4 de mar. de 2010

Lula foi contra a eleição de Tancredo Neves

ELEIÇÕES 1986
Lula foi contra a eleição de Tancredo Neves
O Partido dos Trabalhadores presidido por Lula, preferia que fosse Paulo Maluf, o eleito presidente pela colegio eleitoral, na velha politica do quanto pior melhor. Não se incomodavam em sacrificar o Brasil, desde que isso lhes trouxesse algum benefício, como fazem até hoje

Foto: Acervo Digital Revista Veja

Na foto, Tancredo fazendo campanha em Vitória do Espírito Santo, ganhou uma bandeira do Brasil, de uma “eleitora” posta no seu ombro como se fora a própria faixa presidencial.

Fontes: Blog Democratas, Revista Veja - Acervo Digital, Estadão

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, que está no poder há sete anos, graças à coragem do mineiro Tancredo Neves, que enfrentou Paulo Maluf, no Colégio Eleitoral, formando pelo Congresso Nacional, correndo riscos e até morrendo para fazer renascer a democracia brasileira, encontrou no Partido dos Trabalhadores, um adversário cruel.

O PT fechou questão proibindo os parlamentares integrantes do partido, de votarem no Colégio Eleitoral, que acabou elegendo Tancredo Neves, dando início a Nova República e permitindo que o Brasil voltasse à normalidade democrática.

Mostrando que a guerra contra Tancredo era para valer, três deputados federais petistas foram irremediavelmente expulsos do partido, por não aceitaram a imposição e terem votado a favor de Tancredo Neves: Beth Mendes, Airton Soares e José Eudes.

O projeto do Partido dos Trabalhadores contava que o Presidente eleito fosse Paulo Maluf, na velha filosofia petista de que quanto pior melhor, pois um governo malufista melhor para eles tirarem proveito da situação.

Temiam que um governo competente de Tancredo Neves, não fosse bom para as suas aspirações de poder e não vacilavam em sacrificar o Brasil, em benefício próprio, como estão fazendo agora.

Tancredo Neves apesar de estar disputando uma eleição que seria decidido pelo colégio eleitoral, fez uma campanha com comícios e movimentações políticas por todo o Brasil, queria não só a aprovação do Colégio Eleitoral, composto dos Deputados e Senadores, queria a aprovação do povo brasileiro, para dar legitimidade ao seu governo.

Fomos ao acervo digital da Revista Veja, para colher o momento histórico e a posição do Presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores na ocasião. Encontramos algumas pérolas:
A Veja transcreveu um pronunciamento de Lula, ao Globo, 15 dias antes do Colégio Eleitoral se reunir para eleger o novo Presidente da República:

Acervo digital Revista Veja

Quer dizer, além de não votar a favor, fazia oposição dura e mentirosa. O candidato dos sonhos de Lula era mesmo Paulo Maluf.

Tancredo Eleito, o Brasil vibrando com a possibilidade da volta de uma Democracia formal, e Lula destoado dizendo que o país vai continuar na mesma, a única vantagem é que pelo menos, naquele tempo ele falava mal de José Sarney.

Aceervo digital Revista Veja

Até o comandante Fidel Castro reprovou Lula, por não ter ajudado Tancredo a se eleger.

Acervo digital Revista Veja

No numero seguinte Veja publicou, a pedido, uma reclamação tipo “tiro no pé” do Presidente do PT, Luís Inácio Lula da Silva, o Comandante Castro havia mesmo falado mal do posicionamento do PT:

Acervo digital Revista Veja

Sabe quem se comprometeu de verdade com a candidatura de Tancredo Neves?

Acervo digital Revista Veja


Nenhum comentário: