9 de out. de 2009

Obama ganha o Nobel da Paz

Obama ganha o Nobel da Paz
Comentando a escolha do Rio para sede das Olimpíadas 2016, o vaidoso Lula disse que depois da vitória, havia ficado com dó de Barack Obama... Agora não precisa mais.

Foto: Getty Images

O presidente do Conselho Norueguês do Nobel, Thorbjoen Jagland, ao anunciar o nome do novo vencedor Prêmio Nobel da Paz 2009, o presidente americano Barack Obama (melhor que ganhar sede para as Olimpíadas)

Fontes:Al Jazeera, Reuters, BBC Brasil, Abril Notícias, The Washington Post

O presidente norte-americano, Barack Obama, conquistou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira por dar ao mundo "esperança de um futuro melhor" com seus trabalhos para a paz e pedidos para redução do arsenal nuclear.

O Comitê do Nobel na Noruega elogiou Obama por "seus extraordinários esforços para fortalecer a cooperação internacional entre os povos".

O primeiro presidente negro de seu país, Obama pediu pelo desarmamento e trabalhou para restabelecer o processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o posto em janeiro.

"Muito raramente uma pessoa com a mesma amplitude de Obama capturou a atenção do mundo e deu ao seu povo a esperança de um futuro melhor", disse o comitê.

O comitê deu o prêmio a Obama menos de nove meses após ele assumir a Presidência. Apesar de estabelecer uma agenda internacional ambiciosa, ele ainda tem de conseguir avanços no Oriente Médio ou na questão do programa nuclear iraniano. Ele também enfrenta escolhas difíceis sobre a condução da guerra no Afeganistão.

No mês passado Obama presidiu uma reunião histórica no Conselho de Segurança da ONU, que aprovou por unanimidade uma resolução promovida pelos Estados Unidos pedindo aos países que detêm armas nucleares que fechem seus arsenais.

Obama é o terceiro membro importante do Partido Democrata dos Estados Unidos a vencer o prêmio nesta década depois do ex-vice-presidente Al Gore vencer em 2007 ao lado do painel climático da ONU e de Jimmy Carter vencer em 2002.

O prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,4 milhão de dólares) será entregue em Oslo em 10 de dezembro.


Nenhum comentário: