8 de nov. de 2009

MUNDIAL NATAÇÃO: Joanna Maranhão é ouro duas vezes

MUNDIAL NATAÇÃO
Joanna Maranhão é ouro duas vezes
A pernambucana após vencer os 400m medley, vence os 200m borboleta, com apenas uma hora de intervalo entre as duas provas

Fontes: Estadão, Globo Esporte

Joanna Maranhão teve menos de uma hora para descansar entre a final dos 400m medley e a dos 200m borboleta da Copa do Mundo de Moscou, neste sábado. Mas a conquista do ouro na primeira prova parece ter feito a nadadora pernambucana esquecer do cansaço e garantir mais uma vez a vitória na competição disputada em piscina de 25m. Nas duas provas, ela ainda bateu os recordes sul-americano e do campeonato.

- Eu estava com uma expectativa muito boa para os 200m borboleta, cheguei a fazer 2m05s nos treinos. Só que aqui eu sabia que não ia ter muito tempo para descansar. Mas estou passando por uma fase muito boa no Minas, e os resultados de hoje são um reflexo disso - disse Joanna em entrevista ao SporTV, por telefone.

Na primeira prova, 400m medley, Joanna impôs um forte ritmo logo no início e abriu grande grande vantagem para as suas adversárias. Até mais da metade do percurso, a pernambucana nadou com quase um corpo de distância da linha do recorde mundial, mas, no nado peito, não conseguiu manter o ritmo e chegou em primeiro com o tempo de 4m26s98, menos de dois segundos da melhor marca do mundo: 4m25s06, da croata Mireia Belmonte. O tempo, entretanto, foi suficiente para a brasileira bater o antigo recorde sul-americano (4m35s56, de Georgina Bardach) e o do campeonato (4m27s21, de Kathryn Meaklin).

As primeiras braçadas de Joanna na final dos 200m borboleta poderiam sugerir que a nadadora não teria o mesmo fôlego da prova anterior. Mas, na metade da prova, a pernambucana cresceu e passou de terceiro para primeiro lugar. Depois, brigou mais uma vez pelo recorde mundial, mas acabou registrando novamente outras marcas sul-americana e de campeonato com o tempo de 2m04s01. Joanna já era detentora do antigo recorde sul-americano (2m06s49), enquanto a chinesa Yang Yu detinha a marca do campeonato (2m04s04).

Nenhum comentário: