9 de nov. de 2009

MURO DE BERLIM: Funcionário trapalhão apressou queda do muro

MURO DE BERLIM
Funcionário trapalhão apressou queda do muro

Fonte: AFP

O Muro de Berlim caiu no dia 9 de novembro de 1989, por causa de um anúncio, em parte improvisado, de um funcionário da Alemanha Oriental, Guenter Schabowski, (foto) que acreditou que poderia, com isso, salvar o regime comunista da República Democrática Alemã (RDA).

Eram sete da noite de 9 de novembro de 1989 quando Schabowski, porta-voz do comitê central do Partido Comunista da Alemanha Oriental (SED), anunciou à imprensa que seriam concedidos vistos "sem condições" para viajar ou emigrar para o exterior.

"Quando"?, perguntou um jornalista italiano.

"Até onde sei, a partir de agora", respondeu Schabowski, depois de pensar por um momento.

Os correspondentes de imprensa correram para os telefones para anunciar que o muro havia caído, enquanto os berlinenses do leste deixavam suas casas e corriam para os postos de fronteira, cujos guardas, acuados, acabaram abrindo as barreiras.

Foto: Arquivo

Sem terem instruções sobre as permissões, os policiais em alguns pontos da fronteira, tentavam conter a multidão que queria deixar Berlim Oriental de qualquer maneira e imediatamente, não deu para resistir

"O dia 9 de novembro poderia ter terminado em um banho de sangue. Tivemos muita sorte", afirma Schabowski, hoje com 80 anos, lembrando que, na época, era um comunista engajado.

Schabowski foi expulso do partido em 1990 justamente por seu papel fundamental na queda do muro.

Em 1997, foi condenado por cumplicidade na morte de cidadãos da Alemanha Oriental, executados a tiros quando tentavam atravessar a fronteira.

Schabowski, que recebeu indulto em 2000, é um dos poucos altos dirigentes comunistas da RDA que se distanciou do regime e admitiu sua responsabilidade moral.


Nenhum comentário: