29 de out. de 2009

PAQUISTÃO – Terrorismo: Carro-bomba mata mais de 100 em Peshawar

PAQUISTÃO – Terrorismo
Carro-bomba mata mais de 100 em Peshawar

Pelo menos 105 pessoas foram mortas e 200 ficaram feridas nesta quarta-feira em uma grande explosão em um mercado em Peshawar, capital da província da Fronteira Noroeste no Paquistão. O atentado coincide com a visita da Secretaria de Estado Hillary Clinton ao país

Foto: Reuters

A secretária americana, manteve a programação original, apesar dos atentados, pela manhã visitou um santuário muçulmano da corrente mística Sufi em Islamabad e a tarde foi Lahore, capital cultural do país, fossemos nós voltávamos para Passira

Fontes: Estadão, BBC Brasil, Dawn, Jornal do Brasil, The New York Times, Estadão, AFP



A chegada da secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton quarta-feira, no Paquistão, foi ofuscada pela explosão devastadora de um carro-bomba que destruiu um mercado frequentado principalmente por mulheres na cidade de Peshawar, no noroeste do país, matando pelo menos 100 pessoas, provocando vários incêndios e desmoronamentos, que prejudicaram os trabalhos de resgate de vítimas.

Foto: Associated Press

Um representante da associação dos lojistas ", disse ameaças foram recebidas nos últimos dias com os militantes exigindo que as mulheres sejam proibidas de ir ao mercado

O atentado, que teve civis como alvo, marca uma escalada na campanha do Talibã para enfraquecer o governo paquistanês e influenciar a opinião pública sobre as operações norte-americanas no país.
Um carro-bomba explodiu no mercado na região de Peepal Mandi, em Peshawar,

Grande parte das vítimas são mulheres, já que a maioria das lojas e bazares no mercado é de produtos femininos.

Uma testemunha disse que vários prédios e uma mesquita ficaram danificados e que há pessoas soterradas nos escombros.

O ataque coincide com uma visita da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, à capital paquistanesa, Islamabad, nesta quarta-feira, para discutir o crescente número de ataques talebãs no país.

Foto: Reuters

A explosão provocou um grande incêndio, que envolveu uma série de edifícios perto da Meena Bazaar

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque ainda, mas militantes do Talebã vêm realizando atentados semelhantes em mercados no Paquistão. Desde o começo do mês, mais de 200 pessoas já morreram em ataques talebãs.

Alguns atentados foram realizados em resposta à ação do Exército paquistanês contra o Talebã na região do Waziristão do Sul, reduto dos militantes que faz fronteira com o Afeganistão.

Foto: Associated Press

A segurança foi reforçada em todo o país nas últimas semanas, mas isso não tem impedido novos ataques.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, estava na capital paquistanesa Islamabad no momento do ataque. Ela disse que o povo do Paquistão não está sozinho na luta contra militantes rebeldes.

Foto: Getty Images

Em entrevista coletiva a jornalistas, a secretária de Estado chamou os terroristas de "odiosos e brutais".

Ela prometeu aumentar o apoio americano ao Paquistão na luta contra insurgentes.

"O Paquistão está no meio de um esforço contínuo contra grupos extremistas tenazes e brutais que matam pessoas inocentes e aterrorizam comunidades", disse Hillary Clinton.

"Nós nos comprometemos a ficar lado a lado com o povo do Paquistão na sua luta por paz e segurança. Nós vamos lhes dar a ajuda que vocês precisam para atingir o seu objetivo."

"Os terroristas e extremistas são muito bons em destruir, mas eles não conseguem construir. É ai que temos uma vantagem."

Foto: Getty Images

Trabalhadores paquistaneses desenrolam um tapete vermelho no Masjid Badshahi em Lahore, ontem, nos preparativos da visita da Secretário de Estado Hillary Clinton

Ao lado do ministro paquistanês das Relações Exteriores, Mahmoud Qureshi, Clinton defendeu que a relação entre Estados Unidos e Paquistão vá além da operação contra o terrorismo, e englobe projetos de infra-estrutura, educação e geração de energia.

Hillary Clinton está no Paquistão para discutir formas de lidar com o aumento de ataques do Talebã nos últimos dias e para tratar de assuntos relativos à segurança das armas nucleares paquistanesas.

Esta é a quinta visita de Clinton ao Paquistão, mas a primeira na condição de secretária de Estado. Em três dias, ela vai visitar mesquitas e se encontrará com estudantes, líderes religiosos e jornalistas.

O Paquistão é considerado um aliado fundamental do governo americano na luta contra o Talebã e a Al-Qaeda no país e no Afeganistão.

Foto: Reuters

Na semana passada, o Senado americano aprovou uma lei que procura garantir que o dinheiro enviado ao Paquistão seja usado apenas na guerra contra os insurgentes. A lei proíbe que qualquer recurso americano seja usado pelo Paquistão contra a Índia.

A legislação também prevê o monitoramento de todas as armas americanas no Paquistão. No começo do mês, o presidente americano, Barack Obama, aprovou um pacote de US$ 7,5 bilhões de ajuda não-militar ao Paquistão.


Nenhum comentário: