26 de mar. de 2010

Gloria Estefan multiplica as “Dama de Branco”

CUBA – MIAMI
Gloria Estefan multiplica as “Dama de Branco”
A cantora cubana radicada nos Estados Unidos, Gloria Estafan, promove uma manifestação, com milhares de participantes, para apoiar as mães e esposas dos dissidentes cubanos, que lutam para libertar os presos políticos em Cuba

Foto: Reuters

“Neste momento, as Damas de Branco estão marchando e estão sendo alvo de violências. – disse Estefan, que não continha a emoção – “Damas de Branco”, nós estamos com vocês! – gritou aclamada pela multidão

Toinho de Passira
Fontes: Euronews, Associated Press, Miami Herald, El Universal, BBC World

A cantora e compositora cubana, radicada nos Estados Unidos, Gloria Estefan, vencedora do Grammy, com a voz embargada, mas com um sorriso no rosto, falou, nesta quarta, para os milhares de manifestantes, que foram as ruas do bairro cubano em Miami, a “Little Havana”.

Era o fim de uma marcha para apoiar as “Damas de Branco” um grupo de mães e esposas de 75 dissidentes cubanos presos em uma operação do governo em 2003, que desafiam as autoridades da Ilha, para libertar os presos políticos do regime.

Gritando "Libertad! Libertad!" as Damas de Branco marcharam através de Havana, para marcar o aniversário das detenções e foram rechaçadas por grupos pró-governo e agentes de segurança do Estado cubano.

"Obrigado Miami", exibindo nas mãos uma foto das “Damas de Branco” e um ramo gladíolo, as flores que as corajosas mulheres cubanas dissidentes exibem em suas manifestações, disse Estefan à multidão que lotava a rua.

Foto:Reuters

EMOCIONANTE: As ruas de Miami foram invadidas por milhares de Damas de Branco

"Somos um povo unido por nosso amor pela liberdade. Nós estamos aqui com todas as nossas bandeiras diferentes. Isso é o que este grande país que nos permite fazer". Ao lado de Estefan estavam outros cantores, Pit Bull, Willy Chirino, Natalia Jiménez e Luis Fonsi.

Foto: Reuters

Um dos manifestantes exibia um cartaz dizendo: “Obama nos também temos um sonho!”

Um pequeno avião sobrevoou a manifestação trazendo a reboque uma bandeira onde se lia, em espanhol, "Liberdade para os presos políticos."

A passeata foi pacífica, com diferentes gerações de cubanos e decendentes nascido nos Estados Unidos, unidos pela libertação do seu país.

Foto:Getty Images

“Aqui estamos com o coração nas mãos. Creio que enviamos ao mundo e a Cuba a mensagem que amamos a liberdade e que é um direito do ser humano na terra.” – disse Gloria Estefan

Os problemas dos direitos humanos em Cuba voltaram a chamou a atenção do mundo, nas últimas semanas, com a morte durante uma greve de fome, do dissidente Orlando Zapata Tamayo, um dos presos políticos da Ilha e da situação precária que se encontra o ativista Guillermo Farinas, também em greve de fome, em protesto devido à morte de Zapata.

Por fim, a desproporcional e grotesca repressão das autoridades cubanas, contra um protesto pacífico das Damas de Branco.

Foto: Getty Images

As Damas de Branco se multiplicaram nos Estados Unidos: “Eu gostaria que as Damas de Branco me considerasse como uma delas!” - disse a Estefan.

Estefan falou que vendo várias pessoas que antes apoiavam o regime cubano, protestando com a atual situação, e vendo a coragem das frageis e determinadas Damas de Branco, sentiu-se como cubana e como mulher na obrigação de levantar sua voz, associando-se as mulheres cubanas.

Foto: Getty Images

Pense que entre espinhos nascem as flores: O cartaz que mostra a foto de Orlando Zapata, o dissidente morto, reproduz trecho da música “*Guantanamera “ com versos de José Martí.

”Mírame, madre, y por tu amor no llores,
si esclavo de mi edad y mis doctrinas
tu mártir corazón llené de espinas,
piensa que nacen entre espinas flores.”


*Guantanamera é o gentílico feminino de quem é originario de Guatánamo.

Gloria Estefan acompanhada da banda Miami Sound Machine
canta “Words Get In The Way” de Gloria Estefan

Gloria Estefan, acompanhada da banda Miami Sound Machine,
canta “Wrapped” de Gloria Estefan


Talvez seja muita pretensão, mas nós do "thepassiranews" também gostariamos de, como Gloria Estafan, nos sentirmos, um pouco, como uma das Damas de Branco. (pretensão estava escrito com ç, no texto que publicamos originalmente, fomos corrigido por uma leitora. Não queremos justificar o nosso analfabetismo ortografico, mas foi com grande emoção que escrevemos este texto, o que permitiu o gritante deslize. Obrigado a Vic.)


Um comentário:

Anônimo disse...

Meu Caro Toinho, bom dia!
Não quero ser pretensiosa, mas pretenSão é com S e não Ç.
Um abraço da Vic