14 de mai. de 2010

As mil e uma utilidades do Twitter de Hugo Chávez

VENEZUELA
As mil e uma utilidades do Twitter de Hugo Chávez
O presidente venezuelano é por certo a autoridade mundial que mais “tuita” na atualidade. Para ele o microblog serve para fazer propaganda, combater o capitalismo, dá notas oficiais, fornecer noticias em primeira mão e se comunicar com a população. Criou um órgão oficial só para responder a dezenas de milhares de mensagens que recebe e uma verba especial para atender os pedidos ali postados. Só não se sabe quando ele vai enjoar do brinquedo

Foto: Reuters

Hugo Chávez “tuitando” ao vivo na Televisão

Toinho de Passira
Fontes: AFP, Veja Abril, Publico, Twitter de Chávez, O Globo

O presidente venezuelano Hugo Chávez lançou-se no site de microblog na semana passada, com o claro propósito de contrapor a rede de adversários que tem usando cada vez mais, a internet e o Twitter em particular, para criticar seu governo.

Chávez apresenta-se no Twitter como “presidente da República Bolivariana de Venezuela, Soldado Bolivariano, Socialista y Antiimperialista”.

Sua conta, @chavezcandanga, atraiu cerca de 300 mil seguidores - muitos dos quais presumivelmente curiosos se o coronel famoso por seus discursos longos poderia adaptar-se limite máximo de 140 caracteres do Twitter.

Numa segunda onda, o Twitter presidencial tem sido inundado de mensagem de milhares de usuários escrevendo para pedir ajuda em questões de saúde, trabalho, vaga na rede pública de educação, e até para denunciar a existência de buracos na rua em que moram.

Foto: Reuters

Duas centenas de funcionários hoje cuidam do Twitter de Chávez

O presidente então criou a primeira estatal Twitter do planeta, contratando uma equipe de 200 servidores públicos, segundo anunciou pela televisão, só para ajudá-lo a responder as mais de 50 mil mensagens que diz ter recebido em apenas nove dias.

Anunciou também que vai criar um fundo estatal, com verbas do orçamento, para atender aos assuntos urgentes dos milhares de pedidos que recebe através de sua conta Twitter.

Devido à visibilidade do Twitter de Chávez, o microblog sofreu um boom de usuários na Venezuela, onde há agora mais de 200 mil contas ativas. A conta de Chávez é o segundo mais seguido no país após a Globovisión, o canal de televisão oposicionista.

Na fala televisiva sobre o assunto, Chávez disse que seus seguidores, classificavam-se em simpatizantes, mais da metade dos acessos, os requerentes, reclamantes e pedintes ocupando um pouco mais de um quarto das mensagens e menos de 20% de visitantes hostis.

O presidente tem transformado o Twitter num palanque presidencial, onde ele faz promessas à população, falar de aumento de salários ou pensões, ao mesmo tempo em que posta mensagens anticapitalistas e em prol da sua maluca revolução socialista.

"Não nos resta alternativa a não ser apertar a regulação do mercado capitalista selvagem. Ou acabamos com o capitalismo ou ele acaba conosco", diz um dos posts mais recentes do venezuelano.

O microblog começa a tomar uma importância inesperada porque Chávez tem antecipado nas suas mensagens atos de governos e notícias em primeira mão, que só horas ou até dias depois são divulgadas e confirmadas pelos órgãos oficiais venezuelanos.

Por exemplo, a nacionalização de uma universidade foi o tema de uma de suas mensagens.

"Informo, atenção Barinas: estudantes da Universidade Santa Inês, acabo de aprovar o plano de nacionalização para o bem de todos. Agora: GRÁTIS."

Na madrugada desta quinta-feira, o caudilho chegou a anunciar o afundamento de uma plataforma de gás, com 95 trabalhadores. "Com pesar, informo que a plataforma de gás Aban Pearl afundou há poucos momentos. A boa notícia é que 95 trabalhadores foram salvos", afirmou ele pela rede social aos seus 313.982 seguidores.

Pouco depois, uma nova mensagem atualizava a situação. "Todos foram retirados e, neste momento, patrulhas das Forças Armadas se dirigem ao local. Seguiremos adiante e venceremos. Viva a Venezuela".

O pronunciamento oficial do governo sobre o acidente, no entanto, veio apenas após a mensagem eletrônica de Chávez e foi feito pelo ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, na televisão estatal.

Em Portugal a chancelaria lusa, correu atrás para confirmar a vinda do 1º Ministro português, José Sócrates a Venezuela publicada no Twiter de Chávez, em absoluta primeira mão.

“También llamó el amigo José Sócrates, 1er Ministro de Portugal. Nos visitará pronto, el sábado 29 de junio. Saludos a la comunidad Portuguesa”, escreveu Hugo Chávez.

Foto: Reuters


"É o primeiro comunista que usa o Twitter no mundo. Um comunista que usa uma ferramenta capitalista". – disse, referindo-se a Chávez, o jornalista Alberto Ravell

O jornalista e ex-diretor geral da Globovisión, Alberto Federico Ravell, vê a adesão de Chávez à rede como uma garantia contra a censura.

"Fico muito contente que o presidente tenha entrado no Twitter porque dá ao povo venezuelano a garantia de que não vai eliminar a ferramenta. Houve um boato de que ele faria isso, mas agora está participando", disse Ravell a VEJA.com.

De fato, a internet ainda é um dos poucos meios de comunicação que não foram censurados no país, onde falar mal do presidente pode acabar em cadeia.


Charge: SIMANCA - Jornal da Tarde (SP)
No começo de 2010, ele tirou do ar, pela segunda vez em três anos, a emissora RCTV - que se recusou a exibir um pronunciamento do presidente e outros cinco canais de televisão. As suspensões causaram a renúncia do vice-presidente da República, além de uma onda de protestos no país, que acabou com a morte de dois jovens.

Logo depois, em março deste ano, o presidente da emissora Globovisión, Guillermo Zuloaga, foi preso, acusado de ter insultado o governo Chávez durante um Congresso da Sociedade Interamericana de Imprensa.

Mas nada garante que esta realidade não esteja com os dias contados, se levarmos em conta o perfil de censor do ditador venezuelano que de um momento para outro pode se cansar do brinquedo, tentar identificar e mandar prender quem usou o Twiter para atacá-lo e acabar com essa farra de liberdade momentânea.

Nenhum comentário: