8 de set. de 2009

Kennedy desiste do Senado por causa de Chávez

Kennedy desiste do Senado por causa de Chávez
Joseph Kennedy, sobrinho de Ted Kennedy desiste de disputar vaga do tio, devido suas ligações com o presidente venezuelano

Fontes: The New York Times, Estadão, Foreign Policy, The Boston Globe

O ex-congressista Joseph Kennedy II anunciou ontem que não vai se candidatar à vaga no Senado deixada por seu tio Ted Kennedy, que morreu no mês passado. Joe Kennedy, de 56 anos, é filho mais velho de Robert Kennedy e era considerado o favorito, caso se candidatasse ao Senado pelo Estado de Massachusetts, principal reduto dos Kennedys. Mas questionamentos sobre suas ligações com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o impediram de tentar manter a dinastia da família no Senado.

Joe é presidente da Energy Citizens, uma entidade sem fins lucrativos que distribuiu óleo para aquecimento a preços reduzidos para 200 mil famílias carentes em 23 Estados. O óleo é doado pela Citgo, uma subsidiária da empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

"Meu pai dizia que a política era um profissão honrada e eu tenho profundo respeito por aqueles que lutam pelas causas da justiça social e econômica em um cargo eletivo", declarou Joe Kennedy.

"Mas depois de pensar muito, decidi que a melhor maneira para eu contribuir para essas causas é continuando com meu trabalho na Citizens Energy", disse Joe, em uma nota divulgada ontem. >

Fotos: Getty Images

A excessiva aproximação com o Presidente da CITGO Petroleum Corporation, subsidiária da Venezuela PSDV, Alejandro Granado, homem de confiança de Hugo Chávez tirou o congressista democrata Joseph Kennedy da disputa ao senado

Seu pai, Robert Kennedy, secretário de Justiça e depois senador, foi assassinado em 1968 nas primárias no Estado da Califórnia. Ele era irmão de John Fitzgerald Kennedy, ex-presidente dos EUA que também foi assassinado. Joe serviu ao Congresso entre 1987 e 1999. Ele já foi protagonista de vários anúncios na TV e escreveu editoriais defendendo seu uso do "petróleo de Chávez". Mas os políticos conservadores não desistiram de suas críticas contra Kennedy, a quem acusam de ser aliado de um "inimigo declarado dos EUA, o ''petroditador'' Hugo Chávez".

A posição no Senado ficou vaga no dia 25, com a morte de Ted, em decorrência de câncer no cérebro. A eleição especial para preencher a vaga está marcada para 19 de janeiro, embora legisladores democratas queiram antecipá-la ou indicar um substituto temporário. A viúva de Ted, Victoria, já declarou que não quer concorrer ao Senado. O filho de Ted, o congressista Patrick, também não.

Não parece incrível, ninguém querer ser Senador?


Nenhum comentário: