8 de nov. de 2009

PRECONCEITO: Vivendo muito acima da média

PRECONCEITO
Vivendo muito acima da média
Ser gordo perdeu o charme, obesos agora sofrem preconceito e até agressões desde a hora, temida, em que entram no transporte público, sobem em elevador, vão dar um mergulho na piscina ou vão passar em porta de segurança nos bancos

Foto: Reuters

Fonte: Revista Veja

Muitas meninas sonham ser bailarinas, mas a paulistana Renata Vaz queria mais. Planejava abrir sua própria academia de balé, cheia de alunas promissoras. Enfrentando as barras desde os 7 anos, ela estudou dança durante uma década.

O grand jeté que planejava para sua vida veio abaixo quando foi reprovada pelos jurados do exame de formatura.

BANIDA NA BARRA Renata na aula de balé: "Disseram que minha barriga ficava muito saliente"
"Eles não apontaram nenhuma falha na técnica, mas disseram que minha barriga ficava muito saliente", conta Renata, que tem 1,70 metro de altura e na época pesava 60 quilos.

"A professora falou que eu era muito gorda para ser bailarina clássica, mas se emagrecesse conseguiria o certificado. Foi a morte para mim.

" Renata é consultora de marketing, está com 27 anos, pesa 80 quilos e voltou a dançar.

"Todas as meninas que fazem aula comigo pesam 30 quilos a menos. Sei que não vou ser bailarina, mas é minha paixão."

Inconcebíveis no mundo das sapatilhas e da leveza etérea, as pessoas obesas enfrentam na vida normal uma barreira universal de preconceito que vai desde as piadinhas humilhantes até a violência.

"Quando era mais nova, cheguei a andar com pedras na bolsa para me defender", diz a fotógrafa Kátia Ricomini, 31 anos, 122 quilos.

"Certa vez comecei a ser empurrada por um grupo de meninos dentro do ônibus. Achei que alguém fosse me ajudar, mas o cobrador até fechou a catraca para me impedir de descer."

Um episódio similar, porém mais violento, levou a americana Marsha Coupe a organizar uma espécie de movimento de protesto contra o "gordismo".

Marsha, 53 anos, 135 quilos, mora em Londres e estava voltando de uma visita ao marido internado com câncer quando foi agredida dentro do trem por uma mulher.

"Ela me chutava e dizia que gente como eu merece morrer. Levei um soco no olho e, como uso lentes, quase fiquei cega. Não via nada, só ouvia a voz cheia de ódio me chamando de porca gorda."

MÁ VONTADEA psicóloga Manu Maciel: "Você sai da loja se achando a maior das mulheres"
Se ter alguns quilos a mais já perturba o cotidiano de muita gente, imagine sofrer da doença do milênio, como a Organização Mundial de Saúde classificou a obesidade.

"Pedir ajuda para achar um número é ter de ver a cara de má vontade da vendedora. Você sai se achando a maior das mulheres", diz a psicóloga curitibana Manu Maciel, de 29 anos, 80 quilos, sobre a experiência banal de entrar numa loja para comprar roupas.

"Depois ainda tenho de ouvir do meu marido que ele também tem problemas na hora de encontrar sapato 44", brinca.

As manifestações preconceituosas em matéria de raça, sexualidade e religião são unanimemente condenadas, ainda que apenas da boca para fora – e nesse campo é uma homenagem que o vício presta à virtude –, mas os muito gordos são sempre julgados pelo peso.

Na vida real ou na ficção, espera-se que sejam apenas engraçados, espirituosos ou piadistas. Qualidades morais indesejáveis, como falta de força de vontade, gula incontrolável e até carência emocional, são automaticamente associadas ao excesso de peso.

"As pessoas enxergam o gordo como responsável pelos próprios males. É como se a sociedade dissesse que quem quer ser tratado com respeito deve emagrecer, quando na verdade todo ser humano merece ser respeitado, independentemente de seu tamanho", diz Allen Steadham, criador de uma ONG que promove a criação de leis para garantir os direitos dos obesos nos Estados Unidos, evidentemente o campo mais fértil para isso.

Foto: Lailson Santos

CONTRA O "GORDISMO"Marsha Coupe: marcas da agressão (à esq.) e protesto para denunciar o preconceito

A obesidade pode produzir dilemas morais terríveis, como o que aconteceu na cidade de Dundee, na Escócia, onde um casal obeso perdeu a guarda dos sete filhos. Todos estavam acima do peso, e a acusação aos pais foi de pôr a vida das crianças em risco mesmo depois de múltiplas interferências do serviço social, incluindo uma casa adequada para a família.

Foi certo ou errado tirá-las dos pais?

A caçula, nascida em setembro, retornou à guarda do casal. As consequências deletérias da obesidade para a saúde são amplamente conhecidas, mas fala-se menos nos males psíquicos.

"A probabilidade de doenças psiquiátricas aumenta conforme o peso do paciente. Quanto mais estressante é o meio ambiente em que o indivíduo se encontra, maior é a probabilidade de ele desenvolver sintomas de depressão, agressividade ou isolamento social", diz Adriano Segal, diretor do Departamento de Psiquiatria e Transtornos Alimentares da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Recuperada da agressão sofrida, a americana Marsha Coupe não se deixa derrubar.

"Não passa um dia sem que eu ouça uma ofensa. É como se você não tivesse o direito de se sentir bem", diz Marsha, que gosta de roupas decotadas e maquiagem carregada.

"Ser gordo é saber que o tempo todo estão olhando você e comentando a seu respeito. Por mais autoestima que se tenha, é estressante. Mas não mudaria nada em mim para agradar aos outros. Não estou errada, sou como qualquer outra pessoa, só que maior."


*“A vida muito acima da média” é o título original do texto da Veja da jornalista Suzana Villaverde
**Acrescentamos imagens e alteramos o sub-titulo

Nenhum comentário: