4 de abr. de 2010

ESTADOS UNIDOS - BRASIL: Avó do menino Sean proibida de visitar o neto

ESTADOS UNIDOS – BRASIL
Avó do menino Sean proibida de visitar o neto
David Goldman, o pai americano de Sean, aquele menino de 10 anos, que foi levado por ordem judicial do Brasil, conseguiu que uma juíza de Nova Jersey, EUA, onde vive o garoto, impedisse sua avó Silvana Bianchi, de visitá-lo

Foto: Associated Press

David Goldman, com o seu filho Sean, durante jogo de Basquete da NBA, quando o New York Knicks perdeu para o Detroit Pistons 91 x 99. Segunda-feira, 18 de janeiro de 2010, no Madison Square Garden, em Nova York.

Fontes: Blog do Anselmo Gois, Estadão, Portal Terra

O advogado Sérgio Tostes, que representa a família materna do menino Sean Goldman, de 10 anos, disse esperar que a decisão do tribunal de Nova Jersey, nos Estados Unidos, de impedir que a avó brasileira Silvana Bianchi visite o neto apresse a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a guarda da criança.

Segundo o advogado, Silvana está há três semanas nos Estados Unidos tentando visitar o neto. De acordo com Tostes, ela praticamente não teve mais contato com o neto, desde que o STF concedeu uma liminar que determinou que Sean fosse devolvido ao pai biológico, o americano David Goldman, em dezembro de 2009.

Silvana há três meses nos Estados Unidos sem conseguir avistar-se com o neto
“A decisão do tribunal de Nova Jersey descumpre a Convenção de Haia, que diz que o interesse da criança deve prevalecer sobre ações administrativas, legislativas e judiciárias. E prevê que a criança seja ouvida em processos judiciais, como temos tentado junto ao STF. Esperamos agora, que diante desse impedimento de ter contato com a família, o STF decida a questão mais rapidamente”, disse Tostes.

Silvana Bianchi retorna ao Brasil na noite deste domingo (4). Durante as três semanas em que esteve nos Estados Unidos, a avó de Sean conseguiu apenas uma reunião com David Goldman e com o psicólogo que acompanha o menino para tratar da visita. O psicólogo americano recomendou o contato da avó com Sean.

Mesmo assim o pai resolveu impedir judicialmente a visita. A decisão da justiça americana saiu na última quinta-feira (1º).

Desde que Sean deixou o Brasil, no dia 24 de dezembro, Silvana só conseguiu falar rapidamente com o menino por telefone, algumas poucas vezes. Mesmo assim, a conversa tinha de ser em inglês para que David pudesse controlar o que o menino dizia.

O advogado diz ainda que avó materna recebeu um e-mail que o menino enviou escondido, no qual demonstrava estar vivendo nos Estados Unidos a contragosto e se mostrava aborrecido com a situação.

A batalha judicial, no Brasil, pela volta do garoto aos Estados Unidos, incluiu uma intervenção do governo americano, que pautou, numa das visitas de Lula a Obama, a matéria como item de negociação entre os dois países.

Agora que a coisa se inverteu, a família brasileira, não conta, com o apoio, nem mesmo com a boa vontade do governo brasileiro.

Nenhum comentário: