29 de out. de 2009

HONDURAS: Brasil acusado de ingerência nos assuntos internos

Honduras
Brasil acusado de ingerência nos assuntos internos
Por abrigar o presidente deposto Manuel Zelaya, não classificar sua situação legal dentro da embaixada brasileira, não proibir que ele se manifeste politicamente, como manda as convenções diplomáticas, o governo brasileiro foi denunciado na Corte Internacional de Justiça de Haia, pelo governo hondurenho

Fotomontagem Toinho de Passira

Metamorfose latino-americana: Lulalaya, Zelula, Lulazela, Zelulaya

Fontes: Tiempo, Época, Veja Abril, El Heraldo

O governo de Honduras denunciou o Brasil nesta quarta-feira na Corte Internacional de Justiça de Haia por "ingerência" em seus assuntos internos. A administração do presidente interino Roberto Micheletti considerou uma "intromissão" do governo brasileiro o fato do presidente deposto Manuel Zelaya ter se abrigado na embaixada do país em Tegucigalpa e seu comportamento posterior.

"O embaixador de Honduras, Don Julio Rendon Barnica, atuando como agente da República de Honduras ante a Corte Internacional de Justiça, entrou com um pedido introdutório contra a República Federativa do Brasil por questões jurídicas relativas a situações diplomáticas e ao princípio de não intervenção nos assuntos que são da competência interna do estado hondurenho", diz a nota do governo interino.

O chanceler do governo interino, Carlos López, disse em entrevista coletiva que, agora, a Corte Internacional decidirá se aceita ou não a causa. Caso aceite, o tribunal entrará em contato com o Brasil e com os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). A denúncia pode ter sido o primeiro passo para uma "solicitação para iniciar ações" contra o Brasil.

Também, segundo a nota, o governo interno de Roberto Micheletti "se reserva o direito de solicitar à Corte a adoção de medidas provisórias ou cautelares caso não sejam interrompidas as atividades ilegais do governo de Brasília, que alteram a ordem pública interna de Honduras e representam uma ameaça ao desenvolvimento pacífico do processo eleitoral do dia 29 de novembro".

Zelaya está refugiado na embaixada do país desde o dia 21 de setembro, quando voltou clandestinamente a Honduras em uma manobra arquitetada pelo presidente da Venezuela Hugo Chávez. Como não pediu asilo, o Brasil tem considerado Manoel Zelaya um hospede na embaixada, situação que não existe no s tratado internacionais. O fato de não reconhecê-lo como asilado, é por que como tal ele não podia fazer pronunciamentos políticos no interior da embaixada, e o governo poderia expulsá-lo do país, desde que garantisse a sua integridade até a fronteira.

O governo de fato de Lula, através da candidata de fato Dilma respondeu que não teme porque o governo atual de Honduras não é reconhecido junto à comunidade internacional.

Esquecem que se trata de uma Corte de Justiça, os seus membros não são políticos, presidentes, cheios de temores de levarem um golpe de estado. Magistrados costumam dar sentenças, apresentar relatórios de processos, após apreciarem as leis. De repente o Tribunal pode considerar o Governo de Roberto Bacheletti absolutamente capaz para representar o país. Eles podem aceitar que tudo que aconteceu em Honduras é legal e dentro do prevista na sua Constituição.

Lembrar que importantes institutos internacionais, já se manifestaram que dentro das normais constitucionais vigentes em Honduras, a destituição de Zelaya foi absolutamente legal.

Visto assim a Corte de Haia pode sim julgar e condenar o Brasil, não seria um ato tão absurdo e inesperado, embora não acreditemos que vá acontecer, torcemos para que aconteça.


Um comentário:

Anônimo disse...

Chiste, repassando:

Visitas em somente 3 e chegou a conclusão que quanto mais mexe com os politiequeiros mais fede e somente aumenta o monte:

REFORMA PREVÊ VAGA PARA BRAÇO DIREITO DE SARNEY –
A reforma administrativa do Senado proposta pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) prevê um quadro de 10 mil servidores. Reduz o número de ditetorias de 180 para sete. E corta gastos em um orçamento que, este ano, é de R$ 2,7 bilhões.
Em meio a tudo isso, um único servidor, não concursado, ganhou um artigo inteiramente dedicado a si.
O artigo 415 tem a ver diretamente com Fernando César Mesquita, braço direito do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
REFORMA DO SENADO MANTÉM PODERES DO DIRETOR-GERAL
O poder conferido ao ex-Diretor-Geral (DG) do Senado, Agaciel Maia, e a descoberta de seus desmandos, foram os prncipais motivos da crise que convulsionou o Senado nos primeiros oito meses deste ano.
DEPUTADO DO PTB DIZ QUE SABIA DO MENSALÃO
Da Folha Online:
O deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) também reforçou em depoimento à Justiça Federal nesta quinta-feira que a bancada do PTB na Câmara tomou conhecimento do mensalão antes da divulgação do esquema pela imprensa.
CHINAGLIA: JEFFERSON AVISOU LULA SOBRE MENSALÃO
‘A primeira reação é não acreditar', disse o deputado do PT. Ele disse que estava presente na reunião com Lula e Roberto Jefferson.
DEU EM O GLOBO
OPERAÇÃO DILMA
De Ilimar Franco:
O PT vai tentar turbinar a candidatura Dilma Rousseff neste fim de ano. Ela terá presença especial no programa em rede nacional de TV, em dezembro, e será a estrela de 30 das 40 inserções nacionais do partido.
O IMPÉRIO DA BAGUNÇA
(Giulio Sanmartini) O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), primeiro-secretário do Senado, responsável pela administração da Casa, faz um desabafo: “Essa questão de pagamento de hora extra é uma bagunça que vem ao longo do tempo e que precisa ser corrigida. Mas não se corrige da noite para o dia. Estamos atrás do ponto eletrônico e temos que procurar tecnologia que não nos de trabalho no dia seguinte. Você ter funcionário beneficiado sem dar um dia de serviço se conflita com os que trabalham”.
O Senado gastou em média, nos primeiros seis meses do ano, cerca de R$ 10 milhões mensais com horas extras. Nos gabinetes não há controle eletrônico, os chefes dizem quem deve e quem não deve receber
BOLSONARO: “COM QUE MORAL VÃO ME CASSAR AQUI NESTE CONGRESSO?”
O deputado federal Jair Bolsonaro foi absolvido ontem de uma representação feita pelo PT em 2003 contra o deputado em 2003. Ontem o deputado questionou: “Com que moral vão me cassar aqui neste Congresso?”.

LULA CRITICA "ELITE PEDANTE". E PARA VARIAR, A IMPRENSA

De Ricardo Galhardo, de O Globo:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira a elite e a imprensa brasileira. Sem dizer a dizer a palavra elite, Lula criticou setores da sociedade que é "pedante e arrogante"...
(...)Falando para um grupo de catadores de material reciclável, na Expocatador, a primeira exposição internacional de materiais recicláveis, em São Paulo, Lula disse que membros da elite passam de carro pelas ruas e jogam lixo nos carrinhos dos catadores de material reciclável.
HONDURAS
BRASIL ACUSADO DE INGERÊNCIA NOS ASSUNTOS INTERNOS
Por abrigar o presidente deposto Manuel Zelaya, não classificar sua situação legal dentro da embaixada brasileira, não proibir que ele se manifeste politicamente, como manda as convenções diplomáticas, o governo brasileiro foi denunciado na Corte Internacional de Justiça de Haia, pelo governo hondurenho

AÇÃO ENTRE AMIGOS
JOSÉ MÚCIO FISCALIZARÁ FUNDAÇÃO SARNEY, PARA O TCU
Ex-ministro de Lula, recém empossado no Tribunal de Contas da União, Múcio foi “sorteadao” para analisar a prestação de contas de Fundação Sarney no TCU. Antecipamos em “primeira mão”, que o novo ministro não vai encontrar nada irregular