26 de out. de 2009

Haverá segundo turno nas eleições do Uruguai

Haverá segundo turno nas eleições do Uruguai
Nesse domingo, 90% dos 2,3 milhões de eleitores uruguaios compareceram as urnas, mas levaram para um segundo turno, o resultado final do pleito, segundo pesquisas, José ‘Pepe’ Mujica, da Frente Ampla, um ex-guerrilheiro Tupamaro conseguido 47% dos votos e o ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995), do Partido Blanco, recebera 30% dos votos

Foto: Associated Press

O senador e ex-guerrilheiro José ‘Pepe’ Mujica, 75, da Frente Ampla, e o ex-presidente Luis Alberto Lacalle, 68, do Partido Blanco disputarão o terceiro turno no Uruguai

Fontes: BBC Brasil, El Observador, El Pais, Observa

Os jovens são os mais empolgados com a candidatura do velho “Pepe” ou Mujica de 75 anos
Logo que foram fechadas as urnas na eleição presidencial no Uruguai os institutos de pesquisa divulgaram o resultado colhido na boca de urna, que indicaram a necessidade de um segundo turno para definir o pleito.

O candidato do governo, José ‘Pepe’ Mujica, da Frente Ampla, teria conseguido 47% dos votos – menos do que os 50% mais um necessários para vencer no primeiro turno.

O próprio Mujica admitiu a necessidade de um segundo turno, após a divulgação dos primeiros resultados. "A sociedade nos exigiu um segundo esforço", disse.

O principal adversário de Mujica, o ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995), do Partido Blanco, teria recebido 30% dos votos.

O terceiro candidato nesta corrida eleitoral, Pedro Bordaberry, (foto) do Partido Colorado, teria recebido 17% dos votos. A votação de Bordaberry superou as expectativas geradas pelas últimas pesquisas divulgadas antes das eleições, que colocavam em 13% as intenções de voto nele.

Bordabeyy é filho de Juan Bordaberry, (foto) que governou o país durante o período ditatorial e hoje está preso, cumprindo uma pena de 30 anos.

Estima-se que cerca de 90% dos 2,5 milhões de eleitores uruguaios compareceram às urnas para votar para presidente, vice-presidente, senador, deputado e ainda nos plebiscitos para anular ou não a lei de anistia que beneficiou militares e policiais acusados de crimes na ditadura (1973-1985) e ainda para aprovar ou rejeitar o voto, pelo correio, dos uruguaios radicados no exterior.

Pelos dados de boca de urna, a votação pelo Fim da Lei da Anistia teria ficado pouco aquém dos 50% necessários para a sua revogação.

O voto pelo correio dos uruguaios no exterior também não teria sido aprovado.

Logo depois de votar, em Montevidéu, o favorito Mujica partiu para sua chácara – “chácara do Pepe” -, a cerca de 13 quilômetros do centro da capital do país, onde dirigiu um trator, cuidando das suas terras.

Foto: Reuters

Mujica no seu sítio trabalhando após ter votado

Em recente entrevista à BBC Brasil, Mujica declarou: “Nunca imaginei estar neste lugar, de candidato a presidente. Mas se não ganhar, vou pra minha chácara, dirigir meu trator e abrir uma escola rural para crianças”.

Mujica foi guerrilheiro do grupo Movimento de Liberação Nacional (MLN-Tupamaros), é senador eleito e foi ministro da Agricultura do atual governo do presidente Tabaré Vázquez.

Durante sua campanha, defendeu a “conciliação” entre os diferentes setores do país.

Foto: Associated Press

Lacalle, por sua vez, disse que espera a realização de um segundo turno, quando poderia contar com o apoio do Partido Colorado.

Foto: Associated Press

Partidários de Lacalle comemora a ida do candidato ao segundo turno, vai muito difícil conseguir alianças e vencer

Num domingo de sol, os uruguaios saíram às ruas com as bandeiras do país e de seus partidos.

Em lugares como a cidade de Colônia e em vários bairros de Montevidéu, a capital do país, os uruguaios buzinaram e gritaram o nome de seus candidatos.

Foto: Reuters

Partidários de Mujica comemoram o primeiro lugar no primeiro turno

Carregando garrafas com chimarrão, seguidores da Frente Ampla se reuniram durante o dia em vários pontos da orla de Montevidéu.

O próximo presidente assume o cargo no dia primeiro de março de 2010 para um mandato de cinco anos, com campanha eleitoral em 2014.

A Constituição uruguaia não prevê a reeleição.

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez,afirmou neste domingo, que seu governo “já trabalha” para preparar “uma transição transparente”, seja qual for o resultado no segundo turno.


Nenhum comentário: