha no ministério da justiça, é porque sem o cargo público não vai mais poder manter a sua rotina de auxiliar de mafioso, ajudar uns contrabandistas aqui, uns imigrantes ilegais acolá, uns amigos que quer levar dólares irregularmente para o exterior, noutra hora.

Por isso sua declarações, inicialmente contidas, foram tomando um tom mais populista, pouco técnicas, como quando disse entre os dentes:

- “Estão mexendo com válvula de botijão de gás”

No nosso modesto entendimento, Tuma Jr está dizendo que pode se transformar no homem bujão de Gás do Planalto, uma espécie de terrorista de dossiês, que ameaça atirar denuncias em grande escala, em plena praça dos três poderes. Comunicamos antecipadamente que Tuma Jr, para esse mister, conta com o nosso apoio incondicional.

Agora que sai de férias, não se sabe se por vontade própria, ou forçada, disse outra frase enigmática, que procuramos decifrar:

- “Vou pegar um sol... Volto quando estiver moreninho.”

Nossos analistas acham que Tuma Jr quer aproveitar o momento para apagar algumas provas. Quer, por exemplo, se desfazer daquela cor amarela oriental, que acabou adquirindo, por falta de exposição solar, pela longa permanência nos subterrâneos do Ministério da Justiça.

Acreditamos que Lula vai sacar para o caso de Tuma Jr uma solução semelhante a que foi dada ao Delegado Paulo Lacerda, diretor da ABIN, que depois de flagrado grampeando o presidente do Supremo e desviando agentes da agência na Operação Satiagraha, foi nomeado adido policial na embaixada do Brasil em Portugal.

Por isso acreditamos que Tuma Jr vai acabar adido policial na embaixada brasileira da China.


Nenhum comentário: