8 de fev. de 2010

ELEIÇÃO 2010: PT quer inventar um Itamaraty sindical

ELEIÇÕES 2010
PT quer inventar um Itamaraty sindical
O Partido dos Trabalhadores quer inventar o Conselho de Política Externa, como forma de tentar permanecer no poder, após o fim do governo Lula, com o objetivo de não largar as tetas federais e de atanazar a vida do próximo governante

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Marco Aurélio Top Top Garcia inventou esse cargo esdrúxulo de Assessor Internacional do Presidente, quer continuar dando as cartas depois que Lula se for, vai ser difícil

Fonte: O Globo

A cúpula do Partido dos Trabalhadores quer ampliar a influência do partido sobre a política externa brasileira com a criação de um conselho federal. O órgão teria caráter oficial e funcionaria paralelamente ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), que sempre foi o único responsável por formular e executar a política externa do país.

Se bem, que temos agora aquele Assessor para Assuntos Internacionais, Marcos Aurélio Top Top Garcia, que já funciona, desastradamente, como um Itamaraty paralelo.

Mas os insaciáveis petistas, estão querendo introduzir mais gente no trem da alegria diplomático.

Pela proposta, o conselho seria integrado por representantes de ONGs, sindicatos e movimentos sociais — redutos tradicionais da militância do partido.

Sua criação é um dos itens do documento “A política internacional do PT”, que será votado no IV Congresso Nacional da legenda, entre os dias 18 e 21.

Elaborado pela Secretaria de Relações Internacionais do PT, o texto sugere o nome do órgão: Conselho Nacional de Política Externa. Ele é apresentado como um “organismo consultivo com participação social”, a exemplo dos que já existem em áreas como saúde e educação.

A aproximação incluiria convites a representantes das entidades para acompanhar diplomatas de carreira em eventos no exterior. Prá que?

O PT também quer que o governo federal convoque uma conferência nacional de relações exteriores, nos moldes de encontros recentes que geraram polêmicas nas áreas de comunicação e direitos humanos.

A proposta de resolução do PT foi discutida em debate sobre política externa realizado na sede nacional do partido, no fim de semana em Brasília. Participaram o ministro de Assuntos Estratégicos, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, e Marco Aurélio Top Top Garcia, (olha ele aí de novo) assessor especial do presidente Lula e coordenador do programa de governo da candidatura a presidente da ministra Dilma Rousseff.

Responsável pela redação do texto, o secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, disse que não poderia revelar detalhes sobre composição e funcionamento do conselho: — Isto é uma proposta feita no debate. É recente e não há nenhum tipo de detalhamento desta proposta, portanto não tenho como te responder, disse ao Globo.

Segundo Pomar, a conferência nacional de política externa não seria realizada em 2010, último ano do governo Lula. O encontro, portanto, só aconteceria após a eleição presidencial.

Ou seja, quando a Ministra perder as eleições, vão engatilhar esse monstrengo, visando continuar pendurado nas tetas.

Como última observação basta dizer que o documento “Defende Cuba e as conquistas sociais da Revolução Cubana e a entrada da Venezuela no MERCOSUL.

A admiração e a simpatia dos petistas pelas ditaduras chega a ser comovente.


Nenhum comentário: