14 de dez. de 2009

CHILE - ELEIÇÕES: Piñera e Frei disputarão o segundo turno das eleições

CHILE
Piñera e Frei disputarão o segundo turno das eleições
A presidenta Bachelet, mesmo com 80% de aprovação popular, não conseguiu trasnferir votos, e eleger seu candidato, um elogiado ex-presidente. Ainda por cima, o seu partido perdeu a maioria no Congresso chileno


No portal do Jornal La Nacion, Piñera comemora a vitória em primeiro turno

Fontes: Correio Braziliense, Portal Terra, El Mercurio, La Tercera

A contagem oficial de 60% das urnas no Chile confirmou as pesquisas de opinião. O candidato centro direitista da Coalizão para a Mudança, o empresário Sebastián Piñera, com 44,23%, vai disputar o segundo turno contra o representante da Concertação, Eduardo Frei, com 30,50%. Em terceiro lugar apareceu o candidato independente Marco Enríquez-Ominami, com 19,39% dos votos, seguido pelo esquerdista Jorge Arrate, com 5,86%.

A votação para renovar o Congresso e escolher o novo presidente do país ocorreu em um clima tranquilidade nas ruas e a certeza de uma nova disputa marcada para 17 de janeiro.

Foto: Reuters

"Todos sabemos que haverá um segundo turno, sendo assim, este primeiro turno será muito importante", disse Bachelet,a atual presidente, minutos depois de depositar seu voto em Las Condes, rico distrito de Santiago.

Nenhum dos quatro principais candidatos conseguiram garantir a maioria de metade dos votos mais um.

Frei, por outro lado, pediu uma chance para o bloco de partidos de centro-esquerda, que governa o Chile há 20 anos. "Quando votarem, pensem no futuro, pensem o que é o que vamos fazer adiante", pediu.

O forte calor não impediu que cerca de 8,3 milhões de chilenos saíssem de casa ontem em direção aos colégios eleitorais, para renovar também a Câmara dos Deputados, composta por 120 membros, e 20 dos 38 assentos do Senado.

Foto: Associated Press

O candidato do governo, Eduardo Frei, com esposa e filhas, vai lutar para superar Piñera no segundo turno, uma tarefa difícil

Com uma popularidade de cerca de 80%, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, não conseguiu eleger seu sucessor no primeiro turno nem garantir maioria na Câmara dos Deputados. As eleições, realizadas ontem, deram maioria para os candidatos da coligação de oposição Alianza na Câmara.

Porém, depois de 36 anos, o Partido Comunista conseguiu eleger um deputado federal Guillermo Teillier, que é presidente da legenda. Já Rodrigo Pinochet, neto do ex-ditador e general Augusto Pinochet (1973-1990), não conseguiu eleger-se deputado federal.

Fotos: Reuters

O independente Marco Henriquez Ominami e Jorge Arrate (da coligação Juntos Podemos Mais) vão ser assediados pelos candidatos que continuam no paréo, mas estão arredios

De acordo com analistas políticos, o eleitorado foi movido pelo desejo de mudança e o fim do desgaste de 20 anos da esquerda no poder.

Cabe agora aos candidatos levados ao 2°turno, o de oposição e de centro-direita Sebastián Piñeira (Alianza) e o governista e ex-presidente Eduardo Frei Ruiz (Concertación) intensificarem nos próximos dias as negociações para buscar apoio dos candidatos derrotados: o independente Marco Henriquez Ominami e Jorge Arrate (da coligação Juntos Podemos Mais), ambos de esquerda.

O rancoroso esquerdista Enríquez-Ominami, porém, já se manifestou que não apoiara nenhuma das duas candidaturas, ao reconhecer a derrota:

”Cada um de vocês sabe muito bem o que fazer na disputa que se segue, disse dirigindo-se aos correligionários, onde há dois candidatos, que representam o passado e não o futuro. Nenhum dos dois é uma esperança para um país melhor.”

O presidente eleito do Chile assume o governo em 11 de março de 2010.


Nenhum comentário: