26 de fev. de 2010

Uribe não vai poder se candidatar para 3° mandato

COLOMBIA
Uribe não vai poder se candidatar para 3° mandato
A Corte Constitucional da Colômbia considerou ilegal a lei que previa um referendo para mudar a constituição e possibilitar um terceiro mandato para o presidente colombiano Alvaro Uribe, que se desgastou ao tentar, e ainda mais em não conseguir, ser presidente da Colômbia sucessivamente pela terceira vez

Foto: Associated Press

Alvaro Uribe impedido pela Corte Constitucional de tentar continuar presidente da Colombia. Hugo Chávez deve estar adorando

Fontes: Folha Online, Estadão, Semana, La Republica, Portal Terra

A Corte Constitucional da Colômbia confirmou nesta sexta-feira, 26, a negação a possibilidade de um terceiro mandato do presidente Álvaro Uribe, ao rechaçar uma lei que convocaria um referendo sobre a reeleição, confirmando todas as expectativas e rumores dos últimos dias.

O presidente da corte, Mauricio González deu uma entrevista coletiva explicando a decisão que foi tomada por sete votos contra dois a favor dos nove juízes que integram a Corte Constitucional, após três minguadas horas de debate.

A decisão jurídica, a mais importante dos últimos anos na política colombiana, marca o início de uma difícil campanha para os rivais políticos de Uribe, que depois de quase oito anos no poder se converteu em um dos presidentes mais populares do país, respaldado por sua estratégia vitoriosa de combate às guerrilhas esquerdistas.

Foto: O Globo

O bem sucedido ataque ao acampamento da FARC, onde morreu o guerrilheiro “Raúl Reyes", considerado o "número dois" da guerrilha, e mais 16 outros rebeldes

Uribe, principal aliado dos Estados Unidos na América Latina, chegou ao poder em agosto de 2002 com a promessa de derrotar as guerrilhas esquerdistas em um país castigado pela violência. O presidente mantém uma popularidade de cerca de 70%, atribuída a uma dura política contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e a delinquência.

A Constituição colombiana não contempla a possibilidade de um terceiro mandato presidencial consecutivo. Por isso, os aliados do presidente propuseram no ano passado um referendo para mudar a carta.

Uribe conseguiu se reeleger em 2006 graças a uma primeira e controvertida reforma da Constituição que introduziu a possibilidade da reeleição presidencial.

O presidente Alvaro Uribe sujou sua biografia de estadista ao tentar se reeleger pela terceira vez. Mesmo mostrando-se discreto durante as negociações do terceiro mandato, via-se pelas atitudes dos aliados, seu interesse em continuar no comando dos colombianos.

O ex-ministro de Defesa Juan Manuel Santos, pronto para ser o candidato de Alvaro Uribe
Ontem, para piorar as coisas, tentando de última hora salvar a consulta popular, que todos diziam iria ser rejeitado, como foi pela Corte Constitucional, Uribe se pronunciou pela primeira vez, em defesa referendo.

"Creio que é correto que os colombianos digam se estão de acordo ou não com a reeleição", disse anteontem, segundo o jornal colombiano "El Tiempo".

O ex-ministro de Defesa Juan Manuel Santos, que foi bem sucedido na luta contra as FARC, poderá ser o candidato da coalizão para substituir o atual presidente e dar continuidade a suas políticas.

Eleitoralmente o país estava parado esperando a decisão da Corte Constitucional. A indefinição sobre a corrida presidencial roubou os holofotes da campanha para o Legislativo, considerada uma das mais importantes da história recente da Colômbia.

O país escolherá em 14 de março novos deputados e senadores após uma legislatura marcada por escândalos: ao menos 33 parlamentares, a maioria de uribistas, deixaram as cadeiras acusados de ligação com grupos paramilitares.

Os prazos agora urgem: faltam 162 dias para terminar o mandato de Uribe, os candidatos a presidência da republica tem até o próximo dia 12 de março para registrarem as suas candidaturas e as eleições presidenciais acontecerão em 27 de maio.

Nenhum comentário: