10 de jan. de 2010

BOLÍVIA - ELEIÇÃO: Morales escolhe miss para candidata a governadora

BOLÍVIA
Morales escolhe miss para candidata a governadora
Jéssica Jordan, apesar de modelo, com contratos internacionais nunca perdeu o contato com sua terra, o estado de Beni, Evo quer usá-la para vencer adversário numa região onde sua popularidade é baixa

Foto: Reuters

Morales anunciou candidatura de ex-miss em cerimônia na quinta-feira

Fontes: FM Bolívia, Los Tiempos, La Razon, Portal Terra, Diário de Pernambuco

Sem experiência na política, a ex-miss Bolívia Jéssica Jordan, 25 anos, foi escolhida pelo presidente boliviano Evo Morales para ser candidata de seu partido ao governo do Estado de Beni, reduto da oposição conservadora.

Morales anunciou a candidatura da ex-miss durante uma cerimônia em Trinidad, capital de Beni. Natural do Estado, Jéssica foi eleita miss Bolívia em 2007.

As eleições regionais na Bolívia estão marcadas para o dia 4 de abril, quando a população vai às urnas para escolher nove governadores, prefeitos e representantes legislativos.

A indicação está gerando muita polêmica dentro do próprio partido de Morales, o MAS, Movimiento Al Socialismo, principalmente pelos outros aspirantes ao cargo.

O vicepresidente Álvaro García, porém é um entusiasta da candidatura:

"Belesa e inteligencia são uma combinacão explosiva em qualquer lugar, porém, o elemento mais importante é o compromisso social com o povo, com os humildes, com as crianças e com os anciões. E esse compromisso a converte numa vencedora.” - disse ele dando o tom da campanha.

O objetivo de Morales é vencer nesse reduto oposicionista, onde sofre grandes restrições.

Foto: Reuters

Evo Morales lançando a sua lábia de índio

Não adianta ninguém fazer nenhuma insinuação, de que algo mais teria levado o presidente escolher a miss, pelo fato de ambos serem solteiros. Embora tenha dois filhos com mulheres diferentes, o índio presidente, que gosta de namorar, mas não de casar, diz que é casado com a Bolívia, não tem nenhuma relação amorosa com a miss, embora...

Foto: Arquivos

Uma coisa se diga, Evo sabe escolher candidata: confessamos que sentimos uma vontade enorme de ser governado por Jéssica Jordan um programa de Pelo menos a candidata de Evo \ModDurante a última campanha eleitoral, a organização não-governamental boliviana Mulheres Criando criticou o machismo no governo Morales. Para a tradicional festa de Alasita, quando os bolivianos têm a tradição de comprar miniaturas do que desejam adquirir durante o ano, a organização preparou miniaturas de gesso de Morales carregando um bebê nas costas, varrendo a casa e fazendo as compras no mercado. A imagem representa o "pai responsável". A representante da ONG, Julieta Ojeda, reiterou que o discurso do presidente é machista. "Por exemplo, quando brinca com o tema de ser solteiro e diz que gostaria de ter uma namorada de 15 anos."

Foto: Reuters
">
Imagem rara: Evo Morales e seus dois filhos, a menina Evaliz e o menino Alvaro

Durante a campanha o filho de Morales, Alvaro, com aproximadamente 13 anos, apareceu na televisão pedindo melhor qualidade de vida ao pai, dizendo que gostaria de ter um quarto só seu, enquanto era mostrada a modesta residência onde morava. O que obrigou o presidente a aparecer em público com os seus dois filhos, no dia da eleição, além o menino mais a menina Evaliz, aparentando a mesma idade do irmão.

Foto: Reuters

Assim o país vai seguindo sem primeira dama, um cargo muito cobiçado pelas bolivianas


Nenhum comentário: