11 de nov. de 2009

COISA NOSTRA: Toffoli vai libertar Battisti

COSA NOSTRA
Toffoli vai libertar Battisti
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará amanhã o julgamento de extradição do ex-ativista de esquerda italiano Cesare Battisti, condenado na Itália por quatro assassinatos e a quem o Governo brasileiro concedeu um polêmico status de refugiado político. O novo ministro do STF, aquele patrocinado pela Caixa Econômica Federal, sem nenhum pudor, vai por o terrorista em liberdade, cumprindo ordens do PT

Fotomontagem Toinho de Passira

“Tutti buona genti:” Toffoli e Battisti

Fontes: O Globo, Folha Online, "thepassiranews", EPA

Quando estava sendo sabatinado no Senado, o advogado petista, agora ministro petista, José Dias Toffoli, já havia sinalizado que iria participar do julgamento do terrorista italiano, protegido do governo Lula, condenado na Itália a prisão perpetua, por crimes hediondos.

Para simular uma pressão, um grupo de parlamentares, a maioria do PT e contrária à extradição do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti, reuniu-se nesta terça-feira com o ministro Toffoli, para pediu que ele participe da continuidade do julgamento do italiano, previsto para o dia 14.

Toffoli, que era o advogado-geral da União quando o governo deu ao ativista a condição de refugiado, continua fingindo que ainda avalia se votará no caso.

No encontro, Toffoli disse aos deputados, que foram pedir sua participação, na encenação mal ensaiada, que receberia também qualquer autoridade do governo italiano, a favor da extradição. Ou seja, está preparando a farsa de após ouvir as partes, decidir, quando na verdade, já veio para o Supremo com o voto favorável ao terrorista no bolso do seu colete petista.

O julgamento de Battisti foi interrompido no dia 9 de setembro após o pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello. O placar contabilizava quatro votos a três a favor da extradição do italiano. Além de Marco Aurélio, ainda falta votar o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo.

Se votar, Toffoli definirá a situação de Battisti, já que ninguém tem dúvidas de seu voto favorável. Tanto quanto o voto do Ministro Marco Aurélio contra a extradição e de Gilmar Mendes a favor, como ambos já deixaram entrever durante os debates.

O julgamento terminaria empatado em 5 a 5. O ministro Celso de Mello se declarou impedido de votar. Nesse caso, para resolver o impasse, a questão pode ser resolvida de duas formas: ou convoca-se um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para desempatar ou adota-se o mesmo procedimento de julgamentos de habeas corpus - que, em caso de empate, o réu é beneficiado.

Cesare Battisti se for esperto ainda vai pedir uma indenização por ter ficado preso indevidamente no Brasil, ou uma pensão vitalícia.

Assim começará, muito apropriadamente, com o pé esquerdo, a carreira do ministro do STF o petista, José Antônio Dias Toffoli, advogado do PT, filhote de Lula, cupincha de José Dirceu, afinal com essa biografia não se podia esperar outra coisa.


Nenhum comentário: