11 de nov. de 2009

BRASIL AS ESCURAS: Programa “Apagão para Todos”, do governo Federal

BRASIL AS ESCURAS
Programa “Apagão para Todos" do Governo Federal
Se Dilma é a mãe do apagão, Edison Lobão é o padastro. Não precisa nem fazer DNA, o menina é Lula “cagado e cuspido”

Fotomontagem Toinho de Passira

O Blog Democratas reportou:

Até o início da madrugada de hoje, o governo não sabia as causas do apagão que atingiu 800 cidades brasileiras e, claro, não tinha qualquer previsão de retorno do abastecimento – “pode demorar de dois a três dias”, disse um assessor de Itaipu.

O mega-apagão começou às 10 e 13 da noite desta terça-feira, provocando transtornos em todo o país. Metrôs parados por falta de energia, trânsito pesado por causa da falta de semáforos, aeroportos funcionando com ajuda de geradores. A violência aumentou. Assaltantes atacaram pessoas nas ruas, segundo relato de uma repórter da TV Globo.

O ministro de Minas e Energia do governo Lula, Edson Lobão, atribuiu o mega-apagão a “condição atmosférica”. Não poderia culpar os reservatórios plenamente abastecidos pela abundância das chuvas nos últimos meses.

O certo é que houve desligamento completo das 20 turbinas da Usina de Itaipu, provocando blecaute em menos oito estados e o Distrito Federal. O apagão de escala nacional afetou São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Espírito Santo. O Estado do Rio foi o mais atingido.

O sistema interligado, montado para cobrir eventuais falhas no abastecimento, não funcionou. As usinas movidas a óleo na condição de reservas também não conseguiram cumprir a sua função.

A responsabilidade do governo, o planejamento e regulação do sistema de energia, desnudou a incompetência. Não se sabe, até agora, se o apagão aconteceu por causa de “condição atmosférica” ou incompetência mesmo.

Só para lembrar: Dilma Rousseff foi ministra das Minas e Energia, até a queda José Dirceu no escândalo do mensalão. Foi nesse período autorizado um suspeito reajuste na conta de energia elétrica que garfou, até agora, 10 bilhões de reais dos brasileiros. 

Totalmente em concordância que foi dito pelos Democratas, queriamos acrescentar que tecnicamente, que mesmo que tenha sido o “tal fenômeno da natureza” o fator principal gerador do “apagão”, em algum ponto das linhas de transmissão, o fato de a partir daí desencadear-se sem controle o desligamento de todo o sistema, sem retorno a normalidade de abastecimento, por um período acima do razoável, demonstra uma fragilidade perigosa num sensível setor do desenvolvimento nacional.

Os técnicos estranham por que motivo as termoelétricas não entraram em funcionamento, pois dentro do contexto normal são programadas para operar automaticamente, assim que o sistema rotineiro cai.

Não adianta perguntar ao Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, de formação advogado lobista, o apadrinhado de Sarney, pois ele é incapaz de reconhecer a diferença entre uma tomada e um interruptor. O PMDB de Sarney herdou o Ministério das Minas e Energia, de porteira fechada da Ministra mãe do PAC a guerrilheira Dilma Rousseff, que tratava os técnicos e antigos funcionários da empresa, como se fossem inimigos, no seu habitual jeito terrorista de gerir com mau humor, como se sisudez fosse sinônimo de seriedade.

O novo ministro sem nada saber, ao invés de se assessorar com os técnicos, abarrotou as diretorias do sistema com mais peemdebistas incompetentes e corruptos dispostos apenas a se locupletarem ao máximo. Não se investiu no setor, nem na manutenção, pois não se inaugura manutenção, muito menos em novos empreendimentos, principalmente nas energias alternativas, eólica, solar, etc., na contramão do que vem sendo feito em todo o planeta.

Lula vai se reunir para arranjar uma desculpa, quanto ao apagão, pena que depois de sete anos de factóides, não possa mais dizer que foi uma herança maldita. Sugerimos que vá a televisão e como o ditador venezuelano, Hugo Chávez, seu irmãozinho, peça a população para tomar banho de três minutos, passando a responsabilidade para o povo.


Nenhum comentário: