9 de out. de 2009

Asterix e Obelix, os gauleses cinqüentões

Asterix e Obelix, os gauleses cinqüentões s
Os magistrais personagens de quadrinho, também levados ao cinema, completam 50 anos e ganham novo livro, segundo o desenhista Urdezo, a história começa com Asterix e Obelix, saindo para caçar, sem lembrar do aniversário

Foto: Reuters

Albert Uderzo, 81, o desenhista de todas as 33 aventuras de Asterix 33 e Anne Goscinny , filha de co-autor de Asterix René Goscinny, junto a Obélix e Ideafix falam sobre os cinqüenta anos do quadrinho Frances mais famoso do mundo publicado pela primeira vez em tiras na revista Pilote em 29 de Outubro de 1959.

Fontes: Portal Axterix, Estadão, Publico

Asterix, o irredutível e irresistível gaulês, completa este mês 50 anos, data que será comemorada com o lançamento de um novo livro e de várias outros eventos, anunciados pelo autor e editores da série, nesta quinta-feira, 8, em Paris.

O desenhista Albert Uderzo, um dos dois criadores do famoso herói de quadrinhos francês, e Anne Goscinny, a filha do roteirista René Goscinny, morto em 1977, falaram sobre a longa história de Asterix em um auditório da Biblioteca Nacional François Mitterrand.

O ponto central das comemorações é a publicação simultânea, em 22 de outubro, em 19 países europeus, do álbum "Livre D'Or" (em Portugal, "O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro"), com uma tiragem total de 3,5 milhões de exemplares.

Foto: Reuters

A França lançará selos comemorativos do aniversário

O desenhista Uderso revelou somente que o livro começa com a saída de Asterix e Obelix, "que se esqueceram que faziam aniversário e foram caçar javalis para a floresta".

Na aldeia, porém, a data não foi esquecida e o chefe organiza as comemorações do aniversário, convidando para a festa "todos os personagens dos 33 álbuns de Asterix", que estarão presentes ou, de algum modo, respondem ao chamado.


O livro novo

Ao lado de Goscinny e, depois, sozinho, Uderzo criou um universo de 400 personagens ao longo dos 50 anos de vida de Asterix.

Com 325 milhões de cópias vendidas e traduções para 107 línguas e dialetos (incluindo o mirandês, como foi lembrado pelo apresentador da sessão nesta quinta), "Asterix é um monumento e pertence ao patrimônio francês"

Uderzo lembrou do dia em que o general Charles De Gaulle, presidindo um conselho de ministros, "começou a chamar cada membro do governo por nomes de personagens dos livros de Asterix. E eles iam respondendo, reconhecendo-se, 'presente', 'presente'…".

"Foi um dos ministros que nos contou isto no saguão do Olympia. É uma história verdadeira, apesar de, na época, ter sido depois desmentida para não criar embaraço ao chefe de Estado", explicou Uderzo.

A vida de Asterix também foi marcada por outras memórias, como a morte prematura de Goscinny, (foto) aos 51 anos "devido a um erro médico", recordou nesta quinta-feira a filha do roteirista, em coletiva emocionante com Uderzo.

"O meu pai deixou muitos 'órfãos' quando morreu. Claro está, eu própria, e seria obsceno falar aqui do sofrimento da minha mãe", disse Anne Goscinny.

"Trinta e dois anos depois, e muitos anos no psicanalista, ainda não recuperei e não sei se, algum dia, chegarei a isso", admitiu Anne Goscinny.

"A aldeia de Asterix, no entanto, não morreu e sobreviveu graças à coragem de Uderzo", afirmou.

Uma exposição, a primeira, de originais de Uderzo e Goscinny no Museu de Cluny e uma grande "ação-surpresa" em vários monumentos de Paris, no dia 29 de outubro, também foram anunciadas nesta quinta-feira, 8.

O MUNDO DE ASTERIX


Axterix, Obelix e o valente e atrevido cãozinho ecologista Ideafix

"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum..."


Os gauleses dão a Obelix, de presente de aniversário, uma legião romana novinha

Os Asterix reside com seus amigos em uma pequena aldeia gaulesa situada em uma ilha do rio Sena na Armórica, ao norte da antiga Gália. Para resistir ao domínio romano, os aldeões contam com a ajuda de uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obelix, que caiu dentro de um caldeirão cheio da poção quando ainda era um bebê, e daí adquiriu permanentemente a superforça.


Todo mundo fala que depois da morte do roteirista Goscinny os livros, ou revistas em quadrinhos de Axterix, o Gaulês, são comprados pelos fãs, por saudade dos grandes momentos da publicação, quando a dupla Goscinny e Uderzo eram responsáveis pela publicação.

Uderzo é um gênio como desenhista de quadrinhos, mas nem de longe consegue substituir o roteirista original Goscinny.

É muito provável que se a publicação desde o começo fosse apenas uma obra de Uderzo não teria feito o mesmo sucesso.

Quem nunca leu um dos 24 livros de Asterix o Gaulês, da dupla, deixou de apreciar uma obra prima do quadrinho universal.

A importância desse lançamento de aniversário para os fãs, é que se ter um novo livro das aventuras de Axterix e Obelix, mesmo medíocre, é melhor que não ter livro nenhum.

Nenhum comentário: