27 de nov. de 2009

URUGUAI: Ex-guerrilheiro Mujica será o novo presidente

URUGUAI
Ex-guerrilheiro Mujica será novo presidente
No domingo acontecerá no Uruguai o segundo turno das eleições presidências, com uma vantagem percentual identificada em todos os institutos de pesquisas, o candidato do presidente Tabaré Vázquez ganhará com folga a vaga para futuro presidente do país

Foto:Reuters

José "Pepe" Mujica no ultimo dia de campanha em Montivideo

Fontes: Reuters, Espectador, Estadão, La Republica

O pragmático ex-guerrilheiro José "Pepe" Mujica, vencedor do primeiro turno da eleição presidencial uruguaia é o favorito também no segundo turno, no domingo. Na verdade ampliou sua vantagem sobre o rival Luis Alberto Lacalle, de acordo com a última pesquisa de intenção de votos.

O candidato oficial à Presidência do Uruguai, José "Pepe" Mujica, tem 50% das intenções de votos enquanto o candidato de centro-direita do Partido Nacional e ex-presidente Lacalle tem 42,1%. Para os pesquisadores, mesmo que todos os indecisos se inclinassem para o segundo colocado, mesmo assim ele não seria o vitorioso. Como no Brasil, o voto no Uruguai é obrigatório.

Mujica, de 74 anos, participou nas décadas de 1960 e 70 da guerrilha urbana dos Tupamaros, que tentava enfraquecer o governo conservador do país, embora agora prometa não aproximar o Uruguai de governos esquerdistas mais radicais, como o do venezuelano Hugo Chávez.

Durante a campanha, ele fez diversos elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e recebeu apoio explícito do PT brasileiro.

Foto: Associated Press

O presidente Tabaré Vázquez, no comício de encerramento do seu candidato José "Pepe" Mujica

Se eleito, Mujica irá substituir a partir de 1o de março o popular presidente Tabaré Vázquez, primeiro socialista a governar o país, que deixa um legado de superação da crise econômica global e redução do desemprego.

Os dois candidatos prometem manter a atual política econômica. "O bom senso nos diz que se algo funciona, é melhor não mexer", disse Mujica nesta semana, ao apresentar sua eventual equipe econômica.

Alguns empresários e membros da classe média se preocupam com o passado radical do candidato, mas ele sinaliza a continuidade das atuais políticas ao escolher como vice o ex-ministro da Economia Danilo Astori.

Mujica, que já foi ministro da Agricultura, passou 14 anos preso, a maior parte durante a ditadura militar de 1973-85, por causa da sua ligação com os Tupamaros, que enfrentavam forças de segurança e sequestravam funcionários públicos.

Os Tupamaros acabaram se moderando e se transformando em partido político. Junto a socialistas e outros partidos de esquerda, montaram a Frente Ampla, que venceu as eleições de 2005, na esteira da guinada política da América do Sul à esquerda.

Já Luis Alberto Lacalle (foto), um advogado de 68 anos do Partido Nacional, volta surpreendentemente à arena política depois de um governo (1990-95) marcado por suspeitas de corrupção nos primeiros escalões.

Ele tem lutado pelo apoio da segunda principal força da oposição, o Partido Colorado, cujo candidato ficou em terceiro lugar. O apoio dos colorados seria a única chance de vitória para ele.

O analista Ignácio Zuasnabar, do instituto de pesquisas uruguaio “Equipos Mori”, porém, sentencia:

"É muito difícil forçar uma mudança eleitoral quando o governo que sai é tão popular quanto este e a confiança econômica é tão alta", afirmou.

Sentimos um arrepio.

Nenhum comentário: