30 de out. de 2009

Avião desaparecido na Selva foi encontrado

ACIDENTE AÉREO
Avião desaparecido na Selva foi encontrado
O avião da FAB que conduzia integrantes da Funasa, encarregada da vacinação de tribus e populações ribeirinha da região do Alto Rio Juruá, foi encontrado: nove sobreviveram e dois estão desaparecido e provavelmente mortos


Cessna C-98 Caravan é uma aeronave de turbo-hélice pequena, monomotor usada para levar poucas pessoas em trajetos curtos

Fontes: Blog do Chiquinho,Portal Terra, Agência Brasil, G1, O Rio Branco, G1

Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira (30) que encontrou o avião que estava perdida na Amazônia desde a quinta que emitiu um sinal de emergência, uma hora depois da decolagem e sumiu dos radares, tratava-se de um Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira.

A aeronave seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM).

O avião foi encontrada por integrantes da tribo Matis, e está em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), no Rio Ituí, afluente do Rio Javari.

Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta sexta-feira o nome dos nove sobreviventes do avião que havia desaparecido na região amazônica. A aeronave, que pousou em um rio, levava quatro tripulantes militares e sete funcionários da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Foto: Agência Estado

Helicópteros da FAB trouxeram a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, os nove sobreviventes, do acidente, que foram conduzidos ao Hospital Regional do Juruá, as informações é que depois de exames de rotinas, em casos como esse, todos deverão receber alta

Os nove sobreviventes são:

1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga
2° Tenente José Ananias da Silva Pereira
1° Sargento Edmar Simões Lourenço
Sra. Josiléia Vanessa de Almeida
Sra. Maria das Graças Rodrigues Nobre
Sra. Maria das Dores Silva Carvalho
Sra. Marina de Almeida Lima
Sra. Diana Rodrigues Soares

A FAB havia divulgado anteriormente que uma pessoa está desaparecida e uma possível morte, os dois nomes que não aparecem na lista de sobreviventes são o Suboficial Marcelo dos Santos Dias e o funcionário da Funasa, João de Abreu Filho

Foto: Comunicação Social da Aeronáutica/Divulgação

O avião encontra-se submerso no rio Ituí, nesse ponto indicado na imagem de satélite

A enfermeira coordenadora da saúde indígena do Distrito de Alto Rio Juruá, Isna Silveira, informou ao G1 que a equipe voltava para Tabatinga (AM) e pegaria um barco até Atalaia do Norte (AM), onde vivia.

A equipe da Funasa havia usado o município de Cruzeiro do Sul como base para a operação de vacinação realizada no Vale do Javari, também em Atalaia do Norte (AM).

Segundo a enfermeira, a equipe chegava mais rápido ao local das aldeias partindo de Cruzeiro do Sul.

A enfermeira conta que a equipe é composta por dois homens e cinco mulheres, entre elas, uma gestante. Dois integrantes do grupo eram enfermeiros e os outros, técnicos em enfermagem e estavam executando uma operação de vacinação que teve início no dia 16 de outubro.

O grupo seguia com helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) e era deixado em aldeias da região do Vale do Javari para aplicar as vacinas de rotina e também doses especiais. A cada três dias, a aeronave da FAB voltava às aldeias para resgatar o grupo e levar para outras comunidades.


Nenhum comentário: