25 de mai. de 2010

Clã Sarney comprou petistas no varejo e no atacado

ELEIÇÕES 2010
Clã Sarney comprou petistas no varejo e no atacado
Pelo menos 13 petistas, ao custo de R$ 40 em média, foram convencidos a mudar de lado, para que Roseana Sarney obtivesse maioria no diretório maranhense do PT, que anteriormente havia decido não lhe apoiar. A direção nacional do Partido dos Trabalhadores disse que vai abrir uma rigorosa investigação. "Se houver indícios de irregularidades, podemos abrir processo na Comissão de Ética." - disseram (Podem rir a vontade!)


O PREÇO DA CAMISA: Quanto custou a clã Sarney a camisa do PT que Roseana vestiu?

Toinho de Passira
Fontes: Revista Veja, O Imparcial, Estadão, Jornal Pequeno, Portal Terra

A Revista Veja divulgou nesse final de semana como aconteceu a compra de 13 petistas, que surpreendentemente mudaram de idéia e se bandearam para o lado de Roseana Sarney, após terem votados contra ela na convenção.

Imediatamente, simulando uma providência de grande alcance, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse que enviará dois dirigentes nacionais do partido ao Maranhão, com a tarefa de verificar se petistas receberam suborno ou foram assediados por emissários da governadora Roseana Sarney (PMDB) para retirar o apoio ao deputado Flávio Dino (PC do B-MA).

Sugerimos como investigadores os companheiros Delúbio Soares e José Dirceu, que tem muita experiência nessa história de compra de políticos.

Nostradamus da Serra da Passira, adianta que as investigações do PT não terão sucesso, ou chegarão à conclusão que tudo isso jamais aconteceu.

O fato é que Sarney abriu o cofre e enviou emissários aos adversários petistas, com maços de dinheiro, com propostas de compra em troca de apoio a sua filha Roseana Sarney, candidata a reeleição no Maranhão.

Não mais que de repente, 13 dos 87 petistas que haviam votado contra Roseana Sarney, na convenção do partido, resolveram bandear-se para os lados da governadora, deixando sem apoio, o antes apoiado deputado Flávio Dino (PC do B-MA).

Tudo começou quando o diretório regional do Partido dos Trabalhadores do Maranhão, na sua convenção, em março, resolveu formalmente ignorar as determinações do PT Nacional, que sugere coligações com o PMDB, desde o acerto de Michel Temer para vice da candidata de Lula, e apoiou para governador do estado o adversário de Roseana Sarney, pelo placar de 85 a 87. br>
Historicamente o Partido dos Trabalhadores do Maranhão não gosta, não suporta, não apóia o PMDB local, dominado pelos Sarney, embora lhes aceite apoio, quando necessário. Mas a coisa sempre funcionou numa via de mão única.

Segundo a Revista Veja, desta semana, os Sarney foram às compras assim que acabou a convenção.

O plano consistiu em fazer os petistas amigos montarem um abaixo-assinado contrário à decisão tomada na convenção estadual e remetê-lo ao diretório nacional do partido.

Paralelamente comprou-se alguns petistas contrários, que se passaram para Roseana, mudando a maioria, anulando a decisão convencional.


SÃO OS PETISTAS QUE ESTÃO DIZENDO: O Líder do grupo contrário a uma aliança do PT com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), o deputado federal petista Domingos Dutra afirma que parte do partido adotou a corrupção e a fraude no processo eleitoral

Segundo a revista Veja, entre outros “o petista Francivaldo Coelho, delegado do partido, confirmou que recebeu uma oferta no estacionamento de um shopping em São Luís, capital do estado.

Segundo Coelho, o intermediário chama-se Rodrigo Comerciário, um leal aliado da família Sarney, que chegou oferecendo R$ 40 mil para ele e outros quarenta para um seu amigo, Arnaldo Colaço, que também votará contra Roseana. Nem ele, nem o amigo aceitaram a proposta.

O petista Marcelo Belfort, do município de Ribamar Fiquene, ganhou até passagem de ônibus para ir a São Luís negociar o passe num hotel. Diz ele: "A proposta inicial era 20 000 reais. Eles estão fazendo isso com vários delegados. Mas eu não quis".

A petista Maria de Lurdes Moreira, que votou contra o apoio a Roseana e depois mudou de lado, confirma que também recebeu uma proposta de 20 000 reais, porém antes da convenção. Houve outro intermediário nesse caso. Segundo ela, José Antônio Heluy, secretário de Trabalho do governo do Maranhão.

O fato é que tudo correu como planejaram os Sarney, o abaixo assinado ficou pronto e foi enviado à direção nacional do PT. Dos inicias 85 que lhe apoiavam o documento contém, mais cabalísticos e simbólicos numero petista, de mais 13 delegados do PT, que mudaram de idéia e lado.

Na prática, a cúpula do PT nacional tenta a todo custo evitar mais confusão para blindar Dilma Rousseff, candidata do partido ao Palácio do Planalto, e impedir que a crise no Maranhão seja explorada pelos adversários, diz o jornal Estado de São Paulo, desta segunda.

Mas o que restou dos petistas adversários dos Sarney no Maranhão, ainda estão dispostos a causar problemas. As determinações do direção nacional, que mandou suspender o encontro extraordinário do diretório estadual para esse fim de semana, foram ignoradas.

A reunião aconteceu, e no encontro os petistas não só referendaram o apoio a Flávio Dino como escolheram como vice da chapa a ex-secretária do Trabalho, Terezinha Fernandes, e, como candidato ao Senado, o advogado Bira do Pindaré.

Como cabe ao Diretório dar a última palavra sobre coligações regionais a cúpula do PT vai enquadrar a seção do Maranhão, em nome da aliança nacional com o PMDB, que sustenta Dilma e refazer toda essa historia em favor de Sarney, que não gastou seu dinheiro em vão.

Foto: Karlos Geromy/O Imparcial


LAVANDO A ESTRELA: Num ato simbólico, cerca de 200 membros do Partido dos Trabalhadores (PT) que são contrários ao apoio à coligação com o PMDB e consequentemente com a candidatura de Roseana Sarney foram à sede do partido, para lavar com água, sabão, detergente e escovas o símbolo do partido, estampado na camisa que a governadora vestiu em 16 de maio

Nenhum comentário: