2 de dez. de 2009

MENSALÃO DEMOCRATAS: DEM pernambucano quer saída de Arruda

MENSALÃO DEMOCRATAS
DEM pernambucano quer saída de Arruda
Cecília Ramos de Política / JC

Charge Humberto Jornal do Comércio (PE)

Fonte: Blog do Jamildo

Se depender do DEM em Pernambuco, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, protagonista do esquema que originou o “mensalão do DEM”, já teria deixado o partido. As principais lideranças da legenda no Estado ouvidas, ontem, pelo JC, atestaram o que o senso comum recomenda: contra fatos não há argumento. A preocupação é uma só, a de não ficar com a pecha de mais um partido que abafa o caso e deixa os culpados impunes.

“As imagens exibidas não deixam espaço à dúvida. Arruda constrangeu o partido e o Democratas não vai fazer como o PT, que passa a mão na cabeça de quem comete atos de corrupção”, disse o deputado federal André de Paula, um dos oito vice-presidentes nacional do DEM e membro da executiva nacional.

André disse estar “em depressão” com o escândalo, pela relação pessoal que tem com Arruda, “político que admirava e estava no melhor momento político, com reeleição garantida”. Para o deputado, a postura do colega de negar o óbvio e permanecer no cargo constrange ainda mais o partido. Ele afirmou que o direito de defesa do governador dentro da legenda deve ser “abreviado” caso a executiva nacional, que se reúne hoje, em Brasília, decida pedir a expulsão.

O deputado Roberto Magalhães (foto) disse que a notícia foi “um golpe muito grande”. “Nós tínhamos Arruda em alta conta. Era nosso único governador”, disse, já falando no passado.

Ele acredita que pela “tradição rígida do partido em matéria de ética não vamos passar a mão na cabeça de ninguém”.
O destino dos outros dois democratas, o vice-governador do DF, Paulo Octávio, e o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (o que aparece no vídeo escondendo dinheiro na meia), também seria a porta da rua, para a maior parte do colegiado.

Presidente do DEM em Pernambuco, Mendonça Filho afirmou que o episódio é uma “situação vexatória” para o partido. “A contundência das gravações e seu conteúdo não deixam chances (de defesa). Tinha um bandido (Durval Barbosa, ex-secretário do governo Arruda) trabalhando com ele (o governador) e ele acoitou”, avaliou Mendonça. “Não vamos fazer como outros partidos que varrem a sujeira para debaixo do tapete.”

O deputado estadual Augusto Coutinho, que está no exterior, informou, por meio de sua assessoria, ser a favor da expulsão de Arruda. “O partido não pode conviver com esse tipo de ação como o PT faz.” À noite, escreveu no microblog Twitter que seu partido deve expulsar Arruda.

“Fico envergonhado em ter ele como meu correligionário. Eu o admirava.” O deputado Maviael Cavalcanti foi à tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, criticar o avanço da corrupção no Brasil. “O que mais me chocou é que isso aconteceu com um membro do meu partido. Temos obrigação de gritar, seja em relação a alguém do meu partido ou não.”

Considerado um dos “gurus” do DEM, o senador Marco Maciel preferiu não opinar. Por meio de sua assessoria, informou que “ainda não há consenso sobre o que fazer com Arruda”. “Só temos definição amanhã (hoje).” Maciel, que tem cadeira cativa na cúpula do DEM, passou o dia de ontem em reunião com outros cardeais.

Pela manhã, esteve com o ex-presidente nacional do DEM Jorge Bornhausen, em São Paulo. À noite, em Brasília, encontrou-se com as principais lideranças da sigla. O deputado federal José Mendonça não quis tocar no assunto. “Prefiro não me pronunciar. Estou fora de Brasília e só fiquei sabendo disso pela imprensa. Ainda vou me inteirar”.
*Acrescentamos subtítulos, ilustração (Charge) e fotografia

Nenhum comentário: