25 de nov. de 2009

ESTADOS UNIDOS – ÍNDIA: Obama saúda a Índia como parceiro indispensável

ESTADOS UNIDOS – ÍNDIA
Obama saúda a Índia como parceiro indispensável
O Presidente norte-americano, no mesmo instante em que Lula recebia no território brasileiro o iraniano Ahmadinejad, recebeu na Casa Branca, o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, com uma cuidadosa pompa, realçando a importância do país emergente e elogiando diretamente o chefe de estado “pela maneira de governar”

Foto: Reuters

Obama: elogios a Índia e ao primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh

Fontes: The New York Times, Publico, G1, Estadão

Obama, elogios a Índia e ao primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh Antes da ida a Washington, o governo indiano questionava seu a Índia ia receber por parte do governo Obama, o mesmo estatuto de que gozou na parte final da Administração Bush, que reconheceu na maior democracia do mundo um aliado preferencial perante a ameaça terrorista e os regimes autoritários da Ásia.

o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, antes da visita, expressou que queira avaliar se as relações com a Índia vão ser subalternizadas por uma relação preferencial entre Washington e Pequim, que se desenha, sobretudo a partir da crise financeira mundial.

A Índia é a maior potência do Índico e o seu papel cresce em toda a Ásia. A China é um dos mais importantes parceiros comerciais de Nova Deli, mas também o seu principal rival estratégico.

Para vários analistas americanos, a parceria indiana, tal como a aliança japonesa, seriam essenciais para equilibrar a influência chinesa.

Outro problema são as relações com o Paquistão, aliado da China, em estado de pré-guerra com a Índia e ator indireto no Afeganistão, que tanto interesse desperta nos americanos.

Nova Deli gostaria que Washington exercesse maior pressão sobre Islamabad em relação às ameaças terroristas vindas de grupos radicais sediados no Paquistão. Mas a política americana está condicionada pela guerra afegã.

Foto: Reuters

O primeiro Ministro Singh assegurou que "nos encontramos diante de um momento de grandes oportunidades em nossa relação. Índia e EUA podem e devem colaborar para canalizar o imenso talento de nossos povos, e apoiar o crescimento e a prosperidade respectivos".

Foi para dizimar todas essas dúvidas e mostrar a importância do parceiro, que Barack Obama dispensou tanto tempo e cuidados com a visita do primeiro-ministro indiano, ressaltada na saudação de boas vindas à Casa Branca: “Esta visita reflete a elevada estima com que os americanos e eu próprio encaramos a sua sábia maneira de governar”.

Acompanhado por Hillary Clinton, Obama fez um paralelo entre duas nações que se libertaram do domínio britânico e frisou:

“Hoje, os nossos países estão na vanguarda do mundo, motivados não [pela vontade de] dominar outros países, mas para construir um futuro seguro e próspero para todos os países. A Índia é indispensável”.

O líder norte-americano ainda lembrou que, há 60 anos, o presidente Harry Truman recebeu na Casa Branca o primeiro primeiro-ministro da Índia, pouco após a independência desse país. Singh se mostrou otimista sobre o futuro das relações bilaterais. Segundo ele, ambos os países buscam uma "parceria estratégica de dimensões globais".

A seguir, realizou-se um longo encontro na Sala Oval, um dos maiores tempo já dispensado a um chefe de estado, durante o governo Obama, para em seguida participarem de uma entrevista coletiva de imprensa.

Foto: Luke Sharrett/The New York Times

O casal presidencial preparou uma cerimônia em grande estilo, mandando erguer uma tenda nos jardins sul da Casa Branca, capaz de acolher 400 convidados. A sala dos jantares oficiais da residência presidencial só tem capacidade para acolher 140 pessoas.

Foi contratada uma florista, Laura Dowling, para ornar o ambiente do jantar ao ar livre, o que foi feito com ramos Magnólia cultivadas, colhidos de forma sustentável e hera.

Chamaram também um chef muito especial, Marcus Samuelsson, do primoroso restaurante Aquavit, de Nova York, um cidadão americano que nasceu na Etiópia, criado na Suécia com uma culinária famosa pela fusão de sabores e requinte. Foi servido um cardápio sem carne, pois o primeiro ministro indiano é vegetariano.

A música ficou a cargo National Symphony Orchestra; Jennifer Hudson, a cantora e atriz; Kurt Elling, o músico de jazz de Chicago, e AR Rahman, o compositor indiano que escreveu a trilha para o filme “Quem Quer Ser um Milionário?”.

Foto: Luke Sharrett/The New York Times

Obama cumprimentou seus convidados fazendo um brinde em híndi, língua falada por 70% dos indianos, e elogiou as contribuições de Mohandas Karamchand Gandhi e Martin Luther King Jr., dizendo que notáveis homens com eles " são a razão pela quais alguns de nós podemos estar aqui esta noite."

Mr. Singh respondeu: "Sua vinda para a Casa Branca tem captado a imaginação de milhões e milhões de indianos".

Foto: Reuters

A primeira-dama usava um vestido sem mangas de ouro criado por Naeem Khan, um designer indiano-americano.

A noite foi uma potente mistura de política, diplomacia e glamour, Congressistas, dignitários e celebridades de Hollywood indiana vestidos com smokings e vestidos de grife.

Foto: Madel Ngan/Agence FrancePresse- Getty Images

Steven Spielberg, Alfre Woodard, Blair Underwood, Jhumpa Lahiri and Alberto Vourvoulias, Colin Powell e sua esposa Alma Powell, chegando para a recepção

A lista de convidados incluía os atores Alfre Woodard e Blair Underwood, os diretores Steven Spielberg e M. Night Shyamalan, o escritor Jhumpa Lahiri, o ex-secretário de Estado Colin L. Powell, o governador de Louisiana Bobby Jindal, um republicano, e Indra Nooyi, o chefe executivo da PepsiCo.


Foto: Luke Sharrett/The New York Times

A cuidadosa preparação da mesa para a recepção

Presidente Ulysses S. Grant realizou o primeiro jantar de estado na Casa Branca, quando recebeu o rei Davi Kalakaua, do Havaí em 1874. Através das décadas, os líderes têm usado as ocasiões para recompensar aliados proeminentes e cultivar as relações diplomáticas.

Não são feitos com regularidade, nem com muita freqüência, nos seus oito anos de mandatos, Presidente George W. Bush realizou apenas seis jantares de estado.

O presidente Barack Obama visitou a Rússia em julho, neste mês visitou a China e recebeu dessa forma apoteótica dos indianos. Dos BRIC, o Brasil parece ser o menos alinhado, prestigiado e motivo de interesses extraordinários, por parte de Washington, no momento.



Nenhum comentário: