6 de mai. de 2010

As frias eleições inglesas aconteceram hoje

INGLATERRA
As frias eleições inglesas aconteceram hoje
A jornalista Lúcia Müzell, escreve para o portal Terra, que na capital da Inglaterra, nada, ou quase nada, dá a entender que hoje, 05, é o grande dia de uma das eleições gerais para o Parlamento britânico mais concorridas das últimas décadas. Como previsto nas pesquisas o Partido Conservador levou a melhor, mas vai ter que se coligar pois não conseguiu maioria no Parlamento

Foto: Getty Images

Mostrando a hora do fim da votação, o Big Bem, também é usado pela BBC para projetar os índices dos partidos obtidos em pesquisas de bocas de urna, sugerindo que o Reino Unido poderá ter um parlamento dividido, sem uma liderança partidária isolada, mas fatiado em três partidos, pela primeira vez desde 1974.

Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasil, Portal Terra, G1, BBC Brasil

Hoje os ingleses escolheram seus representantes para o parlamento que vão decidir quem será o primeiro ministro inglês, mas nas ruas de Londres, não existem militantes, cartazes ou panfletos, e os pontos de votação são tão discretos que é preciso caminhar muito até se deparar com um dos 42 mil espalhados pelo Reino Unido - e quando se encontra um "polling station" (seção de votação), não há eleitores entrando ou saindo, e muito menos filas para depositar o seu voto na urna.

Foto: Getty Images

Um trailer usado como local de votação em próximo a Salisbury

Os eleitores que desejam votar precisam se registrar anteriormente em um ponto que desejarem na sua cidade. A taxa de abstenção tradicionalmente fica em torno dos 35%, de um total de 44,3 milhões de pessoas aptas a votar.

A campanha eleitoral oficial terminou ontem, mas não é proibido realizar a chamada boca de urna - ou seja, a falta de motivação com o pleito é uma característica dos britânicos, e não resultado de alguma regra.

Na região, onde fica o Palácio de Westminster - sede do Parlamento -, alguns manifestantes pela paz e o fim das guerras no Iraque e no Afeganistão aproveitaram a ocasião para protestar, sugerindo votação em candidaturas alternativas acusando os três candidatos mais cotados, o conservador David Cameron, o trabalhista Gordon Brown (atual Primeiro Ministro) e o liberal-democrata Nick Clegg de serem “cúmplices do genocídio em que se transformaram essas guerras todas".

O sistema de votação é bastante diferente do brasileiro: o voto não é obrigatório e pode ser inclusive enviado pelo correio pelos eleitores, até a véspera do pleito.

Foto: Reuters

O líder nas pesquisas, o David Cameron, do Partido Conservador, David Cameron, sai do local de votação, perto de Witney, em Osfordshire, no sul da Inglaterra, acompanhado de sua esposa Samantha, sem militância, sem segurança, sem tumulto, como um cidadão qualquer

Nas últimas eleições gerais, em 2005, nada menos do que 50% dos eleitores escolheram votar por correspondência, e os institutos de pesquisa apontam que, desta vez, o índice deve ser ainda maior.

Por conta disso, existem até mesmo entidades que estimulam a "doação" do voto por parte daqueles que não iriam votar. A ideia é permitir que as pessoas que não têm direito a voto, como imigrantes ou habitantes de outros países, possam participar do pleito.

Foto: Reuters

No Pub há cerveja para todos os gostos, os eleitores podem beber o trabalhista Gordon Brown, o conservador David Cameron ou o liberal-democrata Nick Clegg

Os pontos de votação são abertos às 7h e só são fechados no final da noite, às 22h. Os primeiros resultados da apuração são esperados por volta da meia-noite, o que estimula muitos pubs a promoverem uma "noitada eleição" para receber os eleitores mais engajados. Nas ruas, vários destes pubs - os tradicionais bares onde os ingleses se encontram após o trabalho - utilizavam a apuração da eleição para atrair consumidores à noite.

Detalhe da primeira página do jornal “the Times”

“The Times, na primeira página, mostra o primeiro ministro Gordon Brown, usando o espelho para fingir que a economia britânica cresceu

Como acontece em outros países da Europa e nos Estados Unidos, no Reino Unido os jornais declaram suas preferências por um ou outro candidato, nos dias que antecedem as eleições.

A capa do The Sun de hoje mostrava uma foto de David Cameron manipulada de maneira a ficar idêntica a uma foto do presidente americano Barack Obama, sob o título de "Nossa única esperança".

Enquanto isso, o Daily Miror insinuou que o candidato conservador é inexperiente para o cargo e questionava se Cameron, o favorito a vencer o pleito, será mesmo eleito.

Foto: Associted Press

Voluntários contam votos no centro desportivo Lagoas Forge em Sheffield, Inglaterra, nesta madrugada de 06 de maio, na Inglaterra, numa eleição que teve um número Record de votantes

As primeiras notícias do resultado das eleições dizem que realmente o Partido Conservador britânico, de David Cameron, venceu as eleições gerais do Reino Unido, mas ficou faltando 19 cadeiras para conseguir a maioria absoluta no parlamento de Westminster, que garante a nomeação do novo primeiro-ministro do país.

O levantamento indicou ainda que o partido Conservador deve conquistar 307 cadeiras e o Trabalhista 255 assentos do parlamento, abaixo dos 326 necessários para maioria. Legendas nacionalistas e demais partidos teriam 29 cadeiras.

O resultado da pesquisa mostra que uma eventual aliança entre o Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Gordon Brown, e os liberal-democratas, não obteria a maioria absoluta no parlamento, para o que são necessários 326 deputados. Assim a tendência é que haja uma aliança Trabalhista e Conservadores, ou Conservadores e liberais democratas, em qualquer das opções do jogo político, Gordon Brown sai de cena, deixando o cargo de primeiro ministro.


*Usamos como texto base a matéria da jornalista Lúcia Müzell para o Portal Terra

O CANDIDATO QUE CAIU DO CÉU

Foto: Associated Press

Peritos examinam o avião do candidato inglês que caiu em Northamptonshire, Inglaterra

O candidato ao Parlamento britânico pelo Partido Independente da Grã-Bretanha, Nigel Farage,(foto)sobreviveu a um acidente de avião na manhã desta quinta-feira na região de Northamptonshire, Inglaterra.

O avião fazia um voo sobre o distrito de Buckingham, onde Farage é candidato, levando uma faixa com propaganda eleitoral, quando teve problemas e caiu.

O partido informou que Farage não corre risco de vida e está internado, pois sofreu cortes no rosto e ferimentos no peito. Ele também pode ter sofrido fraturas nas costelas e foi submetido a exames no hospital local. O piloto também escapou do acidente sem ferimentos graves.

Ainda não se sabe se a queda foi causada pela faixa de propaganda que o avião puxava, que pode ter se enroscado em alguma parte da aeronave, ou por um problema de mudança na direção do vento.


Nenhum comentário: