5 de mai. de 2010

As aventuras de Raoni em terras gaulesas – Parte 2

FRANÇA - XINGU
As aventuras de Raoni em terras gaulesas – Parte 2
O cacique brasileiro foi mais uma vez estrela da televisão francesa nessa terça-feira, 04, “très chic”, vai acabar comprando um apartamento no Quartier Latin, fixando residencia as margens do rio Sena. Como não é chegado a um chuveiro, logo, logo vai passar desapercebido entre os parisiense

Foto: Getty Images

Perguntado como usa a borduna como arma de guerra, Raoni fez cara feia e fingiu atacar o apresentador Michel Denisot

Toinho de Passira
Fonte: “Le Grand Journal”

O cacique Raoni apresentou-se em grande estilo, como uma celebridade mundial, novamente na televisão francesa, ao vivo no “Le Grand Journal” no Canal+, depois do sucesso do domingo passado.

O cineasta francês Jean-Pierre Dutilleux, autor do livro, ”Mémories d’um chef indien”, acompanhava Raoni e traduzia suas as falas do português, para o francês.

Fica evidente que o Cacique ao vivo e o protesto contra a construção da hidroelétrica de Belo Monte, são as atrações para tentar vender a edição francesa do livro, um show mercadologico.

Interessante é ver que as falas simples do cacique, transforma-se num discurso elaborado na tradução do diretor francês.

Muito a vontade, Raoni quando solicitado, demonstrou como vai enfrentar os homens brancos que tentarem construir a barragem e destruir a floresta, dando golpes de borduna no ar, com olhar ameaçador para o apresentador do programa, Michel Denisot, improvisando em seguida passos de dança guerreira.

Apesar do inusitado da situação, os apresentadores e a platéia trataram o cacique Raoni com respeito e atenção.

Ao final da entrevista, uma contra-regra pegou a borduna levando-a para fora do estúdio e Raoni fez uma brincadeira, tomando de volta a arma da moça, e fingiu ameaçar atacá-la.

Durante a entrevista não falaram o nome de Lula, no que foi possível compreender com o nosso frances macarrônico, trataram a construção da hidroelétrica, como um problema entre autoridades brasileiras e os povos da floresta.

continuaremos acompanhando Raoni nas suas peripécias no velho continente, aguardem os próximos episódios.
* Veja a entrevista, de Raoni no “Le Grand Journal”, da TV Plus, ele é o segundo entrevistado e a conversa dura uns cinco minutos. Como Raoni fala em português, dá para acompanhar a dinâmica da conversa, mesmo que não se fale francês.

Nenhum comentário: