10 de nov. de 2009

CASO GEISY: Imprensa estrangeira não entendeu, nós também

CASO GEISY
Imprensa estrangeira não entendeu, nós também
Os principais sites de notícias do mundo não entenderam como no Brasil alguém pode ser hostilizado por usar saia curta


O jornal americano, Huffington Post, que publicou em fevereiro essa foto de Viviane Castro no carnaval, a musa do menor tapa sexo do mundo, sob o pretexto de que numa perna tinha uma gravura de Lula e noutra a de Obama. Pode perguntar: como um país assim pode expulsar alguém por usar vestido curto?

Fontes: The Guardian, El Pais, Times Of India, Huffington Post, Washington Post, The New York Times, BBC Brasil

A polêmica em torno da estudante Geisy Arruda, a moça do vestido vermelho curtinho, foi destaque em alguns dos principais sites de notícias e blogs estrangeiros nesta terça-feira.

A maior parte das reportagens reflete a surpresa dos estrangeiros ao constatar a repercussão em torno de um vestido curto no Brasil, país cuja imagem está intimamente ligada ao carnaval e às praias, onde as mulheres usam biquínis pequenos.

O caso foi citado em sites de jornais como os americanos The New York Times e Washington Post, o inglês The Guardian, o espanhol El País e o argentino Clarín. No site da BBC em inglês, a notícia do recuo da universidade, que desistiu de expulsar a estudante, ficou entre as dez mais acessadas nesta terça-feira.

O The Times of India, da Índia, destacou o caso com o título “No ousado Brasil, estudante é expulsa por causa de minivestido”.

Já o New York Times tentou explicar a situação a seus leitores dizendo que “apesar do Brasil ser conhecido por suas roupas reveladoras - especialmente nas cidades litorâneas, onde muitos biquínis são chamados de fio dental – a maioria das estudantes universitárias se veste de forma mais discreta no campus, normalmente usando jeans e camisetas.”

Será que os americanos pensavam que as nossas universitárias iam estudar como passistas de escola de samba, ou com biquínis de garotas de Ipanema?


Nenhum comentário: