16 de out. de 2009

ELEIÇÕES 2010: La marmite de Lula

ELEIÇÕES 2010
La marmite de Lula
Comida francesa e poeta nordestino na tenda imperial de Lula no sertão pernambucano

Foto:Ricardo Stucker/PR

AS APARÊNCIAS ENGANAM: Parece que em clima de festa e fraternidade eleitoreira a corte de Lula, diverte-se, na verdade Lula demonstrou não estar gostando nada da animação de Ciro grudado em Dilma, sua candidata primeira e único, comportando-se como um papagaio de pirata da caatinga

Fontes: Blog do Jamildo, La Cuisine, Jornal do Comércio, Maciel Melo

O bufê oferecido à comitiva presidencial, no sertão pernambucano, as margens do rio São Francisco no município de Custódia, foi um esforço inaudito em receber um chefe de estado e sua numerosa comitiva, em condições as mais refinada possíveis, apesar das dificuldades da localização e do clima adverso.

Estiveram à disposição dos convidados em três restaurantes separados - um para 72 pessoas e outros dois para 64 cada, informou o Diário de Pernambuco.

Para tanto foi convocado o staff do restaurante La Cuisine, nove cozinheiros e 20 garçons, que fartaram os convivas com bebidas e canapés.

O restaurante “La Cuisine” tem é um das mais refinados e bem elaborados restaurantes do Recife adota no cardápio o estilo da “nouvelle cuisine”, com absorção de finos elementos regionais, aos pratos oferecidos a clientela.

Baseado nos exemplo das iguarias sugeridas normalmente pelo Chef: Imaginamos que foi servido, como entrada, à comitiva presidencial, fatias de queijo do reino (foto) com carne seca crocante, regadas por vinagrete de mel de engenho e castanhas de caju salpicadas.

O prato principal pode ter sido dos famosos risotos: o de cubos de cordeiro, tomates pelados e tiras de calabresa, o de lagostim com shimeji e shitake e o de camarão com alho-poró fatiado ao perfume de gengibre e raspas de laranja ou poisson nouvelle belle meunière, que traz peixe grelhado ao molho de limão e alcaparra guarnecido de risoto de camarão e cogumelo.

Na sobremesa, vale pedir o doce que leva camadas do biscoito do Convento do Carmo intercaladas com sorvete de creme, calda de chocolate e geléia de morango.

Imaginem levar todas essas iguarias ao sertão pernambucano, além de ter que servir na temperatura correta alguns dos finos vinhos, de safras perfeitas, deslocados da famosa adega, especializada em safras dos anos 90.

Contrastando com o rega bofe importado, o bom gosto da musica e poesia do artista pernambucano Maciel Melo, um regalo do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao seu padrinho o Presidente Lula, que gostou do artista em outros eventos. (foto)

Como nada é perfeito, registrou-se duas quedas de luz, depois do jantar, problemas de gerador, mas nada que empanasse o mega evento, pois o sertão nordestino estrelado em noite de lua suplementou a falha.

Soubesse que seria assim, até a oposição teria ido.

Nenhum comentário: