28 de nov. de 2009

A VAZIA CUPULA AMAZONICA: Lula esnobado pelos “cumpanheiros” sul americanos

A VAZIA CUPULA AMAZONICA
Lula esnobado pelos “cumpanheiros” sul americanos
Sete presidentes da região amazônica, de última hora, cancelaram a presença na cúpula que o presidente do Brasil, tinha organizado para aparecer como o defensor da floresta. Depois da candidatura da ex-ministra Marina Silva, o filho do Brasil, virou um defensor apaixonado do meio ambiente

Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

Sarkozy, Lula e Bharrat Jagdeo, na cúpula que não aconteceu

Fontes: Diario Catarinense, Último Segundo, O Globo

A ausência de sete dos oito presidentes amazônicos convidados para o encontro de Manaus irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na opinião do governo, a atitude revela o interesse nulo que há na região pelo tema das mudanças climáticas.

Acrescido que o presidente convidou cada um dos presidentes pessoalmente, que deixaram para a última hora para dar desculpas, mostrando que além de preocupação zero com o tema, tem também consideração zero com o anfitrião, presidente Lula, subitamente preocupadíssimo com o tema ecológico.

A intenção era acertar uma posição comum sobre o tema e, principalmente, as compensações para se evitar o desmatamento da floresta, para levar uma posição comum para Copenhague, e ele Lula, completamente verde, defendendo a floresta, coisa que não fez nos sete anos de governo.

Lula ficou em situação constrangedora presidindo uma cúpula com apenas dois presidente, o desconhecidíssimo Bharrat Jagdeo, da Guiana, e o vendedor de aviões de caça e presidente da França Nicolas Sarkozy que ali estava representando a Guiana francesa.

Na abertura da reunião da tarde, que deverias ser de cúpula, Lula inexplicavelmente fantasiado de Evo Morales, ainda teve de explicar a ausência de seus colegas. Começou agradecendo a participação de Sarkozy e Jagdeo, que sem saber que os outros faltariam, compareceram.

Destaque para o presidente francês Nicolas Sarkozy, que deixou Carla Bruni, na França, atravessou o Atlântico para participar dessa reunião fracassada, atendendo o convite de Lula. (Agora o presidente vai ter mesmo que comprar os caças franceses.)

Metade do tempo do discurso de abertura da “cúpula”, Lula gastou explicando a ausência da turma, que mais uma vez lhe fez de bobo:

A desculpa do presidente colombiano, Álvaro Uribe, foi um machucado na perna, resultado de uma queda de cavalo, na verdade ele não viria de maneira alguma, para evitar o desagradável encontro com Chávez. Preferiu cair do cavalo.

Hugo Chávez, há pouca horas de avião do evento, alegou que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, teria estendido sua visita a Venezuela - na verdade ele foi embora na manhã de ontem - e que o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, chegaria durante a tarde ao País.

Evo Morales disse não querer se ausentar por conta das eleições, daqui a quinze dias; Rafael Correa (Equador), nem se preocupou em informar pois está na Bélgica; Alan Garcia (Peru) e até o desconhecido Ronald Venetiaan (Suriname) alegaram problemas de agenda.

Por fim o presidente Lula, o senhor da floresta, o defensor do ambiente todo, com a cara de tacho, sorriso amarelo e p... da vida, deu por encerrado os trabalhos.


Nenhum comentário: