7 de out. de 2009

Suiça não aceita fiança para Roman Polanski

Suiça não aceita fiança para Roman Polanski
Porta-voz do ministério da justiça suíço, afirmou que o governo suíço acredita que há um grande risco de Polanski fugir se for libertado.

Foto: Reuters

O diretor Polanski, em setembro passado, assistindo na Alemanha, a apresentação do seu musical “Dança dos Vampiros” na Oberhausen

Fontes: BBC Brasil, Mirror, ”thepassiranews”

A Justiça da Suíça negou nesta terça-feira a possibilidade de fiança para o cineasta Roman Polanski, preso em Zurique desde 26 de setembro e aguardando uma possível extradição para os Estados Unidos.

O cineasta de 76 anos, que tem cidadanias francesa e polonesa, mora na França e havia viajado à Suíça para receber um prêmio pelo conjunto de sua obra no Festival de Cinema de Zurique.

Polanski foi detido por causa de um alerta internacional emitido pelos Estados Unidos, após um mandado de prisão originalmente emitido há 31 anos pela Justiça americana.

Em 1977, ele admitiu ter mantido relações sexuais com uma garota de 13 anos, o que é ilegal no país, mas no ano seguinte fugiu para a França antes de receber a sentença.

Os advogados de Polanski disseram que vão contestar sua prisão e qualquer tentativa de extraditá-lo para os Estados Unidos.

Foto: Reuters

De acordo com os jornais suíços, essa era uma das casas, nas montanhas suíças em Gstaad, que o cineasta costumava passar férias, por vários anos,sem nunca ter sido molestado pela justiça

Os representantes legais do cineasta também fizeram um pedido ao Superior Tribunal Penal da Suíça pedindo a libertação de Polanski, mas a decisão do tribunal deve ser influenciada pela posição do Ministério da Justiça.

Polanski recebeu à distância o Oscar de melhor filme pela obra O Pianista, de 2002, que conta as memórias de um músico judeu em plena ocupação nazista de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto: AP

Nesse presídio, em Zurique, na Suiça, Polanski aguarda a decisão do processo extradição

A prisão do cineasta gerou protestos entre alguns políticos e nomes famosos de Hollywood. Diretores e atores assinaram um abaixo-assinado pedindo sua libertação, entre eles Woody Allen, Martin Scorsese, Terry Gilliam, Pedro Almodóvar e Stephen Frears.

Alguns artistas, como as atrizes Fanny Ardant e Monica Bellucci, assinaram uma carta manifestando seu "horror" com a prisão do cineasta.

Foto: Mirror

Fotos de Samantha Geimer, a vítima de Polanski, aos 13 anos, época do crime e atualmente

A vítima do cineasta, Samantha Geimer, processou Polanski em dezembro de 1988. O cineasta concordou em pagar US$ 500 mil cinco anos depois.

Mas em janeiro deste ano Geimer pediu à Justiça americana que arquive as acusações contra Polanski alegando que a divulgação contínua dos detalhes do caso "causa danos a mim, meu marido e meus filhos". Na semana passada, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, embora ligado ao cinema, não vacilou em afirmar que o cineasta não deve receber tratamento especial por ser um "diretor de cinema importante".


Nenhum comentário: