27 de set. de 2009

Micheletti dá 10 dias para o Brasil definir situação de Zelaya

HONDURAS:
Micheletti dá 10 dias para o Brasil definir situação de Zelaya

Foto: Getty Images

Micheletti, o presidente de Honduras, dando prazos ao governo brasileiro, ameaçando com "medidas adicionais"

Fonte: El Heraldo, Zero Hora

O presidente de Honduras Roberto Micheletti deu um prazo de 10 dias ao Brasil, a contar deste sábado, para que defina o status do presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya que está na Embaixada do Brasil como "hóspede oficial" desde segunda-feira passada, quando retornou a Honduras, quase três meses após ter sido deposto, por desobediência da Constituição do país.

— Novamente solicitamos ao governo do Brasil que defina o status do senhor Zelaya, dentro de um prazo não maior de 10 dias. Se não for assim, nos veremos obrigados a tomar medidas adicionais —, disse na sexta-feira o Ministério de Exteriores do governo hondurenho em comunicado lido por rádio e televisão para todo o país.

Foto: Getty Images

O diplomata brasileiro Lineu Pupo Paula, chega para assumir a embaixada e aguarda autorização dos zelaystas para entrar, no interior do prédio da representação brasileira

Além disso, pede ao Brasil que "imediatamente tome medidas para assegurar que o senhor Zelaya deixe de utilizar a proteção que lhe oferece a missão diplomática do Brasil para instigar a violência em Honduras", embora não especifique em que consistirão as "medidas adicionais".

Foto: Getty Imagens

Em território brasileiro, no centro de Tegucigalpa, a capital de Honduras, Zelaya prega a revolta popular, e desobediência ao governo Micheletti, sem que sofra qualquer sanção, por parte das autoridades brasileiras. O Brasil não tem o controle do prédio nem de Zelaya, nem dos mais 80 capangas armados, que o ex-presidente tem consigo. Segundo funcionários da representação diplomática brasileira, cerca de 17 pistolas foram recolhidas e guardadas numa sala, longe dos seguidores do ex-presidente, mas obviamente com facilidade de acesso.

A questão tem conseqüências da maior gravidade, pois esse posicionamento pode transformar as ruas de Tegucigalpa numa área de conflito armado a qualquer momento.

Vai ficar dificil o governo brasileiro dizer qual a situação de Zelaya, pois não se tem notícia de circunstancia parecida na historia do relacionamento entre as nações. As definições de asilado, refugiado, não se incorpora totalmente a situação. Mas Micheletti espera que haja uma denominação, para que diga que está pronto a fornecer salvo conduto para que o Brasil tire do país essa figura incomoda.

Caso o Brasil não informe, que é o previsível, o governo de Honduras, pode considerar a situação como um ato hostil, do governo brasileiro, e expulsar a representação diplomática do seu território, obviamente dando garantias a todos os que estão sob a proteção da embaixada no país.

Foto: Reuters

Partidários de Zelaya em passeata neste domingo

Claro que tudo isso pode levar a uma tensão elevada, e ficará muito dificil ao governo de hondurenho executar essa expulsão, pois Zelaya não vai sair pacificamente, e o cumprimento a força, geraria tal situação, que a aí a ONU poderia intervir com uma tropa de paz para garantir o suposto direito de Zelaya se manter no governo.

Um barril de pólvora com estopim acesso é a imagem que nos acorre ao analisamos a situação de Honduras, nesse momento.


Nenhum comentário: