6 de nov. de 2009

ELEIÇÕES 2010: Aécio Neves deu um tapa em sua popularidade

ELEIÇÕES 2010
Aécio Neves deu um tapa em sua popularidade
A ida a uma festa badalada da Calvin Klein, na piscina do hotel Fasano, no Rio, pode ter mudado a vida do governador mineiro e até a história do Brasil


Aécio Neves e a namorada Letícia Weber, numa festa por aí

Fontes: Joyce Pascowitch, Blog do Juca, Blog do Juca,IG Gente, Mídia Independente, Blog Luis Nassif

Resistimos contar o escândalo envolvendo o governador mineiro Aécio Neves e sua namorada Letícia Weber, que vem rolando na internet desde 25 de outubro. Imaginávamos ser mais uma dessas fofocas sociais irrelevantes auto-dissoluveis. A história tem crescido e tomado importância política, enão resolvemos, mesmo tardiamente, registrar e comentar.

Tudo começou no site Glamurama da jornalista Joyce Pascowitch:

NELSON RODRIGUES

“Um dos convidados mais importantes e famosos da festa que o estilista Francisco Costa, da Calvin Klein, deu na piscina do hotel Fasano, no Rio, nesse domingo, acabou estrelando uma cena que deixou todos os convidados constrangidos. Visivelmente alterado, ele deu um tapa na moça que o acompanhava – namorada dele há algum tempo. Ela caiu no chão, levantou e revidou a agressão. A platéia era grande e alguns chegaram a separar o casal para apartar a briga. O clima, claro, ficou muito pesado.”

Seis dias depois, 1° de novembro o Blog de Juca Kfouri, com um título direto dizia:

COVARDIA DE AÉCIO

“Aécio Neves, o governador tucano de Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e uma tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.

Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.

A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.

Acrescentou:

Às 15h18, o blog recebeu nota da assessoria de imprensa do governo mineiro desmentindo a informação e a considerando caluniosa.

O blog a mantém inalterada.”

A história seguiu na Web

RELATO NO TWITTER DO NOBLAT:

“Passei o dia atrás da história da suposta agressão de Aécio Neves à namorada. Ouvi 6 pessoas que estavam na festa do hotel Fasano. Resposta delas: não viram nada. Há pouco, localizei Aécio e a namorada, Letícia. Os dois passam o fim-de-semana em Florianópolis.

‘Isso é uma nojeira. Não aconteceu nada. Meu azar foi me apaixonar por um político,’ me disse Letícia. Aécio não quis comentar.”

Lauro Jardim, da Veja, no seu Blog fez uma defesa apaixonada:

“A insidiosa campanha de boatos na internet sobre Aécio Neves, que circula com força na web desde o fim de semana, visa a atingir exatamente a característica mais festejada do governador mineiro: a capacidade de conciliação e de entendimento entre contrários.

A baixaria tenta também alcançar outra de suas marcas atestadas nas pesquisas de opinião – a boa imagem junto ao eleitorado feminino. Enfim, está inaugurada no final de 2009 a era de baixarias na campanha 2010.”

Foto: Nina Silva/IG

Enquanto a suposta agressão ganhava força na internet, o IG publica fotos do casal feliz na praia.

A imagem também é reproduzida pela Abril.com. Em ambos os casos, o crédito vai para uma desconhecida fotografa “Nina Silva”, que não tem nenhum outro trabalho publicado na internet. (Usamos a maioria das fotos para ilustrar esse posto.)

AÉCIO NEVES FALA À IMPRENSA NO FIM DA TARDE DE TERÇA (3/11):

“Isso é uma aleivosia tão grande. Eu me sinto, claro, pessoalmente ofendido por isso, mas prefiro até nem comentar para não validar algo tão distante da minha prática cotidiana. Sempre fiz política e vou continuar fazendo no patamar muito superior a esse. E o que eu posso dizer é que é uma calúnia vergonhosa.”

O Blog de Juca kfouri volta ao assunto hoje 06/11/2009:

DESMENTIDOS

Aécio Neves e sua namorada negam que tenha havido um incidente entre eles numa festa da Calvin Klein, no Rio, no domingo retrasado.

É possível mesmo que não tenha havido.

A nota que dei em meu blog, no UOL, no domingo passado, uma semana, portanto depois da tal festa, diz claramente que ele deu uma tapa e um empurrão em sua acompanhante.

Repito: acompanhante.

A fonte que ouvi testemunha do incidente, disse com todas as letras:

"Ele deu um tapa, um empurrão, ela caiu e depois cada um foi para um canto, diante de constrangimento geral."

Então, perguntei: "Era a namorada dele?".

E a fonte respondeu:

"Isso não sei, porque não a conheço. Era uma loira bonita e que estava inconveniente".

O fato grave, é claro, permanece: a agressão.

Para sujar mais ainda o meio de campo, trouxeram para o caso, o Governador de São Paulo, José Serra, que não estava na cena dos fatos, não bateu em ninguém e disputa com Aécio uma vaga de candidato a presidente da republica dentro do PSDB com o governador de Minas e hoje figura em todas as pesquisas como o candidato vencedor do pleito de 2010, caso esse ocorresse no momento atual.

Serra ganhou fama de ser um perigoso caluniador de adversários, quando a filha de José Sarney, liderava as pesquisas para presidente da republica em 2002 e de repente a Polícia Federal, investigando a empresa do seu marido, encontrou uma quantia de dinheiro não explicado no escritório da empresa, e a candidatura da maranhense sumiu da disputa eleitoral, que acabou sendo vencida pelo candidato Luis Inácio Lula da Silva.

O senador José Sarney, na ocasião, não tendo como defender Roseana, pois as provas lá estavam, preferiu acusar José Serra, que era Ministro de Fernando Henrique, a usar a Polícia Federal, e o esquema de espionagem do governo federal, para acusar a sua filha.

Essa história toda nunca foi esclarecida, mas seguramente Serra não tirou proveito final da situação.

Por último, nesse novo formato da história que Juca Kfouri diz que houve a agressão e a agredida pode não ter sido a namorada de Aécio, mas outra mulher. Então surge um novo personagem, uma manequim americana, em cena, loura e bonita como a namorada de Aécio, a verdadeira vítima da agressão.

Ainda há a questão da comparação feita por Juca entre Aécio e Fernando Collor, que se atribui a uma insinuação antiga de que o governador mineiro é consumidor de drogas. Lembrar que na nota de Joyce Pascowitch, a primeira a publicar os fatos sem citar os nomes, diz que o agressor estava Visivelmente alterado.

Como nem todos os pontos estão esclarecido aproveita-se para preencher com elucubrações. Fala-se que Juca Kfouri é amigo intimo de José Serra e assiste com o governador jogos de futebol, no Palácio Bandeirante; a fonte do jornalista, em que ele tanto confia a ponto de arriscar o pescoço é a própria Joyce Pascowitch, que não gostaria de se ver envolvida em questões políticas desse nível, já que sua praia é outra.

O boatos de que Aécio é consumidor de pó, é antigo. Numa entrevista ao blog do jornalista Renato Rovai, Kfouri colocou ainda mais lenha na fogueira:

Rovai: Você diz em seu blog que a imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos. É possível ser mais claro em relação a essa frase.

Kfouri: É isso mesmo que você está pensando, Renato. Circulam mil histórias em relação ao Aécio, histórias que, aliás, o Mineirão canta em coro [durante a partida Brasil e Argentina, no ano passado, parte da torcida presente entoou o coro?Ô Maradona, vai se fuder, o Aécio cheira mais do que você"]. Acho que a imprensa tem obrigação de investigar isso, como deveria ter feito o mesmo em relação ao caçador de marajás. Isso não pode ser tratado como coisa menor, como algo regional.

Não é dificil concluir que existe algo de estranho no reino da das Geraes.

A princípio, se José Serra, aproveitando a agressão de Aécio, quisesse divulgar o fato, para prejudicar o concorrente, não seria prudente usar Juca Kfouri, que tem um blog esportivo, ficou estranho até que tenha sido ele a publicar a história em primeira mão.

Mas mesmo acreditando que Juca está divulgado para ajudar Serra, a serviço do paulista ou por conta própria, não se pode negar, que nada poderia ser denunciado se Aécio, Visivelmente alterado, não tivesse dado um tapa numa mulher.

Algo ocorreu: nenhum desses cronistas de eventos, blogueiros, revistas de celebridades, registrou a presença, de Aécio Neves na festa, com ou sem namorada, embora ele tenha comparecido. Acontece que o incidente não só comprometeria o governador mineiro, como o próprio evento, tirava-lhe a classe, o brilho, a intenção de badalação internacional.

Por não querer registrar a agressão, todo mundo fez de conta que Aécio lá não esteve.

Quanto às fotos divulgadas depois dos boatos terem chegado à web, com Aécio, cheio de intimidades, com a namorada, em Curitiba, clicado de forma consentida, pela famosa fotografa desconhecida, Nina Silva, parece igualmente uma coisa mal plantada, para dar a sustentação oficial de que o casal vai às mil maravilhas.

As fotos teriam sido feitas bem antes dos incidentes, por alguém não profissional, apenas para uso doméstico, utilizadas agora para limpar a barra do governador.

Cabe a imprensa investigar mais. Tentar saber quem é a fotografa Nina Silva, se bem que isso é necessidade de segundo plano, o cerne da matéria, é localizar e obter uma declaração da mulher que apanhou.

Examine-se ainda a enigmática frase da namorada de Aécio ao jornalista Ricardo Noblat:...Meu azar foi me apaixonar por um político...

Quem souber o que ela quis dizer com isso, também estará na pista de desvendar esse mistério que pode mudar a história das eleições de 2010, se é que já não mudou.

2 comentários:

Marcelo disse...

É falsa a notícia sobre a agressão de Aécio à namorada em festa

É falsa e tem objetivos políticos eleitorais a notícia de que o governador de Minas, Aécio Neves, pré-candidato à presidente pelo PSDB, teria agredido a namorada, a estilista Letícia Weber, em uma festa no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro.

É o que revela a apuração dos fatos feita por dois dos jornalistas políticos mais bem informados do país: Ricardo Noblat, do Blog do Noblat, e o Lauro Jardim, editor da coluna Radar, da revista Veja e do Portal Abril.com.

Eles apuraram os fatos, conversaram com pessoas que participaram da festa e apontam as motivações políticas entorno da divulgação da notícia.

Ricardo Noblat – 02/11/2010, em seu Twitter : www.twitter.com/blogdonoblat

Passei o dia atrás da história da suposta agressão de Aécio Neves à namorada. Ouvi 6 pessoas que estavam na festa do hotel Fasano.

Resposta delas: não viram nada. Há pouco, localizei Aécio e a namorada, Letícia. Os dois passam o fim-de-semana em Florianópolis.

"Isso é uma nojeira. Não aconteceu nada. Meu azar foi me apaixonar por um político," me disse Letícia. Aécio não quis comentar.

Letícia disse mais: "isso me parece exploração política." Berzoini, presidente do PT, deu a notícia no seu twitter.

Lauro Jardim - Blog Radar on-line - 03/11/2009 - 6h02
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2010/comecou-a-baixaria/

Começou a baixaria - Eleições 2010

A insidiosa campanha de boatos na internet sobre Aécio Neves, que circula com força na web desde o fim de semana, visa a atingir exatamente a característica mais festejada do governador mineiro: a capacidade de conciliação e de entendimento entre contrários.

A baixaria tenta também alcançar outra de suas marcas atestadas nas pesquisas de opinião - a boa imagem junto ao eleitorado feminino.

Enfim, está inaugurada no final de 2009 a era de baixarias na campanha 2010.

Marcelo disse...

Artigo revela quem pode estar por trás das maldades contra Aécio

"A patrulha da lama se assanha
por Lucia Hippolito"

O tabuleiro eleitoral começa a se compor. As tropas de lado a lado se aprontam.
E a patrulha da lama se assanha. Campanha eleitoral é com ela mesma.
Ataques pessoais constituem arma das mais delicadas e perigosas de uma disputa eleitoral. São faca de dois gumes.
Não são poucos os casos de ataques pessoais que provocaram efeito bumerangue, ou seja, voltaram-se contra o atacante, prejudicando-o mais do que à vítima.
...Na eleição presidencial de 2002, foi devastadora a visão de uma montanha de dinheiro encontrada no escritório do marido da pré-candidata Roseana Sarney.
Até hoje mal explicada, aquela dinheirama foi fatal para as pretensões presidenciais de Roseana.
E até hoje, o senador José Sarney está convencido de que José Serra estava por trás da denúncia contra sua filha....
Assim como também foi devastadora a revelação do "escândalo Miriam Cordeiro", quando, às vésperas da eleição de 1989, uma ex-namorada de Lula veio à TV afirmar que ele tinha tentado convencê-la a fazer aborto.
A aparição da ex-namorada foi armada pelo adversário, pela tropa de choque a serviço de Fernando Collor. (O senador Renan Calheiros, hoje aliado íntimo do presidente Lula, deve se lembrar bem desse episódio.)
Nas eleições de 2006, o PT colou no candidato do PSDB a pecha de privatista, entreguista, alguém que "vendeu o patrimônio do povo brasileiro na bacia das almas".
...
Ataque pessoal não é coisa para amador. Ao contrário, é trabalho para profissional altamente competente.
Em geral, o ataque pessoal segue uma regra de ouro: nunca, nunca mesmo, parte do candidato adversário. Os ataques são sempre terceirizados.
É para isto que existe, em todas as campanhas, a patrulha da lama. É ela a encarregada de espalhar denúncias, calúnias, insultos, verdades, mentiras.
Com a disseminação da internet, calúnias e insultos percorrem a rede em velocidade estratosférica. Blogs, twitters, redes de relacionamento, tudo contribui para espalhar tanto a boa notícia quanto a lama.
Alguns partidos já possuem tropas treinadas. Tarefeiros remunerados ou voluntários que "estacionam" em certos blogs e sites - ou são seus titulares -, espalhando veneno e promovendo verdadeiros linchamentos virtuais.
Preço pequeno a pagar pela liberdade de expressão. E vale a pena pagar.
No Brasil, os marqueteiros espalharam a ideia de que "quem bate perde". Nem sempre é verdade. Os danos podem ser fatais.
Por isso mesmo, a patrulha da lama se faz presente e todas as eleições. Cada vez mais disseminada e sofisticada.
Sob este aspecto, podemos dizer que a campanha eleitoral de 2010 já começou.
A notícia de que o governador Aécio Neves teria esbofeteado a namorada numa festa no Rio de Janeiro espalhou-se pela internet em altíssima velocidade.
A namorada negou tudo, pessoas presentes à festa não viram nada, além de um escorregão da moça na pista de dança, o governador chegou a falar no assunto em indignada entrevista coletiva (era a respeito de outro assunto, mas a pergunta foi inevitável. E ele não se furtou a responder.)
Mas a notícia continua a se multiplicar pela internet.
Junto com a notícia veio a especulação: "já é coisa de Serra, para anular as chances de Aécio?"
"É coisa de José Dirceu, temeroso de que o candidato seja Aécio?"
"É coisa dos dois, que continuam se dando muito bem?"
Não se sabe.
A única coisa que se sabe é que a patrulha de lama da campanha eleitoral de 2010 já entrou em campo.

Leia o artigo da comentarista política da Rádio CBN no seguinte endereço: "A patrulha da lama se assanha".

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito/posts/2009/11/04/a-patrulha-da-lama-se-assanha-237968.asp