25 de dez. de 2009

QUADRINHOS: Snoopy, o astro pop

QUADRINHOS
Snoopy, o astro pop
O simpatico beagle da turma de Charles Brown, com quase sessenta anos, continua fazendo sucesso e consquistando corações, como outros sessentões que existem por aí...

Fontes: Comics - Peanuts, O Globo, Jornal de Angola, Wikipedia, Reuters

O personagem Snoopy, da tirinha de Charlie Brown, foi eleito o cachorro mais conhecido da cultura pop nas comemorações da passagem do 125º aniversário do Clube Canino Americano.

Cerca de 76.000 pessoas votaram on-line para escolher os favoritos de uma lista de cães da literatura, televisão, cinema, esportes e artes. Snoopy, o cachorro pensativo, cujo melhor amigo é um pássaro e que parece mais esperto que seu mestre humano na tirinha criada por Charles Schulz, que morreu em 2000.

A tira Peanuts, ou "A turma do Charlie Brown", que no próximo ano completa 60 anos serviu para fazer com que os adultos tivessem um motivo a mais para ler histórias em quadrinhos.

Os personagens do quadrinho são neuróticos, depressivos, agressivos, maníacos e sonhadores, como qualquer um dos seus leitores, de 2.600 jornais e de 21 línguas do planeta.

Snoopy é um cão da raça "Beagle" que tanto convive com os personagens da história, com tem vida própria. É preguiçoso, dorminhoco, e se julga o centro do universo e seu local preferido de dormir e em cima de sua casa.

Como alguns comediantes, interpreta desastradamente vários personagens, como o piloto da Primeira Guerra, quando põe os óculos de aviador, capacete e voa no seu "Spowith Camel", que é a sua casa e até luta contra o Barão Vermelho, Manfred von Richthofen, que aparece apenas nos disparos que atinge sua maquina de voar.

Snoopy também se torna "Joe Cool" quando põe os óculos de sol e se encosta na parede sem fazer nada. Ele tem também uma personalidade em que é um escritor famoso , um advogado (que uma vez defendeu Peter Rabbit, um personagem de histórias infantis da ilustradora e escritora inglesa Helen Beatrix Potter), um jogador de hóquei no gelo, um patinador olímpico, o "Beagle Solitário" (o primeiro cão a voar sozinho sobre o Atlântico) e também o primeiro astronauta a chegar à Lua.

É na realidade o melhor jogador da equipe de beisebol do Charlie Brown.

Sua casa é muito maior por dentro do que o que parece por fora, tem um interior amplo, que cabe um piano de cauda, uma mesa de bilhar, e uma piscina no sotão, uma enorme TV. Tem também um degrau inesperado na sala e um Van Gogh original na parede, mais tarde substituido por um Andrew Wyeth, (um pintor realista norte americano), depois que a casa foi destruida por um incendio.

Snoopy é também um "escoteiro beagle" e é o líder de uma tropa que é constituida pelo Woodstock e por outros pássaros seus amigos. Este tema aparece ao longo de toda a banda desenhada. A exceção do seu dono, Charlie Brown, o melhor amigo de Snoopy é o pequeno pássaro amarelo Woodstock, que apenas "fala" em marcas da apóstrofe. O seu arquinimigo (além Manfred von Richthofen) é o invisivel "Gato estúpido da porta ao lado" (também chamado "Terceira guerra mundial"). Snoopy não gostava de gatos em geral, comentando que eles eram "as ervas daninhas no relvado da vida" e ficando ofendido com a expressão "gatos e cães", insistindo que a expressão correta deve ser "cães e gatos".

C harlie Brown é o dono do Snoopy (embora este pareça ser um cão perdido que Charlie Brown e os seus amigos adotaram, ou vice-versa), mas a relação entre eles não era como mestre e servo. O tormento de Charlie Brown, Lucy, uma vez exigiu saber quando é que ele levaria Snoopy a aulas de adestramento. Snoopy pergunta-se até que ponto Charlie Brown faria tudo o que ele quisesse.

Por um tempo, em 1977, Snoopy ficou prometido a uma cadela que nunca apareceu, que ele conheceu enquanto guardava a casa da Peppermint Patty. Mas, ela fugiu com o irmão do Snoopy, o Spike, e mais tarde viu-se a sua chegada ao deserto do Spike.

Snoopy é bilingue, pois compreende um pouco de francês. A sua comida de cão chama-se "para cães que voaram na primeira guerra mundial e compreendem um pouco de francês".

Snoopy tem também a sua própria dança, que se chama a Dança do Snoopy (Snoopy dance) e depois dos sucessos no quadrinhos acabou virando um insuportável astro de TV e foi algumas vezes convertido, em selo postal legítimo pelo correio norte americano além de ter sido inúmeras vezes candidato a presidente dos Estados Unidos.


Nenhum comentário: