9 de abr. de 2010

Lixão residencial de Niteroi explodiu e deslizou

RIO DE JANEIRO
Lixão residencial de Niteroi explodiu e deslizou
A cratera aberta no registrado no Morro do Bumba em Niterói, que resultou em centenas de mortos foi uma associação de explosão e deslizamento, irresponsabilidade pública, desinformação e miséria

Foto: Reuters

As característica do acidente indica que não foi um deslizamento comum. O gás metano acumulado, produzido pelo lixão, explodiu provocando a tragédia

Toinho de Passira
Fontes: Ultimo Segundo, Portal Terra, O Dia, Ultimo Segundo, Portal Terra

A dimensão do estrago registrado no Morro do Bumba, em Niterói, evidencia que, além do deslizamento de terra causado pela chuva, houve explosão do gás metano formado a partir da decomposição dos detritos do antigo lixão situado no alto do morro. A opinião é do pesquisador de engenharia civil da Universidade Federal Fluminense (UFF) Élson Antonio do Nascimento

“Ali não foi só o efeito do deslocamento de terra causado pela chuva, pela instabilidade da costa. Ali era um lixão. As duas coisas associadas podem justificar a extensão do deslizamento”, diz. O pesquisador explica que “qualquer fagulha pode levar à explosão, já que o gás metano é um combustível natural”.

Foto: P. Neves/Acervo jornal O Fluminense

Lixão do Viçoso Jardim, no Morro do Bumba, em março de 1977

O pesquisador, que esteve no morro em 2003 para avaliar problemas de drenagem que causaram outro deslizamento, afirma que já naquele ano havia a presença de gás metano. “Os próprios moradores relataram combustão espontânea em alguns pontos”, lembra.

No local do deslizamento em Niterói, existia há 40 anos um lixão gigantesco desativado. Jogou-se sobre o local uma camada de terra e as pessoas começaram a invadi-lo, para levantar aí as próprias casas.

Foto: Reuters

Hoje, parte dessa zona transformou-se numa imponente cratera que se estende por 600 metros e que termina numa parede gigante de terra, blocos de cimento, ferros retorcidos e toneladas de lixo, em meio ao odor de gás metano, produto da decomposição dos antigos resíduos.

O Corpo de Bombeiros,estima que cerca de 150 pessoas estejam soterradas no Morro do Bumba, em Niterói, 27 corpos tinham sido encontrados e 21 sobreviventes haviam sido resgatados. O coronel José Paulo, do Corpo de Bombeiros, afirmou que os trabalhos da corporação e da Defesa Civil no Morro do Bumba, em Niterói, devem durar mais de quinze dias, pois será preciso retirar mais de um milhão de toneladas de lixo e entulho do local.

Alguns corpos poderão jamais serem encontrados.

Foto: Reuters

Três cachorros da Companhia de Cães da Polícia Militar passaram mal, na tarde desta sexta-feira, durante o trabalho de buscas às vítimas soterradas no Morro do Bumba, em Niterói (RJ), onde deslizamentos de terra causados pela chuva mataram pelo menos 18 pessoas no últimos dias.

De acordo com a Polícia Militar, a indisposição dos cães foi provocada pelo forte cheiro de gás metano exalado pela montanha de lixo. O trabalho de resgate estava sendo auxiliado, desde a manhã sexta-feira, por oito cães. Mas agora eles serão retirados do trabalho, já que o faro dos animais foi prejudicado.

Foto: Associated Press

O desespero dos familiares

As autoridades municipais de Niteroi foram avisados por vários pesquisadores. Nada fizeram. No Rio, as vítimas no somatório podem chegar ainda a três centenas.


Nenhum comentário: