25 de nov. de 2009

BRASIL – IRÃ : Quem ganha com a visita de Ahmadinejad ?

BRASIL – IRÃ
Quem ganha com a visita de Ahmadinejad?
A comunidade internacional tenta entender qual a intenção de Lula em receber e apoiar o odiado Mahmoud Ahmadinejad, defensor de posições extravagantes, acusado de financiar o terrorismo contra Israel, de estar construindo uma bomba atômica, de torturar e prender os seus oposicionistas, de enforcar gays e mulheres adulteras

Detalhe, editada, da primeira página do jornal “El País”

Na legenda da primeira página o El Pais diz que o “Brasil se envolve no ninho do Oriente Médio”

Fontes: Gazeta do Povo , EPA, El Pais, BBC Brasil

Um editorial do jornal espanhol El País nesta terça-feira diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre o risco de "perder prestígio internacional", ao receber o colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

“Ahmadinejad pretende buscar fora (de seu país) a legitimidade que dentro continua sendo contestada. Mas a visita ao Brasil também está relacionada às sanções que a comunidade internacional imporá a Teerã após o bloqueio das negociações sobre seu programa atômico”, diz o jornal.

Enquanto Ahmadinejad circula pela americana latina, o Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) prepara uma resolução condenatória ao programa nuclear do Irã.

Detalhe das primeiras páginas dos jornais Corriere della Sera e the Miami Herald

Em alguns jornais do mundo Lula recebendo Ahmadinejad, no Brasil, ocupava a primeira página das edições impressas

Alguns jornais do mundo puseram Lula recebendo Ahmadinejad, na primeira página das edições impressas As seis grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), que tentam negociar com o Irã um acordo sobre seu polêmico programa nuclear, elaboraram um projeto de resolução para ser adotado na reunião do Conselho esta semana, onde fica clara a "séria preocupação" desses seis países com a construção de uma nova unidade, secreta e subterrânea de enriquecimento de urânio no interior do país.

Quando Lula diz que defende o projeto nuclear do Irã para fins pacíficos, no noticiário iraniano e islâmico radical, sai que Lula defende o programa nuclear iraniano, com pode ser visto no jornal “Jam-e-Jam” de Teerã.

Para eles produzir uma bomba atômica, é um programa que pode levar a paz, pois fará o ocidente respeitá-los e ser desencorajado de tentar uma aventura militar em seu país.

O Irã teme, de verdade, uma intervenção militar americana, ou ocidental, liderada pelos americanos desde que isso foi feito no Iraque, com desculpas infundadas de existências de fabricação de armas químicas e de um programa nuclear secreto.

Por mais erros que tenha cometido a política de Bush o mundo não está precisando de mais um maluco com uma bomba atômica no paiol.

Lula e a diplomacia brasileira estão entrando ingenuamente num vespeiro, de peito aberto, em busca de um prestígio internacional no mundo mulçumano, embarcando numa aventura perigosa de conflitos milenares, sem um objetivo claro, achando que isso vai lhe trazer vantagens numa possível intermediação de pacificação dos conflitos no oriente médio.


Detalhe da primeira página do jornal iraniano Jam-e-Jam, de Teerã
Sentindo-se momentaneamente poderoso, o nosso presidente age com um novo rico, achando que tudo pode e que nada lhe afetará.

O pior é que quando Lula escolhe defender Ahmadinejad e recebê-lo como aliado, está deixando de se aliar com os nossos maiores parceiros comerciais, para fazer parte do restrito grupo antiamericano da Bolívia e da Venezuela, que não lhe são fieis, levando o Brasil a correr riscos desnecessários.

As conseqüências desse gesto não poderão ser vistas de imediato, mas estarão presentes, como referencia negativas, em todas as negociações, diplomáticas e comerciais daqui para frente.

Lembrar, por exemplo, que os judeus não estão só em Israel, e que as maiores fortunas do planeta estão nas mãos de cidadãos judeus e suas empresas. Será que eles se sentirão a vontade em negociar com um país que apóia o Irã, que ameaça varrer Israel do mapa do Oriente Médio?

O jornal espanhol El Pais, diz que essa visita teria com resultado um placar de zero a zero, no que discordamos. Respondendo a pergunta que fizemos no título do texto: "Quem ganha com a visita de Ahmadinejad ao Brasil? Respondemos: Ahmadinejad, e de goleada.

Nenhum comentário: