17 de abr. de 2010

Vulcão paralisa trafego aéreo na Europa

PANGEA – SINAIS DA NATUREZA
Vulcão paralisa trafego aéreo na Europa
Mais uma catástrofe natural abate-se sobre o planeta neste ano: uma erupção vulcânica na Finlândia fechou praticamente todos os mais importantes aeroportos europeus, não se sabe por quanto tempo. Prejuízos milionários para as já combalidas empresas aéreas e desconforto descomunal para milhares de passageiros retidos em terminais aéreos, sem perspectivas de seguir viagens

Foto: Juliusson / Ingolfur/Reuters

A erupção no vulcão sob a geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, levantou uma coluna de cinzas com até 11 quilômetros de altura. Foi a segunda erupção na região em menos de um mês

Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasil, Reuters, The New York Times, Gazeta Online, Achei USA, Zero Hora, Uol Notícias, Estadão

A nuvem de cinzas de um vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, deve continuar a prejudicar o transporte aéreo por boa parte do continente europeu neste sábado, o que vem ocorrendo desde quarta-feira.

Menos da metade dos cerca de 300 voos transatlânticos que diariamente costumam aterrissar na Europa, conseguiram chegar a seu destino. Cerca de 60% dos voos vindos da própria Europa foram cancelados.

Foto: Reuters

Passageiros acomodados nos aeroportos, sem esperanças de normalidade

Centenas de milhares de passageiros já foram afetados devido aos cerca de 20 mil voos cancelados.

As suspensões de voos estão provocando um prejuízo de mais de US$ 200 milhões por dia para as companhias aéreas.

Foto: Reuters

Ontem estavam fechados o aeroportos na Hungria, Suíça, Romênia, Alemanha, Polônia, Lituânia, Áustria, Irlanda, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Bélgica e Holanda. Na França, 24 aeroportos foram fechados (inclusive o Charles de Gaulle, em Paris).

Foto: Getty Images

Nos aeroporto de Frankfurt e Munique, na Alemanha, foram instaladas camas de armar para que os passageiros possam dormir enquanto aguardam seus voos.

Especialistas temem que as cinzas contidas na fumaça entupam os motores dos aviões, fazendo-os parar de funcionar em pleno voo.

Segundo as autoridades de saúde, as cinzas não apresentam risco grave para a saúde das pessoas, o que é difícil de acreditar.

Foto: Getty Images

Preparativos dos funerais do presidente Lech Kaczynski, sem participação de chefes de estados impossibilitados de voar até a Polônia

O governo da Polônia teme que alguns líderes mundiais não consigam comparecer ao funeral do presidente Lech Kaczynski, no domingo, se a situação não melhorar. Kaczynski morreu em um acidente aéreo no sábado passado.

Foto: Getty Images

Rainha Margrethe II da Dinamarca acompanhada do príncipe consorte Henrik, durante comemorações de seu aniversário de 70 anos, 16 de abril de 2010 em Copenhage

Vários monarcas europeus não conseguiram viajar para as comemorações pelo aniversário de 70 anos da rainha Margrethe, da Dinamarca, que começaram na quinta-feira.

Foto:Arni Saeberg/Bloomberg News

A segunda erupção do vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull em um mês começou na quarta-feira, lançando uma nuvem de fumaça a uma altura de 11 quilômetros na atmosfera. Uma fissura de 500 metros apareceu no topo da cratera.

O calor do vulcão derreteu parte do gelo em volta, provocando enchentes na região na quarta-feira.

Cerca de 800 pessoas tiveram que deixar suas casas, mas as informações são de que, na quinta-feira, as águas tinham baixado. O vulcão, no entanto, continuou emitindo nuvens de poeira em direção à Europa.

Especialistas não sabem quanto tempo esta erupção deve durar. A última erupção vulcânica debaixo da geleira, que se tem notícia começou em 1821 e continuou por dois anos.

Foto: Getty Images

No fim do ano, o inverno europeu bateu todos os recordes de baixas temperaturas

Sem querer ser apocalíptico e já sendo. Podemos constatar, apenas observando os últimos eventos da natureza, que o tempo de mandar sinais acabou. O sistema imunológico da Pangeia está atacando com terremotos, erupções, tsunamis, enchentes, invernos rigorosos e trombas d’águas, a superfície terrestre, em todos os quadrantes planetários.

Observado só os grandes eventos desse ano de 2010 vê-se que algo anda errado na natureza:

Foto: Getty Images

O palácio do governo no Haiti, em Porto Príncipe atingido pelo terremoto devastador de janeiro

Em janeiro o sismo do Haiti, com a magnitude de 7.7 da escala ritcher, devastou o pequeno país caribenho, devastando sua capital e matando aproximadamente 230 mil pessosas.

Foto: Associated Press

Em março, outro terremoto de magnitude 8.8 e um violento tsunami atingiram o Chile e causaram cerca de 700 mortes.

O Rio de Janeiro no começo deste mês registrou volume de chuva recorde para um único dia - o maior em pelo menos 44 anos -, causando estragos, deslizamentos e quase trezentas mortes em vários locais do estado e região metropolitana.

Foto: Brigada Elite de Auxilioy Rescate/RTPP

No último domingo, 13, um enorme bloco de gelo, do tamanho de quatro campos de futebol, desprendeu-se da geleira de Hualcan no Peru, mergulhando num lago, causando um tsunami com ondas de 23 metros em Carhuaz, a cerca de 320 quilômetros da capital, Lima.

Foto: Getty Images

Rio de Janeiro: depois do temporal, mar agitado

A natureza tem se mostrado enlouquecida nos grandes centros urbanos brasileiros, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, tem enfrentado fenômenos naturais desproporcionais e catastróficos. Isso pode ser apenas o começo.


Nenhum comentário: