17 de abr. de 2010

A hora e a vez da metralhadora verborrágica de Ciro Gomes

ELEIÇÕES 21010
A hora e a vez da metralhadora verborrágica de Ciro Gomes
O cearense-paulista de quando surpreende com rajadas a esmo, só que desta vez tem data e hora marcada, será no próximo dia 27 de abril na reunião em que a Executiva nacional do PSB vai decidir que ele não será mais o pseudopresidenciável do partido. Recomenda-se tirar as crianças da sala.

Foto: Agencia Brasil/Photoshop Toinho de Passira

Depois de abandonado pelo PSB, Ciro Gomes estará livre para falar tudo que pensa.

Toinho de Passira
Fontes: Blog do Ciro Gomes, Estadão, PSB Nacional, Blog do Josias de Souza

Depois que Ciro Gomes, o candidato de si mesmo, começou a usar sua munição para atirar contra o próprio partido, a direção do PSB resolveu agendar para o dia 27 uma reunião da Executiva Nacional para acabar de vez com o projeto do partido ter um candidato próprio para presidente.

Num artigo veiculado na página que mantém na web, Ciro cobrou “ousadia” do PSB.

“Jamais imaginei, apos trinta anos de vida Pública, viver uma situação política como a em que me encontro. A pouco mais de 60 dias do prazo final para as convenções partidárias que formalizam as candidaturas às eleições gerais de 2010, não consigo entender o que quer de mim o meu partido- o Partido Socialista Brasileiro.”

Ciro fala em nome de 15 milhões de brasileiros que estariam dispostos a votar nele, caso fosse candidato, segundo as pesquisas. Não é suficiente para ser uma candidatura irreversível, mas não é seria desprezível para um partido médio como o PSB.

Mas o PSB sabe que não manda em Ciro, que ele tem asas próprias, que não segue regras, nem etiquetas políticas. Deram-lhe corda, mas deixaram-no atado para não voar alto demais e se sentir dono dos ares.

Quem segura a ponta da corda de Ciro Gomes é Eduardo Campos o dono do PSB. Não será ele quem aparentemente decidirá o destino do presidenciável, mas o diretório votará em peso pelo apoio a candidata de Lula, a, pois assim quer o neto de Arraes, atual candidato a reeleição ao governo de Pernambuco.

Eduardo está assim agindo porque é assim que Lula quer. Não que seja totalmente subserviente a vontade de Lula, mas porque o projeto eleitoral discutido pelos dois exclui Ciro Gomes.

O candidato Ciro seria perigoso demais. Embora as pesquisas digam que com Ciro a candidatura de José Serra se fortalece, Lula e Eduardo Campos não confiam que o cearense mantenha a linha divisória e a complacência com a candidata de Lula, caso seja candidato.

Da mesma forma que destratou o PT, em inúmeras ocasiões, Ciro poderia apontar sua verborragia descontrolada em direção a frágil candidata de rabo preso, e na condição de quase aliado, suas declarações poderiam surtir um efeito devastador.

Definiu-se que melhor manter Ciro de fora, e tentar conquistar os votos que ele teria estatisticamente, do que enfrentar sua língua desenfreada e porca.

Não se pode deixar de considerar também que o PSB tem um projeto de Presidente da República, num futuro próximo, até nas próximas eleições presidenciais se for conveniente. Eduardo Campos sonha sentar na cadeira do palácio do planalto, para realizar o sonho do seu avô.

Será ele o candidato a presidente do Brasil pelo partido, quando isso acontecer. Não vão, portanto dar espaço a Ciro Gomes crescer e se impor como futuro candidato, baseado em performances anteriores.

Não se sabe porem, como os Psdebistas vão fazer para sedar Ciro Gomes. Pois depois de se sentir traído e abandonado ele vai dizer tudo que sabe e o que imagina saber, com ódio e sem medo. Até dona Lindu, pode ser indiretamente atingida.


Nenhum comentário: