11 de mai. de 2010

INGLATERRA - Eleições: Finalmente David Cameron torna-se Primeiro Ministro

INGLATERRA - Eleições
Finalmente David Cameron torna-se Primeiro Ministro
O líder Conservador que obteve a maior bancada no Parlamento britânico fez uma coalizão com o partido liberal democrata. O primeiro ministro Gordon Brown apresentou a renuncia a Rainha Elizabete II, que convocou o líder da oposição para organizar o novo gabinete. Assim foi nomeado o novo premiê inglês

Foto: Associated Press

Cameron foi até o Palácio de Buckingham na tarde desta terça-feira onde aceitou formalmente o pedido da rainha Elizabeth 2ª para formar o novo governo

Toinho de Passira
Fontes: Reuters, Daily Mail Online, The Guardian, BBC Brasil

Como estava previsto desde que as pesquisas começaram a antecipar com uma precisão Suíça, o resultado das eleições britânicas, o líder do Partido Conservador , David Cameron, é novo primeiro-ministro da Grã-Bretanha.

Foto: Getty Images

Em um pronunciamento emocionado, logo cedo, em frente ao número 10 de Downing Street, sede formal do escritório do primeiro ministro da agora ex-primeiro ministro da Inglaterra, Gordon Brown, agradeceu aos ministros e funcionários, à esposa Sarah e aos filhos, e se dirigiu ao Palácio de Buckingham para entregar sua renúncia à rainha Elizabeth 2ª.

As negociações do seu partido, os Trabalhistas, com os sociais Democratas, haviam irremediavelmente fracassado.

Foto: Associated Press

Auxiliares de Gondon Brown assistem o discurso de despedida do Chefe. Dá um certo prazer móbido ver um bando de Petistas desempregados, mesmo que seja do Partido Trabalhista inglês

Brown afirmou que foi "um privilégio servir (como primeiro-ministro)" e acrescentou que adorou o trabalho "não pelo seu prestígio, seus títulos e cerimonial, os quais eu não gosto de jeito nenhum". "Adorei este trabalho por seu potencial para tornar este país que amo melhor, mais tolerante, mais verde, mais democrático, mais próspero e mais justo."

Foto: Getty Images

Brown apresentando à renúncia formal a Rainha que finge surpresa>

Mais tarde, na sede do Partido Trabalhista, ele acrescentou que o desempenho do partido nas eleições gerais tinha sido "minha culpa, apenas minha culpa".

Aos 43 anos, David Cameron Cameron é o mais jovem primeiro-ministro do país em quase dois séculos. Ele tem alguns meses a menos do que a idade de Tony Blair ao assumir o cargo em 1997.

Cameron estudou na mais exclusiva escola britânica, a de Eton, e da Universidade de Oxford, onde participou do elitista clube gastronômico Bullingdon e se graduou em política, filosofia e economia. Após a universidade, trabalhou para o Partido Conservador, de centro-direita, e era assessor do então ministro das Finanças Norman Lamont em 1992, quando a libra foi retirada do chamado Mecanismo da Taxa de Câmbio.

O novo premiê foi executivo de relações públicas da TV Carlton durante sete anos, e em 2001 foi eleito deputado. Em dezembro de 2005, meses depois da terceira derrota consecutiva frente aos trabalhistas, o Partido Conservador elegeu Cameron como líder, o quinto em nove anos.

O apoio dele ao "conservadorismo com compaixão" e a defesa do Serviço Nacional de Saúde estatal foram influenciados pela experiência de ter cuidado do seu filho mais velho, Ivan, que sofria de paralisia cerebral e epilepsia grave. Ivan morreu em fevereiro de 2009, aos seis anos.

Cameron e sua esposa, Samantha, têm dois outros filhos e esperam um bebê para setembro. A aristocrática Samantha, diretora de criação da fábrica de produtos finos de couro Smythson, se tornou uma personagem recorrente na imprensa britânica, que a apelidou de "Sam Cam."

Foto: Getty Images

Novo primeiro-ministro David Cameron e sua esposa Samantha entra pela primeira vez no nº 10 da Downing Street, em Londres, após uma audiência com a Rainha o Queen em que ela o convidou para formar um novo governo em 11 de maio de 2010.

Nenhum comentário: