20 de mar. de 2010

Maluf faz lei para prejudicar investigações

BRASIL – CORRUPÇÃO
Maluf faz lei para prejudicar investigação
Durante todo os seus mandatos, ninguém lembra de nenhuma lei criada pelo deputado Paulo Maluf, que agora, embora procurado pela polícia internacional, exerce calmamente o seu mandato no parlamento brasileiro , está prestes a ter aprovador um texto de sua autoria, procurando infernizar a vida dos Promotores Públicos.

Foto: Arquivo

"Maluf está agindo em causa própria e de políticos corruptos." – diz o promotor paulista Silvio Marques sobre a “Lei da Impunição” criada pelo deputado, prestes a ser aprovada

Fontes: Estadão

O promotor de Justiça Silvio Marques, especialista em ações contra improbidade, esclareceu que Maluf já deu início a negociações para um acordo com os Estados Unidos a fim de ter seu nome excluído da folha corrida da Interpol.

Segundo Marques, Maluf não pode ser preso no Brasil, signatário da Interpol, e removido para os EUA. "Os americanos teriam que requerer extradição, só que a Constituição veta a extradição de brasileiro nato", disse. Mas o ex-prefeito não pode sair do País - corre o risco de ser capturado por agentes policiais.

"Lamentável que o ex-prefeito, procurado no mundo inteiro, tenha conseguido sucesso no anteprojeto de lei que busca claramente intimidar o Ministério Público", protestou Marques, em alusão à proposta de Maluf que deverá ir a plenário da Câmara na próxima semana e que prevê punição pesada a promotores e procuradores que supostamente agirem com má-fé ou movidos por interesses políticos.

Assim toda vez que um membro do ministério público processar um político, ele vai ingressar com uma ação contra o promotor, alegando “má-fé e/ou interesse político”.

O membro do Ministério Público vai ter que cuidar sempre de dois processos, um como acusador do político e noutro defendendo-se da acusação. Como os poderoso políticos tem um batalhão de advogados, a vida do Promotor vai ser um inferno. Ou eles vão deixar de denunciar os políticos, definitivamente.

O promotor de Justiça Silvio Marques ressaltou também que ações contra Maluf no Brasil, que podem prescrever em um ano, estão sob apreciação do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal.


Nenhum comentário: