2 de jan. de 2010

CALIFÓRNIA: Por que os leões marinhos fugiram de São Francisco?

CALIFÓRNIA
Por que os leões marinhos fugiram de São Francisco?
Após 20 anos habitando o famoso píer 39 no cais de São Francisco, sem nenhuma explicação aparente, quase 2 mil leões marinhos resolveram abandonar o local, do dia para a noite, quando faz 20 anos, também, do último terremoto que atingiu a costa californiana

Foto: Associated Press

Turistas decepcionados, os leões marinhos sumiram. Por que? Melhor sair daí correndo

Fontes: BBC Brasil, Wired Science, Newsweek, The New York Times

Os milhares de leões marinhos que ocupavam há 20 anos o cais da baía da cidade americana de São Francisco abandonaram repentinamente o local.

Os cerca de 1.7500 animais, que começaram a chegar ao píer 39 em fins de 1989, eram uma atração turística do lugar.

Estava inclusive sendo preparada uma festa de aniversário para comemorar a chegada dos barulhentos visitantes, no Píer 39, que aconteceria no próximo dia 15 de janeiro.

OS organizadores mudaram de planos algumas vezes, dizendo que comemorariam com os poucos que ainda restavam, mas no momento, nenhum dos animais que misteriosamente escolheu esse trecho da costa americana como habitat, decidiu partir sem dar explicações.

Foto: Animal Photo Album

Cerca de 1.700 leões marinhos chegaram a habitar o píer 36, agora vazio

No início o relacionamento entre os leões marinhos e a cidade não foi dos melhores, mas com o tempo, houve adaptações parte a parte, e agora sua saída pode representar prejuízos e até desempregos, desde aos que são responsáveis a estudar e cuidar dos animais, até aqueles que vivendo do turismo, trabalham como guias, motorista ou em restaurantes nas proximidades.

Os animais passaram a serem habitantes respeitáveis da comunidade e alguns chegaram a ganhar nomes como Mr. Nasty, Shark Bite e Flea Collar.<

Foto: USGS, C.E.Meyer

Imagem da destruição do terremoto Loma Prieta na área do cais, há vinte anos

Os apocalípticos, porém lembram que os leões marinhos chegaram ao local logo após o abalo sísmico conhecido por “Terremoto de Loma Prieta” quando 40 quilômetros da falha do San Andreas ruíram, uma falha genealógica de 1290 km que atravessa a Califórnia, o suficiente para produzir um terremoto de 6.9 graus de magnitude que durou 15 segundos e matou 63 pessoas e deixou quase 4 mil feridos, 12 mil desabrigados e causou um prejuízo de US$ 6 bilhões em danos.

Foto: Andy Clark/Reuters

Especialistas em vida marinha dizem acreditar que eles chegaram à São Francisco buscando alimentos como sardinhas e anchovas e que teriam deixado o local também atrás de comida e que os Leões marinhos são migratórios e havia sido até incomum essa sua permanência demorada no píer 36.

Ou será que eles estão sabendo de coisas que os cientistas e os habitantes da ameaçada São Francisco nem imaginam. Como se diz sempre que um dia São Francisco vai ser destruído por um terremoto, graças a falha de San Andreas, se estivéssemos por lá, zarparíamos, como os leões marinho, apanharíamos o primeiro avião com destino a segura Passira, um lugar sem falhas.


Um comentário:

Milton disse...

Você viu que teve um terremoto lá hoje? Coincidência?