13 de jan. de 2010

CALIFORNIA: Terremoto e Leões Marinhos em São Fancisco

CALIFORNIA
Terremoto e Leões Marinhos em São Francisco
Depois que os mamíferos barulhentos abandonaram o píer 39 do cais da cidade californiana, dois terremotos abalaram a região, com epicentros no fundo do oceano, há quem diga que a coisa está só começando...

Foto: Associated Press

Já se descobriu que os Leões Marinhos que abandonaram o Píer 38, do cais em São Francisco, Califórnia, estão alojados em Florence, na costa do Oregon, há 800 quilômetros da sua antiga moradia

Fontes: Beforeitsnews, Washington Times, Laist, thePassiranews, Zero Hora, G1

Quando postamos que os Leões Marinhos que há 20 anos ocupavam o cais de São Francisco na Califórnia, tinham abandonado subitamente o lugar, comentamos que se fossemos morador da área prepararíamos as malas e partiríamos junto com os barulhentos mamíferos, pois os animais sempre estão mais antenados na natureza, que qualquer Centro Geológico.

Um dia depois um leitor, de nome Milton, fez um comentário, o dia 04, um dia depois, já constando os primeiros tremores, que aconteceram na região.

Logo em seguida o noticiário do dia 09, já dava em manchete que “Terremoto de magnitude 6,5 atinge norte da Califórnia”.

Disseram os jornais: “Não foi o “Big One” – o megaterremoto temido pelos californianos –, mas assustou. Um tremor de 6,5 graus na escala Richter abalou na tarde de sábado (final da noite do mesmo dia, pelo horário de Brasília) cidades do extremo norte da Califórnia, nos EUA.

Nenhuma morte foi registrada, mas houve queda de energia elétrica, e residências e lojas sofreram danos. Muitas pessoas precisaram de assistência médica por conta dos ferimentos causados pela queda de objetos e escombros.

Foto: Associated Press

O terremoto bagunçou e causou prejuízo neste antiquário em Ferndale

jO epicentro do tremor foi localizado no Oceano Pacífico, cerca de 35 quilômetros a oeste de Ferndale, a uma profundidade de 16 quilômetros.

Segundo o serviço geológico dos EUA, o terremoto foi sentido de São Francisco, na Califórnia, até o sul do estado do Oregon.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Alasca e da Costa Oeste informou que não houve alerta de tsunami.

Foto: Associated Press

Comerciantes contabilizam vitrines quebradas e perdas de produtos derrubados das prateleiras nas cidades de Eureka e Ferndale.

Ainda em Eureka, segundo o site da rede CNN, várias pessoas tiveram arranhões causados por vidros quebrados num centro comercial. Nenhuma delas, no entanto, foi ferida com gravidade. Um hospital local confirmou à rede que um paciente foi recebido com fratura no fêmur. .

Mais de 25 mil pessoas ficaram momentaneamente sem eletricidade no sábado, mas no mesmo dia o fornecimento foi restabelecido. Equipes procuram vazamentos de gás após eventuais danos causados pelo tremor à rede de distribuição.

Foto: Associated Press

Pessoal faz limpeza na seção de vinhos do supermercado em Eureka, que contabilizou prejuízos de US$ 20 mil

Pelo que se pode prever, os riscos de acontecer um novo grande tremor, nos próximos dias permanece elevado. Os cientistas não têm nenhuma maneira de saber se um tremor é iminente, mas ocasionalmente um terremoto como o de sábado é apenas um sinal. O serviço geológico dos EUA, estatisticamente confirma a possibilidade entre 5-10 por cento de chance de que um grande terremoto possa ocorrer nos próximos dias.

Foto: Arquivo

Do nosso observatório constatamos que como os leões marinhos ainda não retornaram a São Francisco, o risco continua

Nenhum comentário: